quarta-feira, 24 de junho de 2026

Nosso refúgio e fortaleza

 


"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã." (Salmo 46:1-5).

Deus não prometeu céus sempre azuis,

Caminhos cobertos de flores durante toda nossa vida;

Deus não prometeu sol sem chuva,

Alegria sem angústias, paz sem sofrimento.


Deus, porém, prometeu força para o dia,

Descanso para o trabalho, luz para o caminho,

Graça para as tribulações, ajudas do alto,

Compaixão que não falha, amor que não tem fim.

-- Annie J. Flint


Ele disse “minha graça te basta”. “Ajuda do alto”, uma ajuda no sofrimento. “Compaixão que não falha”, temos um Sumo Sacerdote que se compadece de nós. “Amor que não tem fim”, aqui encontramos no Senhor Jesus ajuda bem presente na tribulação. Em qualquer momento em que precisamos dEle, Ele está presente. Ele é verdadeiramente nosso amigo. Quem é amigo durante nossas necessidades, é amigo de fato.


Mesmo em meio a todo esse turbilhão, não é necessário temer porque sabemos que Ele é nosso refúgio e fortaleza. Por isso é importante que passemos por experiências assim em nossa vida para que aprendamos a experimentá-Lo como nosso refúgio e fortaleza. Parafraseando: nunca aprenderemos a apreciá-Lo como nosso refúgio e fortaleza até que passemos por todas essas angústias.”


— Quatro Salmos dos Filhos de Coré: Lições de Esperança, Fé, Amor e Vitória de Stephen Kaung.


A Mão de Deus em tudo que nos acontece

 


Passaria por mares 10 vezes mais profundos e turbulentos somente para repetir algumas dessas experiências. Existem experiências que não saberia explicar a razão delas no momento. Existem fatos relacionados a ela que seriam inacreditáveis para alguns, mas quanto ao meu Deus, eles me mostraram sua fidelidade, seu poder, sua ternura e Sua sabedoria, e acredito que se estivesse no céu, não teria visto tanto de alguns dos atributos de Deus do que vi aqui, sofrendo o que sofri, com alegrias e decepções.


Se você fosse um anjo sempre louvando a Deus em glória, poderia dizer o quão fiel Ele é a um santo provado no meio da aflição? Você poderia dizer se não tivesse experimentado isso aqui na terra, com que certeza Ele conforta Seu povo em suas dores mais profundas?


Existem algumas pérolas nessas águas turbulentas que o próprio mar de vidro da eternidade nunca pode conter. E existem algumas lições eternas brilhantes que nunca teríamos conhecido se não fosse por nossas provações terrenas, mesmo que pudéssemos ter um arcanjo como professor.


Por isso devemos parar aqui um pouco e sofrer aflição, tentação, depressão de espírito, calúnia e abuso, para que possamos aprender assim as verdades mais profundas da revelação de Deus e da Sua suficiência.


-- Charles H. Spurgeon (extrato selecionado do Sermão 2355).


O propósito dos companheiros

 


“Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14).

A palavra que aparece como “participantes” nesse verso ocorre 5 vezes na carta aos Hebreus: 1:9; 3:1,14; 6:4; 12:8. Em Lucas 5:7, ela é traduzida como “companheiros”, e em outras traduções, “amigos” e “parceiros. Essa ideia dos “companheiros” segue ao longo de toda a Bíblia como o supremo pensamento de Deus relacionado ao homem e sua relação com Ele. Mas qual seria o propósito dos companheiros? Tudo converge para o foco central de toda a Bíblia, a saber, o Filho de Deus. Em todas as coisas, Deus tem o Seu Filho em vista. Deus sempre mantém Sua visão focada em Um Objeto, que é o Seu Filho. Deus nunca desperdiça nada. Ele não se interessa em “coisas” pequenas. As pequenas coisas se tornam grandiosas quando se relacionam com Seu Filho. Você se considera uma pessoa pequena, sem importância? Se você estiver ligado de forma vital ao Filho, Deus te considera muito importante. 

 

Deus é um Deus de propósito. Ele está sempre se movendo em relação a tal propósito, e prosseguindo, não importando o que aconteça, sempre atuando na base do Seu Senhorio Soberano, e nenhum homem pode impedi-Lo. É por isso que Ele nos deu o Livro de Apocalipse. Antes de chegarmos ao fim, Ele já nos disse como será. Seu propósito será realizado. Ainda assim, Ele sustenta outro princípio: Ele sempre conserva o homem num lugar de responsabilidade. Seu propósito em Seu Filho deve ser realizado no homem, no grande homem corporativo, no qual Cristo deve ter a plenitude. Cristo não realizará o propósito de Deus sozinho. Será que existe algo mais grandioso do que ser um companheiro de Cristo? Que maravilha pensarmos que somos chamados para sermos companheiros do Filho de Deus, quando sabemos quem Cristo é, e tudo o que Deus propôs em relação a Ele! Isso é de fato uma grande salvação. Mas companheirismo é algo que é testado e peneirado pela adversidade. Se você tem um lote extra de testes e sofrimentos em seu relacionamento com Cristo, lembre-se de que Ele está buscando encontrar em nós companheiros bem próximos, não apenas na Sua glória, mas nos Seus sofrimentos. Unidade de vida, propósito, experiência, disciplina, morte, sepultamento, ressurreição, unção, e então finalmente, unidade com Ele em Sua glória celestial.

 

Tradução de extratos do Capítulo 1 do Livro “The On-High Calling”, de T. Austin-Sparks.


AMOR SEM MEDIDA

 

 _...Com amor eterno te amei..._ 

 _Jeremias 31:3_ 


Certa vez escrevi algo sobre como Deus nos ama e o quão preciosos somos para Ele. Eu não tinha certeza se deveria colocar no papel, pois Deus sabe o que eu quis dizer. 


Escrevi: "A única excentricidade que consigo ver no coração de Deus é o fato de um Deus como Ele amar pecadores como nós!" 


Nesta terra a mãe amará o filho que a traiu e a envergonhou e está agora a caminho da prisão perpétua. 


Isso parece ser algo natural para uma mãe. Mas não há nada natural no amor de Deus. É algo divino. Ele é exteriorizado pela pressão interna no coração do Deus de toda a graça. É por isso que Ele espera por nós, nos aceita e deseja nos guiar. Ele nos ama!


Meus irmãos, esse deveria ser nosso maior encorajamento em vista de tudo o que sabemos sobre nós mesmos: Deus nos ama sem medida e está tão ardentemente interessado em nosso crescimento e progresso espiritual que permanece pronto para fielmente nos ensinar, instruir e disciplinar como Seus filhos amados!

 

 _Amado Senhor, neste dia, estou perplexo ao pensar no quanto o Senhor já suportou do meu comportamento por causa do Teu amor infindável. Senhor, ajuda-me a dar outro pequeno passo em direção à maturidade espiritual hoje_ .


(Devocional Diário - A. W. Tozer)


PRONTIDÃO ESPIRITUAL

 


 _Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração._ 

 _1 Pedro 4:7_ 


Quando a Bíblia diz que Deus está chamando um povo especial de todas as nações para levar o nome de Seu eterno Filho, eu acredito, e esse nome é Jesus!


Nossos piedosos antepassados criam na preparação espiritual e assim diziam. Eles se viam como uma noiva sendo preparada para conhecer o Noivo. Consideravam esta terra como o provador de roupas para o céu.


A igreja evangélica passou por um período em que quase todos criam que há apenas um pré-requisito para estar preparado para o céu: ser nascido de novo. Tornamos o novo nascimento quase o mesmo que receber um ingresso para um evento especial, quando Jesus voltar, sacamos o ingresso para provar que estamos preparados.


Francamente, não creio que será assim. Não acredito que todos os cristãos professos estão automaticamente prontos para encontrar o Senhor. Nosso próprio Salvador juntou-se a Pedro, João e Paulo, alertando e suplicando que vivêssemos, vigiássemos e orássemos para estarmos prontos para a vinda de Jesus.


 _Amado Senhor, ajuda-me a externar minha fé hoje com seriedade e paixão. Capacita-me a dar orientação espiritual ou encorajamento a alguém que esteja sofrendo._ 


(Devocional Diário - A. W. Tozer)


O PERIGO DO JULGAMENTO PRECIPITADO

 


Quantas excelentes amizades perdidas porque decidimos julgar antes de conversar, ou condenar sem antes perguntar. A Bíblia é sabia em tudo. Nesse caso ela especifica a situação de que se tiver algo contra o seu irmão, vá até ele e se reconcilie (Mateus 5.23,24). A questão das calúnias, difamações e falatórios têm levado pessoas a colherem dissabores na vida, provocando até doenças psicossomáticas por causa de injustiças. Nossa inclinação para juízo é sempre rápida. Isso vem desde o Éden (Gênesis 3), quando Adão rapidamente culpou Eva e ela culpou a serpente. Jesus passou várias vezes por situações em que o juízo que estabeleciam sobre ele era de condenação: foi comparado a Belzebu, condenado por curar no sábado, rejeitado ao apresentar-se como profeta de Deus e salvador do mundo. Até testemunhas falsas eles arrumaram. O nosso senso de juízo sobre as pessoas e sobre as situações acabam muitas vezes interrompendo um ciclo de amizade que trazia alegria, crescimento e bênção. Alguém certa vez escreveu que o julgamento apressado, fruto das aparências, pode levar-nos a matar o melhor amigo, sacrificar amizades, menosprezar os bons companheiros e denegrir a personalidade de um irmão.  Isso é tão real que a tendência é julgar por fatos isolados, e não é raro ao cometer injustiças, termos de nos arrepender mais tarde. 


Conta-se uma história que havia num lugar rural quatro moradores: o garimpeiro, a esposa, o filhinho e o cão. A esposa veio a falecer e o trabalho não podia parar. O garimpeiro saía e deixava na casa o cão para guardar a criança de qualquer situação adversa. Uma tarde, ao regressar de uma caçada, o garimpeiro ouviu o latido do seu cão e correu ao seu encontro. O animal estava todo sujo de sangue e imediatamente não hesitou, matou o cão, pois pensou que ele tivesse com raiva e matado o bebê, pensando ter se livrado de um grande inimigo. Correu para dentro de casa e viu o bebê dormindo tranquilamente e ao lado um lobo morto com uma mordida no pescoço, logicamente pela luta do seu cachorro para salvar o bebê. Isso ilustra bem nosso comportamento de impulsividade, pré-julgamento, e às vezes acompanhado do espírito de vingança. Um dia, o povo julgou um inocente e o condenou à morte, e você sabe muito bem quem ele é. 


Como temos lidado com as pessoas que acreditamos serem culpadas, inimigas, traidoras e até culpadas pelo estado de infelicidade que estamos passando? O próprio Cristo com sua vida deixou o modelo de como agirmos frente às injustiças: “Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele que exerce plena justiça em seu juízo” (1 Pedro 2.23). Você pode dizer: eu não sou Cristo! Então deixe-me lembrá-lo de Paulo que era como um de nós. Ele disse: “...eu tampouco julgo a mim mesmo” (1 Coríntios 4.3).  Outra questão que você precisa levar em conta quanto ao juízo que tenha a respeito das pessoas, é o alerta que a Bíblia traz: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós” (Mateus 7.2). Pare, pense, ore e entregue nas mãos de Deus toda e qualquer injustiça que porventura possa estar havendo contra você. Não se precipite nas conclusões. Ao mesmo tempo peça a Deus para você agir com sabedoria e sensatez, para que possa ser um instrumento de paz. Agora, se por acaso você concluir que a pessoa se tornou seu inimigo, Deus orienta o que deve fazer: “Orai pelos vossos inimigos” (Mateus 5.44). Deus nos ajude diante das situações mais diversas que têm provado nossas vidas a não sermos juízes sobre as pessoas. Que saibamos deixar nossos embates para que ele decida, porque ele é o verdadeiro Juiz

                 

 *Oração* : Senhor que eu não seja precipitado em julgar e ao mesmo tempo que eu seja um intercessor pela vida daqueles que se dizem meus inimigos. Em nome de Jesus, amém!


(Devocionais Selecionadas - Marcos Stier Calixto)


CONTE-NOS TODA A VERDADE

 


 _... na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos._ 

 _Tito 1:2_ 


Diz-se que, de fato, há líderes cristãos entre nós que são acanhados demais quando se trata de falar a verdade por completo às pessoas. 


Eles agora pedem a homens e mulher que deem a Deus apenas aquilo que não lhes custe nada!


O clima moral contemporâneo não favorece uma fé firme e consistente como a ensinada por nosso Senhor e seus apóstolos. 


Cristo chama as pessoas para carregarem Sua cruz; nós as chamamos para se divertirem em Seu nome!


Ele as chama para sofrer; nós as chamamos para usufruir de todos os confortos burgueses que a civilização moderna fornece!


Ele as chama para a santidade; nós as chamamos para uma felicidade barata e espalhafatosa que teria sido rejeitada com desprezo pelo menor dos filósofos estoicos! 


Quando os cristãos aprenderão que para amar a justiça é necessário odiar o pecado? Que para aceitar a Cristo é necessário negar-se a si mesmo? Que um amigo do mundo é inimigo de Deus? Não nos choquemos com a sugestão de que há desvantagens em um viver em Cristo!


 _Ó Senhor, é tão difícil para o espírito humano negar-se e rejeitar-se. Oro para que Teu Espírito tome o controle do leme de minha vida hoje._ 


(Devocional Diário - A. W. Tozer)


Nosso refúgio e fortaleza

  "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e ...