Vence o mal com o bem

 *Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas.* (Isaías 5.20)


*Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.*(Romanos 12.21)


Leitura bíblica: Apocalipse 7


Vivemos dias em que as fronteiras entre o bem e o mal parecem cada vez mais confusas. 

Isaías levanta um solene “ai” contra aqueles que distorcem a verdade, que relativizam o pecado e chamam de luz aquilo que Deus claramente chamou de trevas. 

Não se trata apenas de erro moral, mas de uma perversão espiritual: quando a consciência é obscurecida, o coração perde o temor do Senhor.


Diante desse cenário, Paulo não nos chama à reação violenta, nem ao ressentimento, mas a uma resistência santa: *vence o mal com o bem*. 

Isso não é passividade, mas uma postura ativa de fé. 

Vencer o mal com o bem é recusar-se a adotar os métodos do próprio mal; é permanecer firmes na verdade, no amor e na justiça, mesmo quando somos injustiçados, incompreendidos ou afrontados.


Apocalipse 7 nos eleva o olhar para o fim da história. Ali vemos uma multidão incontável, de todas as nações, vestida de vestes brancas, diante do trono do Cordeiro. Eles vieram da grande tribulação, mas não foram vencidos por ela. Foram lavados no sangue do Cordeiro, perseveraram na fidelidade e agora desfrutam da perfeita vitória de Deus. 

O mal não teve a última palavra.


Essa visão nos lembra que o bem não é frágil, nem derrotado, ainda que hoje pareça sufocado pelas trevas. 

A vitória já foi conquistada por Cristo. Cabe a nós viver à luz dessa vitória, guardando o coração, discernindo a verdade e respondendo ao mal não com ódio, mas com a vida transformada pelo evangelho.


Que o Senhor nos conceda olhos espirituais para não confundirmos luz e trevas, coragem para permanecer na verdade e graça para vencer o mal com o bem, até o dia em que estaremos diante do trono, servindo ao Cordeiro para sempre.


*Por isso estão diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu santuário.* (Ap 7.15)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

LEVI CÂNDIDO