Guerra Espiritual

 


“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder…Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Leitura: Efésios 6:10-13 [...] 

Nós somos chamados para resistir com firmeza nessa guerra espiritual na qual estamos totalmente envolvidos. Agora, se há uma coisa que o cristão não pode fazer nestes tempos é viver de maneira passiva, deixar a fé no automático, esperar que alguém o alimente enquanto ele mesmo permanece estagnado. Essa é a pior atitude e a pior estratégia. Resistir espiritualmente não significa sentir coisas profundas – tem muita gente buscando isso nas experiências –, mas significa estar alicerçado na verdade. A fé bíblica não é alimentada por sensações, mas por convicções, como Paulo diz lá em Romanos 12: “...não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.”(v.2). A resistência começa aqui na mente: a mente só é renovada pela Palavra de Deus. Não há outra maneira dessa renovação existir que não seja pela Escritura, a revelação final de Deus. Efésios 6 nos mostra como resistir: Paulo diz: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus… para que possais resistir no dia mau…” Você quer resistir? Então, vista-se da Verdade, proteja-se com a Justiça, avance com os pés firmes no Evangelho da Paz, erga o Escudo da fé e ponha o Capacete da Salvação e, sobretudo, não esqueça a única arma ofensiva na armadura: use a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. 

< E tudo isso "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6:18) >

A resistência não é heroica, ela é obediente. Resistir não é ser um heroi, é ser obediente. É continuar crendo, mesmo quando o mundo zomba e quando tudo dá errado; é continuar lendo, mesmo quando não sente nada; continuar orando, mesmo quando não vê respostas. A fé verdadeira não precisa de aplausos, ela precisa de raiz, e a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Agora, eu quero fazer uma referência histórica: a Igreja perseguida resistiu pela Palavra. A Igreja não sobreviveu aos séculos por causa de estruturas, poder político ou dinheiro; ela sobreviveu porque sempre teve um povo escondido na Palavra, na prisão, no deserto, nas catacumbas, na clandestinidade – o que manteve a fé viva foi o texto sagrado através dos dois mil anos de história da igreja: a Bíblia, doutrina pura, verdade revelada. É nela que a igreja encontrou o seu apoio e encorajamento. A minha pergunta agora é: você está resistindo assim?

Ou tem vivido de forma vulnerável, confusa, exposta às mentiras do nosso tempo? Como você tem vivido? Se você quer resistir com firmeza, precisa se preparar de verdade, você precisa de direção, precisa de profundidade e de constância. E não dá mais para viver no piloto automático, não mais nos nossos dias, não dá mais para a gente viver à margem da Palavra de Deus. Estamos vendo aí o caos que isso significa. Para permanecermos firmes no Senhor dia após dia, nós precisamos nos tornar como os soldados preparados para o combate, que não apenas conhecem a verdade, mas que vivem prontos para permanecer; permanecer nessa verdade.

A. N. Lopes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

DEVOCIONAIS