O QUE É VIDA ABUNDANTE?

 


O que significa possuir a terra? É muito mais do que conquistá-la. Uma coisa é derrubar os muros de Jericó; outra coisa é entrar e possuir a cidade.


Uma coisa é lutar uma grande e decisiva batalha contra a tentação; outra é prosseguir rumo à perfeição e acrescentar à nossa fé, conhecimento, domínio próprio, piedade, fraternidade, amor e todos os frutos do Espírito [conf 2Pe 1:5-7].


Cada palavra desse texto é extremamente sugestiva. O primeiro pensamento sugerido       é, apropriar-se como nossa a herança. Uma coisa é entender as promessas, desejar a experiência, e se propor a obedecer aos mandamentos. Outra é colocar seu próprio nome em tudo, e reivindicar para si as coisas prometidas e comandadas. O pronome pessoal, meu, faz toda a diferença no mundo.


O segundo pensamento sugerido pela expressão é a experiência real daquilo que reivindicamos, entrar nela e vivê-la.


O imigrante pode ir ao cartório de terras e colocar seu nome e solicitação de uma concessão gratuita na Reserva Ocidental, mas isso não é suficiente. Ela não pode se tornar sua propriedade até que ele se estabeleça nela, construindo uma casa e vivendo ali, e começando a cultivar sua propriedade. Então ele se torna no verdadeiro possuidor, e seu título [ou escritura] não pode ser alienado.


É isso que Deus requer que façamos. Primeiro, pela fé, devemos nos apropriar da herança prometida, e então, pela experiência real, nos estabelecer na promessa e levá-la para nossas vidas.


Há algo muito real nessa ideia de nos apropriarmos de uma experiência cristã distinta.


A maioria das pessoas está tentando viver a vida de outra pessoa. Mas Deus tem uma herança para cada um de nós, única, distinta e pessoal. Ele quer que nos apropriemos dela, a entendamos, captemos sua visão, a reivindiquemos para nós mesmos e tomemos posse dela em nossa vida real.


A vida da grande maioria das pessoas é formada de retalhos de outras pessoas. Elas pegam um trapo de uma, um pedaço de outra, e costuram da melhor forma possível, até que se tornem como uma colcha de retalhos, e não é de se admirar que às vezes sejam essa “colcha de retalhos”.


Deus quer que você seja você mesmo, nEle. Ele tem um padrão para você que Ele não tem para mais ninguém, e se você permitir, Ele tecerá sua vida, e a desenvolverá em um design único e belo.


Não é este o significado deste versículo notável e frequentemente mal aplicado: “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor, porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade?” [Fp 2:12,13].


O que é vida abundante é uma coletânea do capítulo 7 do livro "Josué – Possuindo a Herança" (Joshua – Possessing the Inheritance), de A. B. Simpson (1843-1919).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

Hadriani