Nosso Corpo Lavado
“Aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” (Hebreus 10:22)
O homem pertence a dois mundos, ao visível e ao invisível. O material e o espiritual, corpo e alma, são unidos de maneira maravilhosa em sua constituição. Na queda, ambos
ficaram sob o poder do pecado e da morte; na redenção, foi provida libertação para ambos. O poder da redenção pode ser manifestado não apenas na vida interior da alma, mas também no corpo.
Na adoração do Antigo Testamento, o exterior era o mais proeminente. Tal adoração consistia em ordenanças carnais, impostas até o tempo da reforma. Essa adoração ensinava uma medida de verdade, exercia uma certa influência no coração, mas não podia tornar perfeito o adorador. Somente com o Novo Testamento a religião da vida interior, a adoração a Deus em espírito e verdade, foi revelada. No entanto, temos de ser vigilantes para que não ocorra que a busca pela vida interior nos leve a negligenciar o exterior. O poder de Cristo para salvar deve ser sentido tanto no corpo quanto no espírito.
Foi com tal perspectiva em vista que Jesus adotou uma das abluções judaicas e instituiu o batismo nas águas. Todo aquele que creu com o coração deve apresentar seu corpo para ser batizado. O batismo é um símbolo de que toda a vida física exterior, com todas as suas funções e faculdades, deveria também ser do Senhor. Em conexão a isso, João escreveu: "Há três que dão testemunho, o Espírito e a água e o sangue." O mesmo Espírito que aplica o sangue ao coração, em poder, toma posse e domínio do corpo lavado com água. Os textos em que a palavra e a água são mencionados em conjunto na Escritura (Ef 5:26; Jo 13:10; 15:3) mostram que a água é a manifestação externa daquilo que deve também governar nossa vida exterior. …
Tudo deve ser puro, não apenas no coração e na disposição, mas no corpo e na vida exterior visível.
"Quem subirá ao santo monte do Senhor? Ou quem estará no Santo Lugar? Quem tem mãos limpas e um coração puro.”...
Um coração aspergido com o sangue, um corpo lavado com água pura que remove toda sujeira - o que Deus uniu não o separe o homem…
O coração e o corpo estão profundamente unidos — um coração aspergido de má consciência requer um corpo lavado com água pura…
Todo o nosso ser, corpo alma e espírito, é um santo sacrifício sobre o altar, um sacrifício vivo para servir diante de Deus no poder do Espírito Santo.(...).
(Andrew Murray)
Comentários
Postar um comentário