SOFRIMENTO E REINADO


POR G. H. LANG


ESTA mudança de status legal e de condição espiritual traz o homem que agora vive para um vasto reino, o reino de Deus, com grandes possibilidades e privilégios. Esses privilégios possíveis não são descritos como “ gratuitos ” , ou seja, dons incondicionais. O mais

verdadeiro é que todos eles são fornecidos pela graça, e que a graça está disponível para ganhá-los; mas então é possível “ receber a graça de Deus em vão ” ( 2 Cor 6:1 ) , “ ficar aquém ” dessa graça e “ ficar aquém ” de atingir o que essa graça havia prometido

( Hb 12:15 ; 4:1 ).

Essas advertências são dirigidas aos cristãos. Elas se aplicam em particular à questão de compartilhar a soberania de Cristo em Seu reino, como está escrito que somos “herdeiros de fato ( homens ) de Deus , mas ( de ) co-herdeiros com Cristo [Messias], se é certo que

com ele padecemos , para que também com ele sejamos glorificados ” (Rm 8:17 ) ; e novamente , “ Se morremos com ele, também com ele viveremos; se perseveramos,

também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará ; etc.” ( 2 Tm 2:11-13). Embora esses “ses” estejam com o indicativo dos verbos, é impossível

lê-los como “já que” fazemos isso ou aquilo, pois não é verdade que todos os crentes de fato morrem, sofrem e perseveram com Ele, e obviamente não é verdade que todos O negam. A força condicional não deve ser evitada . Afirmar o oposto é afirmar que não há

retrocesso, e anular as advertências do Novo Testamento a [todos os cristãos regenerados] . Este assunto eu discuti longamente em Firstfruits and Harvest, Ideas and Realities, Revelation e Hebrews .

Nossa passagem ( 1 Tessalonicenses 5:1-11 ) se preocupa distintamente com o aspecto futuro da salvação, não com o aspecto “inicial”. Ela lida com a “esperança da salvação”, não com a entrada nela. Pois não é intenção de Deus que os filhos da luz e do dia ( versículo 5 ) encontrem Sua ira no retorno de Cristo, mas que eles então obtenham a “salvação”, isto é,

aquela [ futura ] “salvação que está pronta para ser revelada no último tempo”, que é a “herança” (a porção do herdeiro), ainda “ reservada nos céus ” ( 1 Pedro 1:4, 5 ) . Esta herança magnífica e celestial é o mais alto desenvolvimento possível de salvação ao qual a

fé pode aspirar, e em Sua primeira menção registrada dela o Senhor a apresentou como uma recompensa pelo sofrimento em Seu favor ( Mt 5:12 : “ Bem-aventurados sois quando os homens vos injuriarem e perseguirem ... grande é a vossa recompensa nos céus ” ). Esta é a chave para todas as referências posteriores ao assunto.

Desta mais nobre das perspectivas, o elemento mais nobre é que ela assegura o desfrute contínuo da companhia pessoal do Senhor. Todos os salvos serão abençoados em Seu reino [ eterno ] , mas nem todos [ os salvos] serão companheiros pessoais do Rei [ em

Seu Reino milenar ]. Hb 3:14 diz que “ nos tornamos companheiros de Cristo [o

Messias “tou Christou”: de Cristo ] se guardarmos firme até o fim o princípio da nossa confiança ”. Este alto privilégio é para aqueles que “odeiam a sua vida” nesta era, que O servem e seguem na realidade. Destes, Ele diz “onde Eu estiver, ali estará também o meu servo” e será honrado por Seu Pai (João 12:25, 26 ) . Isto pode ser seguido por todo o Novo

Testamento . Aos poucos que mantêm suas vestes imaculadas neste mundo imundo, é prometido que “andarão comigo vestidos de branco ; porque são dignos”. O vencedor será, pois, vestido de vestes brancas ” ( Ap . 3 : 4 , 5 )

. - O Discípulo .


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