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Mostrando postagens de abril, 2024

O curso de pós-graduação de Paulo

  "Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas *parti para a Arábia*, e voltei outra vez a Damasco" (Gálatas 1.17) Embora o apóstolo Paulo tenha usufruído a vantagem de um excelente treinamento religioso e acadêmico, (...) ele teve de empreender um "curso de pós-graduação".  *Era necessário um período de recolhimento e solidão.* *Paulo tinha de rever todo o curso de verdade do Antigo Testamento à luz da nova revelação que recebera.* *Paulo tinha de reformular sua teologia ao longo de linhas radicalmente distintas.* *Ali, Paulo abandonou o intolerável peso do legalismo farisaico e abraçou a doutrina da livre, mas custosa graça.* J. Oswald Sanders

O caráter e glorificação celestiais da Igreja

  Esta companhia de crentes especialmente “chamados para fora” (a Igreja) é uma criação celestial de Deus. Essas pessoas abençoadas são um povo celestial, em contraste com Israel e os gentios redimidos no futuro reino de Cristo, os quais formam o povo terreno com um destino terreno no dia vindouro. As epístolas do Novo Testamento estão repletas de referências que confirmam o caráter e destino celestiais da Igreja. Os cristãos possuem: • “Vocação” ou chamado celestial (Hb 3:1). • “Assento” celestial (Ef 2:6). • “Imagem” celestial (1 Co 15:48-49). • “Bênçãos” celestiais (Ef 1:3). • “Casa” celestial (2 Co 5:1). • “Cidadania” celestial (Fp 3:20). • “Esperança” celestial (Cl 1:5). • “Herança” celestial (1 Pe 1:4). • “Santuário” celestial (Hb 8:1-2; 9:11; 10:19-21). • “Mente” celestial (Cl 3:1-2). • “Cidade” celestial (Hb 11:16; 12:22; 13:14). • “Luta” celestial contra inimigos espirituais (Ef 6:12). A “esperança” da “vocação” da Igreja (Ef 1:18; Cl 1:23, 27; 3:4) é estar em nossa posição ce

SIGA O CORDEIRO

  “Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame” (Salmo 34:4). “Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:1,2). *** Siga o Senhor. Suas primeiras palavras para você foram: ‘Vinde a mim’. Você veio e encontrou descanso. Mas Ele acrescenta outras duas outras mensagens: ‘Permanecei em mim’ e ‘Siga-me’.  A partir daí você toma sua cruz, como Ele fez, e O segue. Você sai para fora do arraial, suportando Seu vitupério (Lucas 9:23; Hebreus 13:13).  Em meio a boas e más notícias, você ainda O segue. Ele te atrai, te conduz, te sustenta – e você continua O seguindo. Toda a sua vida deve ser um contínuo seguir o Senhor.  “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará

TREINADO PARA REINAR

  “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:23).  Enquanto vislumbrava a aproximação do alvorecer, algumas palavras foram iluminadas para minha alma com tanta inspiração que senti o desejo de compartilhar, muito embora para muitos elas possam soar como um pensamento familiar. Quando essas coisas me ocorreram, me perguntei, por que não tinha visto isso antes.  Vemos um propósito dúplice nas parábolas dos talentos e das minas: dar aos servos algo para fazer pelo seu Senhor enquanto eram treinados para seu trabalho futuro, na chegada do Reino.  O primeiro aspecto é bastante familiar; o segundo foi para mim, em um sentido muito vívido, uma nova revelação daquele Dia maravilhoso. Ao partir, o Rei sabia, precisaria de “governantes” quando o Reino fosse Seu, e Ele passou um treinamento para seus servos, que ainda estavam inconscientes do que estava por vir, para que estivessem prontos para o governo quando Ele retorn

A ECONOMIA DE DEUS: UMA OBSERVAÇÃO

  “Economia é mais que administração. A economia de Deus é todo um arranjo para que se produza esse propósito (o soberano propósito de Deus). Ao fitar nossa atenção em Efésios 3:3, o que Paulo tem escrito até aqui se relaciona com o Mistério. O miolo, o tema central, é o Mistério de Cristo. Do novo Testamento em diante é revelado o Mistério de Cristo, que consiste em algo mais além da morte na cruz por nossos pecados; vai muito mais além desse fundamento que temos, pois, esse Mistério está constituído pela Igreja. O Mistério de Deus é Cristo, e o Mistério de Cristo é a Igreja, onde Ele se incorpora. A Igreja é o vaso que Deus tem desenhado para conter a Ele; a Igreja é um organismo para Deus. A obra prima de Deus é a Igreja; não existe no universo outra coisa que Deus esteja realizando mais formosa que Sua Igreja. Não há obra prima de Deus maior que Sua Igreja.” (Gino Iafrancesco)

Uma Nota Sobre Humildade

  *Humildade é perfeita quietude de coração. É não esperar nada, não admirar nada que seja feito comigo, não sentir nada sendo feito contra mim. É estar tranquilo quando ninguém me elogia e quando sou culpado ou desprezado. É ter um lar abençoado no Senhor, onde posso entrar e fechar a porta, e me ajoelhar diante de meu Pai em segredo, e estar em paz como num mar profundo de calma, quando tudo ao redor e acima há problemas.*_ Andrew Murray

UMA ANÁLISE DE GÊNESIS

  Gênesis pode ser descrito com exatidão como o livro dos inícios. Pode ser dividido em duas porções principais. A primeira parte diz respeito à história da humanidade primitiva (caps. 1 - 11). A segunda parte trata da história do povo específico que Deus escolheu como o Seu próprio (caps. 12 - 50), para Si. O autor apresenta o material de forma extremamente simples. Oferece dez histórias», que podem ser prontamente percebidas segundo o esboço do livro. Algumas dessas «histórias» são breves e muito condensadas, mas, não obstante, ajudam a completar o conteúdo. É bem possível que o autor do livro tenha empregado fontes informativas, orais e escritas, pois seus relatos remontam à história mais primitiva da raça humana. Embora muito se tenha escrito sobre o assunto das possíveis fontes literárias (J, E, De P) do livro de Gênesis, há muitas objeções válidas que nos impedem de aceitar os resultados da análise destas <fontes». O livro de Gênesis salienta, por todas as suas páginas, a desm

QUANDO EU NÃO SEI EXPLICAR

  "Por que prospera o caminho dos ímpios? Por que vivem em paz todos os que procedem enganosamente?" (Jeremias 12.1). Conheço várias histórias de pessoas que questionaram os seus problemas a partir de premissas erradas e suas vidas tomaram rumos que além de não trazerem respostas, as afastaram de Deus. Vou citar alguns exemplos para esclarecer melhor: posso estar doente ou ter alguém doente que muito amo e de repente começar a levantar questionamentos que colocam as ações de Deus em dúvida, começo a pensar que Deus não poderia deixar isso acontecer, pois tal pessoa é fiel e correta. Ter situações vivenciadas no emprego, quando alguém que não serve a Deus é promovido e eu que sou “o servo fiel e amoroso com o Senhor“, sendo deixado de lado e não respeitado em minhas capacidades. Se a reação que você tem frente à situações como essas o levam a indispor-se, ou rebelar-se contra Deus, você corre um grande risco de, ao invés de tê-lo mais perto, se distanciar dele. Será necessário

JÓ? BASTA UM!

  Pessoas questionam-me frequentemente sobre a história de Jó, possível contemporâneo do patriarca Abraão. Certamente não possuo grande facilidade para responder às perguntas acerca desse tema, mas tanto eu quanto você não podemos deixar de aprender o que Deus deseja para nós por meio de histórias como essa. Quisera não presenciar mais pessoas sofrendo como ele, especialmente entre meus amigos e parentes, mas sei que tal feito é impossível. Lembro-me de uma história real de uma mãe que perdeu seu filho num acidente de moto em Santa Catarina e, ao ajoelhar-se ao lado do caixão do filho, ela utilizou a mesma expressão de Jó: "...O Senhor me deu tudo o que eu tinha, e agora tomou de volta. Glórias ao Senhor! Bendito seja ele!" (Jó 1.21b). Geralmente, as pessoas usam o ocorrido com esse personagem bíblico para "consolar" outras pessoas e até mesmo para justificar que elas devem aceitar o sofrimento. O sofrimento tem seu lugar devido à natureza efêmera do ser humano caíd

Mandando Embora o Pecado

  Vamos dar uma olhada no essencial e real significado da palavra perdão. Há quatro diferentes palavras gregas traduzidas "perdoa" ou "perdão", no Novo Testamento. Todas elas com uma ênfase levemente diferente. A que é mais frequentemente usada, a palavra padrão para perdoe ou perdão, é _aphiemi_, a qual ocorre não menos que 64 vezes. Ela significa "mandar embora". Isto dá ao perdão de pecados seu real significado, "pecado mandado embora", o incomparável ato de um Deus perdoador.  Como você deve esperar, este significado de _aphiemi_, "mandando embora o pecador" é refletido no ritual de ofertas, dadas por Moisés, no livro de Levítico. Nenhum ritual é mais comovente e mais obviamente um Tipo de Cristo do que aquele do bode expiatório, o qual teve lugar no anual "Dia da Expiação", descrito em Levítico, no capítulo 16. Naquele dia a expiação era feita, não somente para os pecados da nação, mas também para o tabernáculo, o santuár

ENQUANTO LIA, HOUVE UM SOPRO!

  Um dos assuntos  mais discutidos no mundo religioso é sobre a inspiração ou não da Bíblia, que já foi traduzida para mais de 2.400 línguas. Pessoas até tementes discutem e se colocam em oposição a vários textos bíblicos. Outros, e eu me coloco entre estes, são irredutíveis sobre a questão da inerrância das Escrituras, e o poder delas na transformação de vidas. Enquanto muitos tentam rejeitá-la, contestá-la ou refutá-la, o que nela está escrito tem revelado ao mundo o plano de Deus de restauração de toda a humanidade. Aqueles que creem têm participado dessa obra e experimentado daquilo que ela revela de mais grandioso: o caminho da reconciliação do homem com Deus.  Ouvi algo que não me canso de lembrar: “Inspiração das Escrituras significa que Deus soprou a palavra e quando a lemos, pelo Espírito ela sai do estado de morta para vida e nesse sentido sopra Deus” (2 Timóteo 3.16). Deus usou 40 escritores com suas histórias, culturas e experiências para, durante 1500 anos, escreverem o qu

Perdoando Mesmo Quando O Ofensor Não Se Arrepende

  Este é um caminho difícil de se trilhar em algumas circunstâncias. Especialmente se você sente que se houvesse arrependimento e pedido de desculpas do outro lado, seria muito mais fácil para você perdoar. Apesar disso você deve perdoar, ou sofrer a perda espiritual que tão frequente vem com um espírito não perdoador. O relacionamento não pode ser completamente curado a não ser que haja arrependimento do outro lado, mas mesmo que não haja arrependimento, a entrega dos seus direitos a Deus deve ser completa, a fim de que seu perdão se torne disponível.  Para ilustrar, eu recordo a história de um homem africano temente a Deus, que trabalhava e vivia numa plantação de chá, na Uganda. Outro africano que trabalhava na mesma plantação, mas não era cristão, seduziu a mulher dele e ela foi morar com ele. O que tornou a situação mais difícil para o que perdeu a esposa, foi que ele tinha que ir trabalhar todos os dias passando em frente da casa onde sua esposa estava morando com o outro homem.

Por que você não tem perdoado?

Perdoar de coração às vezes é difícil. Até mesmo quando você sabe que deve e quer perdoar, ainda assim é difícil. Por que o servo da parábola (Mateus 18:23-35) achou difícil perdoar? Por que nós também achamos difícil perdoar?A resposta é revelada nesta parábola. Você tem estado indisposto a renunciar seu direito de reparo e assim, você mesmo sofre a perda. Foi assim com o servo. É simplesmente impossível perdoar algo injusto que nos fizeram, sem estar disposto a sofrer a perda ocasionada por tal injustiça. A divindade não pôde fazê-lo, e tão pouco você pode. O amor de Deus por nós era do tamanho da perda, mas nosso amor pelo próximo não é. No fundo, orgulho e a busca por nossos direitos são as razões para o espírito não perdoador, o qual tem estragado nossa comunhão com Deus. Nós dizemos: "isto não  está certo; não é justo." ou ainda: "isto não deveria ter sido feito comigo." Às vezes nós sentimos que para perdoar uma ofensa é como aceitar o comportamento do ofenso

Santos do Altissimo olhem para o céu

  " Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que in- duzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a ca- beça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor." (Efésios 4.14-16). O Senhor projetou os dons divinos (Ef 4:7-16), tanto para o benefício interno do Corpo, a igreja, como para a resistência da entrada das doutrinas malignas e da prática maligna de fora. Os novos nascidos, a princípio, são bebês em Cristo e, como crianças, estão sujeitas a serem atraídas a erros sem nada suspeitar. Eles ainda não possuem a capacidade espiritual, pela prática, de utilizar as suas faculdades exercitadas para discernimento do bem e do mal. (cf. Hb 5:14) Luz e vigor divinos são necessários p

ATÉ QUE ELE VENHA

Há uma ênfase clara no Novo Testamento tendo em vista a volta do Senhor Jesus para os Seus redimidos.  Pouco antes do Senhor deixar seus discípulos para ir à cruz e depois de sua ressurreição ascender ao o céu, Ele deu a eles esta preciosa promessa: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:3).  A última promessa na página da Bíblia é: "Certamente venho sem demora." (Apocalipse 22:20). A última oração das Escrituras que traduz “Maranata” (cf 1 Co 16:22) expressa-se assim: "Amém. Vem, Senhor Jesus." “Até que Ele venha” é o lema de todo verdadeiro “guardador” do Senhor Jesus Cristo (cf. 1 Jo 3:24 com Ap 22:17).  O Senhor disse a Pedro: “Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Quanto a ti, segue-me.” (João 21:22). Novamente, para os demais em Tiatira, Ele diz: “Guardai o que tendes até que Eu venha” (Apocalipse 2:25). A todos os Seus servos Ele diz: “

Imensurável Amor

  “E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” “Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz.” “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.” (Mt 3:17; 12:18; Mt 17:5) “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: *Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?*...” (Mt 27:46) O que o Senhor Jesus fez para ser desamparado pelo Pai na hora mais crucial? “Por que deveria Deus abandonar o Seu Filho, que 1.“não conheceu pecado”, 2.“não pecou”, 3.“em quem não havia pecado”; o Filho de Suas delícias em quem Ele tinha testificado ter todo o Seu prazer? Porque “...*o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos*.  *"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"*(Jo 1:29) “... foi cortado da terra dos viventes; *por causa da transgressão do meu povo*, foi Ele ferido”  (Is 53.6,8). A propiciação revela-nos a demonstração mais elev