RECONHECENDO ALGUNS VÉUS PROBLEMÁTICOS

 

Num dia nublado e escuro, o brilho do Sol fica obscurecido. O Sol ainda está lá, mas a nossa capacidade de aproveitar os raios solares fica grandemente reduzida. Assim é no

mundo espiritual. Há certos véus que se colocam entre nós e Deus e têm efeito semelhante. Esses véus são em geral de confecção nossa. Permitimos que se desenvolvam na nossa

vida e, na maior parte das vezes, nem temos consciência do impacto que exercem sobre nós. Deixe-me descrever alguns dos véus mais problemáticos.

*Orgulho e Teimosia…, Vontade Própria..., Ambição Religiosa..., Defesa de Direitos..., Medo..., Dinheiro… Amizades… A Nossa Posição Social…* 

*Arranque os véus*

Todos esses véus são aspectos da vida que, à primeira vista, parecem inocentes, mas certamente podem tornar-se algo que obscurece a face de Deus. Alguns cristãos percebem isso. Alguns compreendem essa verdade e fazem algo a respeito. Mas outros são como os israelitas. Vão a Cades-Barnéia uma vez por semana por anos e depois voltam ao deserto. Então querem saber por que têm tanta areia nos sapatos.

Simplificando, eles não passarão de Cades-Barnéia. Não avançarão para a terra prometida. Seguir adiante rumo a uma vida crucificada exigirá algum trabalho e compromisso da nossa parte, e uma das coisas que precisamos fazer é arrancar os nossos véus de obscuridade para que a luz da face sorridente de Deus brilhe sobre nós.

A face de Deus está sempre sorrindo, e nem todos os véus que mencionei, nem mesmo o Diabo, podem fazê-lo parar de sorrir na nossa direção. O Diabo pode soprar uma tempestade e colocá-la entre nós e a face de Deus, mas Deus ainda está sorrindo. Somos nós que estendemos os véus que obscurecem a visão.

*Não tenha rivais para Deus*

O nosso Deus é um amante ciumento e não suporta rivais. Qualquer rival que você venha a construir torna-se uma obstrução entre você e seu Deus. Não digo que você não está ligado a ele ou não justificado pela graça. Digo que essa maravilhosa iluminação divina, essa habilidade de amar a Deus perfeitamente e louvá-lo de maneira condigna fica velada. Fica bloqueada e derrotada e, agora, deixou de ser ensinada há uma geração.

Se você arrancar os véus e os colocar sob os pés, descobrirá que eles escondem tudo o que o incomoda. Tudo o que o amedronta passará, e nada haverá senão o céu limpo em cima. Cristo não precisa morrer de novo. Nenhuma cruz jamais precisa ser erguida novamente. Nada precisa ser acrescentado à expiação. A face de Deus continua sorrindo para seu povo; entretanto, há uma nuvem, um véu, escondendo essa face e esse sorriso.

*Não crie limites para o Espírito Santo*

Precisamos ter a face de Deus brilhando continuamente iluminando a nossa alma.

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (Jo 8:12)

*Pare de vaguear*

A questão é: Você está disposto a arrancar os véus do orgulho e da teimosia, da vontade própria, da ambição religiosa, da defesa de direitos, do medo, do dinheiro, das amizades e da posição social? Você está disposto a esmagá-los sob os pés?

Talvez você esteja sob esses véus há muito tempo. Você tenta contorná-los orando, mas não funciona. Você precisa colocar esses véus sob os seus pés e erguer-se sobre eles. Precisa afastar todas essas coisas que existem entre você e a paz de Deus e olhar para a luz do sol. Então relaxe. Não há nada mais que você possa fazer. O nosso Deus aguarda, otimista, querendo ajudar você. Ele está querendo fazer isso; aliás, ele está ansioso para fazê-lo.

Não cruze os braços e não se deixe desanimar. Talvez você tenha estado em muitos altares e lido tantos livros que ficou confuso. Arranque os véus entre você e Deus e se deite ao sol de seu sorriso eterno. Pois até que o povo de Deus coloque os véus sob os pés, nada acontecerá.¹


“Espírito de Deus, desce sobre meu coração; Desliga-o da terra; move-te em todo seu pulsar; Condescendente com minha fraqueza, poderoso como és, Faze-me amar-te como devo amar.”² 


(¹ A.W. Tozer; ²George Croly)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES