VISÃO CELESTIAL

 


“Portanto, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial” (Atos 26:19)


Apenas este verso. Vamos notar esta expressão: "Eu não fui desobediente à visão celestial".

Irmãos e irmãs, a visão celestial não é a única coisa, mas é a coisa mais importante. Se nossos olhos não estiverem abertos, teremos todos os tipos de problemas em nossas vidas cristãs. Quando nosso Senhor encontrou Paulo na estrada de Damasco, Paulo disse a ele: “Quem é o Senhor”, e o Senhor disse: “Eu sou Jesus e você está me perseguindo”. Esta palavra do Senhor nesta estrada de Damasco , coloca as bases da antiga visão do apóstolo Paulo. Toda a vida do apóstolo Paulo foi governada por essa visão. Então, a visão celestial não é uma coisa, mas é a coisa mais importante em nossa vida. Não é a coisa toda porque podemos ser desobedientes à visão celestial. Portanto, não precisamos apenas da visão celestial, mas precisamos ser obedientes à visão celestial. Mas há uma questão importante: qual é a visão celestial? Eu acho que nosso Senhor usou especialmente três servos para nos dizer qual é o conteúdo da visão celestial, e este conteúdo da visão celestial é muito, muito importante. Acho que nosso Senhor usou o apóstolo Paulo, o apóstolo Pedro e o apóstolo João, para nos dar uma grande visão e essas três visões realmente são uma, apenas uma visão em três partes, três partes importantes. Então, quando o apóstolo Paulo expôs sua visão, ele falou especialmente sobre o corpo de Cristo. Esta é a parte principal da visão do apóstolo Paulo: o corpo de Cristo. Quando o apóstolo João expôs sua visão, ele falou especialmente sobre a família de Deus. Então, este aspecto: A família de Deus é o fundamento da visão do apóstolo João. E quando nosso Senhor, pelo Seu Espírito Santo, usou Pedro, o aspecto fundamental da visão de Pedro foi a casa de Deus. Então, vamos lembrar disso porque é tão importante, meus irmãos e irmãs. O fundamento da visão do apóstolo Paulo era sobre o corpo de Cristo. E o aspecto mais importante da visão do apóstolo João foi a família de Deus. E a parte mais importante da visão do apóstolo Pedro foi a casa de Deus. Quando reunimos essas três visões, temos apenas uma visão. Quando Paulo escreveu a epístola aos Efésios, vamos abrir nossas Bíblias nesta epístola, por favor. Efésios, capítulo 1, versículo 17. Vamos conhecer apenas uma frase neste verso. “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo - veja esta expressão - o Pai da glória ... o Pai da glória ... possa dar-lhe o Espírito de sabedoria e revelação no conhecimento Dele.” Vamos observar esta expressão: O Pai da glória. Por que Paulo usa essa expressão: O Pai da Glória? Porque antes dele, desde a eternidade, este Pai maravilhoso, Ele estabeleceu uma vasta, imensa, uma tremenda cena de glória e esta cena, esta imagem de glória que nosso Pai antes dele planejou, tem seu centro em Seu Filho, Jesus Cristo.

O apóstolo Tiago em sua epístola, capítulo 2, disse que nosso Senhor Jesus Cristo não tem glória, mas é a glória. Jesus Cristo é a glória. (Tiago 2: 1) Ele é a glória. E quando o Pai da glória estabeleceu este propósito, o Seu Filho estava no centro deste propósito. Irmãos, é tão importante. Se você abrir sua Bíblia em 2 Coríntios capítulo 3, versículo 3, Paulo disse que pelo Espírito Santo, Deus através do ministério do apóstolo Paulo, Deus escreveu uma carta em nossos corações. Qual o significado disso? Aquele do aspecto do propósito supremo de Deus está escrevendo estas cartas em nossos corações. E como Deus pode fazer isso? Pelo Seu Espírito Santo, somente pelo Seu Espírito Santo. Então, quando este Pai da glória planejou este propósito após a ressurreição de nosso Senhor, e Sua ascensão e Sua entronização, Ele recebeu o Espírito Santo; a linguagem do Salmo 133 dizia desse óleo, lembra-se? Aquele óleo sobre a cabeça que o Salmo 133, aquele Salmo 133? Esse óleo é um tipo, um símbolo do Espírito Santo. E quando nosso Senhor foi entronizado, Ele recebeu este óleo, este óleo sagrado; o espírito Santo. E quando nosso Senhor recebeu o Espírito Santo - Atos capítulo 2, versículo 33, diz que nosso Senhor derramou este Espírito sobre a igreja, sobre a igreja e na igreja. E nós temos a habitação do Espírito Santo em nós. Louvemos a Deus! Então, quando Paulo expôs essa visão na carta de Efésios, Ele nos ensinou sobre essa visão celestial. E gostaria de compartilhar com você o primeiro aspecto dessa visão nesta manhã. Essa visão do apóstolo Paulo, se o Senhor quiser, podemos compartilhar algo sobre a visão de Pedro e a visão de João. Porque você se lembra: essas três visões são apenas uma, porque não há muitas visões, há apenas uma visão, e é muito importante saber sobre o contexto dessa única visão. Que Deus possa nos abençoar, irmãos.

Vamos ver algo sobre a visão de Paulo. Então, quando Paulo escreveu esta carta, esta carta especial aos Efésios, ele compartilhou sobre esta visão celestial centrada no Filho de Deus, porque este é o Pai que é chamado o Pai da glória. Então, quando lermos o capítulo 1 e o capítulo 2, por favor, abra sua Bíblia diante de seus olhos apenas para referência, esses dois capítulos, Efésios capítulo 1 até o capítulo 3. Porque esta carta, podemos dividi-la em duas partes importantes. Os três primeiros capítulos têm a ver com visão - os três primeiros capítulos. E os dois últimos capítulos têm a ver especialmente com a vida prática da igreja. Então meus irmãos podem ter ouvido muitas coisas sobre a vida prática da igreja. Acho que sim, mas precisamos tanto entender o que a Bíblia diz sobre a vida prática da igreja. Nestes três capítulos, Efésios 4 até o capítulo 6 tem muitas coisas a dizer sobre a vida prática da igreja. Porque a ênfase não é fazer algumas coisas práticas sobre isso, sobre aquilo, mas sobre a essência da vida prática da igreja. Não algumas maneiras de falar, algumas maneiras de fazer muitas coisas, mas o conteúdo da vida prática da igreja. Mas é errado começar nesta parte sobre as coisas práticas, precisamos começar com a visão. Porque a visão é a base de tudo. Então vamos ver algo sobre a visão. Capítulo 2, verso 10, há outra palavra importante neste verso. Efésios 2, versículo 10, vamos ler esse versículo. "Pois somos sua obra", outra tradução disse: "obra-prima". Você sabe o que é obra-prima? Sabe? A obra-prima é esse trabalho, o maior trabalho da vida de alguém. O maior trabalho, a obra prima. Irmãos e irmãs, este é um verso maravilhoso, porque Paulo disse neste verso que somos Sua obra-prima. É uma coisa maravilhosa: somos sua obra-prima, sua obra. Qual o significado disso? Nós já referimos sobre o verso 2 de Coríntios, capítulo 3, versículo 3, e neste versículo eu acho que nos lembramos, Paulo disse “Deus está escrevendo uma carta”. Você se lembra? Deus está escrevendo uma carta e qual carta? A carta somos nós mesmos. E Deus está escrevendo esta carta pelo Seu Espírito Santo em tábuas de carne, não em tábuas de pedras. E esta carta de Efésios expõe a maneira, o caminho que Deus está escrevendo esta carta maravilhosa. E esta maravilhosa carta é a sua obra-prima. Isso não é maravilhoso, irmãos? Esta carta somos nós mesmos; nós somos sua obra prima. E quando Paulo usa essa palavra “obra prima”, qual é o significado disso? Se você ler este capítulo dois cuidadosamente, vamos notar três coisas. Preste atenção sobre essas três coisas no capítulo 2. Se você ler o verso 14 até o final, toda a busca, Paulo usa três palavras importantes. Primeiro de tudo ele disse: "Nós somos a família de Deus". Você se lembra? Verso 19, verso 20 do capítulo 2. Somos a família de Deus e esses são os aspectos especiais da visão de João, a família de Deus. E Paulo usa outra palavra importante. Paulo disse “nós somos o corpo de Cristo”. Apenas um corpo e este aspecto do corpo é o aspecto principal da visão de Paulo. E veja o final deste capítulo em sua Bíblia, versículo 20 a 22 do capítulo 2 de Efésios. Paulo disse nesta parte: “Nós somos o templo de Deus”. Neste aspecto, “templo de Deus”, como dissemos, é o aspecto principal da visão de Pedro; o templo de Deus. E Paulo usa esses três tipos, as três palavras: “a família de Deus” - isso tem a ver com a visão de João -, Paulo usa as palavras “corpo de Cristo” - isso tem a ver com a sua visão - e Paulo usa as palavras “templo ou santuário de Deus” - e isso tem a ver com a visão de Pedro.

Então você sabe que estas três visões são apenas uma visão, porque isto Paulo disse diante do Rei Agripa: “Eu não fui desobediente à visão celestial.” Não visões celestiais, mas visão celestial; apenas uma visão em três grandes aspectos, aspectos importantes. Então, meus irmãos, precisamos ser governados, sermos governados por essa visão. Então, vamos ver algo sobre este primeiro aspecto: a visão de Paulo. Então, quando Paulo usa essa palavra “obra prima” ou “feitura dele” no capítulo 2, versículo 10, a referência é segunda Coríntios 3, versículo 3. “Deus está escrevendo uma carta em nossos corações.” E irmãos, se somos membros de Cristo, alguma antiga tradução de Efésios capítulo 5, eu acho que o verso 22 ou 23 diz: “Somos membros de seu corpo, sua carne e seus ossos”.

Há uma tradução antiga que as coloca assim: “Somos membros de seu corpo, de sua carne e de seus ossos”. Não é maravilhoso? Você se lembra de quando nosso Senhor ressuscitou em Lucas, capítulo 24, quando nosso Senhor comeu um pedaço de peixe, lembra-se, na presença de seus discípulos, lembra-se disso, desse fato? Qual é a razão para isto? Porque nosso Senhor estava dando uma demonstração da realidade de sua verdadeira ressurreição. Ele tem um corpo real, um corpo espiritual. Neste corpo espiritual não é apenas um corpo espiritual de Cristo, mas Cristo, quando Cristo ressuscitou e foi entronizado, foi constituído a cabeça de um grande corpo com muitos membros. Então nosso Senhor deu sua vida com este membro, sua própria vida nestes membros. Então, devido a isto, Efésios 5 disse: "Somos membros do Seu corpo, da sua carne e dos seus ossos". Tão maravilhosa declaração! Porque Ele se lembrava do tipo, o símbolo quando Deus criou a mulher Ele apresentou essa mulher ao homem, sim? E você se lembra do que o homem disse? "Essa é carne da minha carne e osso dos meus ossos." Irmãos, isso é apenas um símbolo. Onde está a realidade? Em nosso Senhor, na sua liderança, no seu senhorio e na comunhão entre Seu senhorio e os muitos membros ligados a Ele em apenas um organismo. Esta é a escrita que o nosso Deus está escrevendo em nós mesmos, em nossos corações. Esta é sua obra-prima, esta é sua feitura. Então este é o primeiro aspecto da visão, a visão de Paulo. Nós precisamos ser capturados para isso. Realmente quando ganhamos alguma visão, irmãos e irmãs, não temos opções diante desta visão.


A visão é algo tão restrito, que tem a visão, a visão real nos captura, e é tão necessário. Não podemos negociar essa visão porque essa visão é tão importante. Quando a visão é clara pelo Espírito Santo, esta visão lhe dá uma impressão tão forte que somos feitos cativos. Louvado seja o Senhor por causa disso! Então estamos lendo uma carta de um desses homens, Paulo. Paulo foi cativo de Jesus Cristo. Quando Paulo toca a segunda parte desta epístola, capítulo 4 até o capítulo 6, ele usa uma palavra ligada entre esta primeira seção, capítulo 1,2 e 3, que tem a ver com visão e Paulo usa uma palavra especial, uma ligação entre palavras entre esses três primeiros capítulos e os três últimos capítulos, porque os três últimos capítulos têm a ver com a vida prática da igreja. Quais são essas palavras importantes? Você tem alguma sugestão? Veja o capítulo 4, versículo 1 (Efésios 4: 1) “Eu, portanto,” - veja esta palavra agora - “o prisioneiro”. Irmãos, esta é a palavra principal nesta última sessão. “Eu, portanto, o prisioneiro”. Obrigado Senhor por esta palavra! Note esta importante palavra por favor, irmãos e irmãs. Não há possibilidade de viver qualquer vida na igreja sem essa realidade. Se não somos os prisioneiros de Jesus Cristo, a vida da igreja é impossível.

A vida da igreja não é prática. Você entende? Fazer algo, fazer outras coisas, falar dessa maneira, falar de outra maneira ... Você entende? A vida da igreja é uma realidade espiritual. Se não somos os prisioneiros de Jesus Cristo, não há vida da igreja, não há vida cristã e não há vida da igreja. “Prisioneiro”, isso é o mais importante. Você lembra que eu acho que o tipo, o símbolo no Antigo Testamento. Você se lembra? O livro de Êxodo e Deuteronômio, o que o Senhor disse sobre aqueles escravos, sobre o furo na orelha. Você se lembra? Qual é o significado do sinal aqui perfurando as orelhas. Qual é o significado? Nós somos os cativos, mas não apenas cativos ou escravos, somos cativos livres, somos escravos livres. Somos cativos ou escravos por amor ou através do amor. Irmãos, isso é tão maravilhoso! “Eu, portanto, um prisioneiro do Senhor, rogo-vos que andeis.” Esta é outra palavra importante neste verso,“ andar ”. A primeira palavra importante é prisioneiro, esta é a chave de tudo. Então, vamos nos lembrar disso aos pés do Senhor. Amém? "Prisioneiro".

Outra palavra neste verso “andar”. A primeira menção dessa ideia em Efésios está no capítulo 2. Vamos ler desde o versículo 10. “Pois somos” - lemos este verso alguns minutos atrás -, “Pois somos feitura dele (ou “obra prima”) criados em Cristo Jesus para boas obras.” Que boas obras? Que Deus preparou de antemão para que andássemos (para que?) “Andássemos”, esta é a primeira menção desta palavra “andar” nesta carta. Por que isso é importante? Porque estas boas obras, (vejam) “boas obras que Deus preparou de antemão para que nelas andemos”. E podemos perguntar: Que boas obras? Quais são essas boas obras e onde está a resposta? A resposta está no capítulo 4. Você entende isso? Porque quando Paulo disse “eu, portanto, o prisioneiro”, desde o versículo 2 (Efésios 4: 2), Paulo está citando quais são essas boas obras. E vamos ver lá, capítulo 4, veja o versículo 2. Veja as boas obras aqui. Estas são as boas obras. “Eu, portanto, o prisioneiro do Senhor, peço-lhe para andar”, a mesma palavra, mesmo capítulo 2, versículo 10. “andar digno da vocação” - digno. Esta palavra ‘digno’, na língua original tem a ver com harmonia. Esta é uma palavra importante também neste verso. Há muitas palavras importantes neste versículo 1, muitas. Esta palavra ‘digno’ no original, em grego, é a palavra harmonia. Esta é uma palavra maravilhosa porque Deus tem um plano e precisa andar em harmonia com este plano. Então Paulo usa a palavra digno em harmonia com o plano de Deus. Então vamos continuar. “Caminhar digno do chamado com o qual foste chamado”, e quais são estas boas obras? Então a resposta está no capítulo quatro. Vamos continuar agora, versículo 2. "Com toda a humildade". Este é o primeiro bom trabalho, "humildade". Você entende isso, irmão?

Não é para o trabalho que fazemos, algo que fazemos, algo que falamos, mas algo que tem a ver com caráter, caráter. Porque onde não há caráter, não há trabalho de Deus. O trabalho de Deus, a vida da igreja, a vida cristã, tudo é impossível, porque não há caráter. Por essa razão nós apontamos segundo Coríntios 3, versículo 3: “Deus está escrevendo alguma carta em nosso coração.” Irmãos, essa expressão é tão maravilhosa como dissemos, porque somos cartas vivas - cartas vivas. Nós lemos a Bíblia e o mundo lê a igreja. O mundo não gosta da Bíblia. Não há prazer no mundo sobre a palavra de Deus. Se Deus está escrevendo alguma carta em nossos corações, portanto, somos cartas escritas pelo Espírito Santo. Então, quais são as boas obras? Humildade tem a ver com o caráter. Tudo tem a ver com caráter; o caráter de Cristo formado em nós. Humildade e brandura ou mansidão em outra tradução, brandura ou mansidão com longanimidade ou paciência em outra tradução. Paciência ou longanimidade, “suportar uns aos outros em amor”. Porque o amor está resumindo tudo; em amor. Como Gálatas capítulo 5, você se lembra? Verso 22? “O fruto do Espírito é amor”. E depois do amor nós temos muitas coisas. Mas o amor resume tudo, porque esta última palavra que Paulo colocou neste verso é o amor. “Em amor”. E com estas palavras, Paulo introduziu esta sessão prática nesta epístola. Então meus irmãos, vamos resumir isso. O aspecto mais importante da visão de Paulo é essa obra-prima, essa feitura. E Paulo vê essa obra nisso, especialmente nesse aspecto importante: “Somos membros do corpo de Cristo”.

E não apenas membros de seu corpo, mas de sua carne e seus ossos. Porque nossa união com o Senhor é tão grande, tão completa. “Somos membros de seu corpo”, e no último capítulo Paulo está dizendo sobre a maneira de viver essa vida cristã, e há muitas marcas importantes. Nos versos 1 e 2, resumindo isso. Nos versos 1 e 2 podemos resumir com a palavra amor. Esta humildade, esta mansidão ou longanimidade, tendo um com o outro no amor ... no amor. E versículo 3, “esforçando-se para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz.” Isso é tudo o que é importante na visão de Paulo, por esta razão: por que meu irmão, por que isso é tão importante? Porque esse aspecto especial da visão de Paulo estava na cabeça, apenas uma cabeça e apenas um corpo. Portanto, devemos preservar essa unidade porque essa unidade não pode ser promovida. É necessário preservar, não promover. Você entende essa diferença, meus irmãos? Podemos usar as mesmas roupas, podemos falar da mesma maneira, podemos ir para o mesmo lugar... Isso não é a unidade do Espírito. A unidade do Espírito não pode ser promovida. A unidade do Espírito já é. Já foi promovido. Nosso Senhor promoveu essa unidade. Nossa responsabilidade é preservar essa unidade. E como podemos preservar essa unidade? Como? Eu acho que a chave é essa palavra que está em torno deste verso.

Podemos preservar essa palavra em humildade... Podemos preservar essa unidade, essa unidade sagrada em longanimidade, em ter paciência um ao outro. Este é o caminho para preservar essa unidade sagrada. Esta é uma unidade maravilhosa. Oh meus irmãos, é tão necessário! Capítulo 4, versículo 4. “Há um só corpo”. Você conhece esse aspecto principal da visão de Paulo? Você realiza isso? Um corpo! Este é o primeiro aspecto fundamental da visão de Paulo. “Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” Louvado seja o Senhor!

Irmãos, essa unidade é nossa responsabilidade de preservá-la. Mas vamos observar isso: não podemos promover essa unidade e essa unidade não é uma unidade externa. Esta é a unidade interna promovida pelo Espírito Santo. Então vamos ver apenas mais uma ou duas coisas. Desde o verso 1 até o verso 16, deste capítulo 4, há quatro seções - quatro seções. A primeira seção compreende o verso um e dois, e a palavra mais importante é amor. Porque dissemos: o amor resume tudo; humildade, mansidão, longanimidade e ter um ao outro. O amor é o resumo, está resumindo tudo. Assim, o amor é a palavra principal desta primeira seção, verso 1, versículo 2. E depois dessa seção é uma outra seção, desde o verso 3 até o versículo 6. Veja a Bíblia, por favor, no verso 3 até o versículo 6. E qual é o ponto principal dessa seção? O principal ponto é a unidade. Na primeira seção amor, na segunda seção unidade. É a primeira palavra. Sete vezes você pode ver a palavra "um, um...” Um só Senhor, um só batismo, um só Espírito, um só corpo..., sete vezes. A unidade do Espírito. Esta é a segunda seção, unidade, e precisamos preservar essa unidade. Então, desde o verso 7 agora, olhe esta expressão: “Mas a cada um de nós”, isso é muito diferente essa seção. A seção anterior, a segunda seção, um, um, um. Nesta seção “cada um”. Então o mesmo, o assunto, a questão da seção é diversidade, diversidade. Irmãos é tão maravilhoso, porque no mesmo corpo temos a unidade e temos diversidade, no mesmo corpo. Louvemos ao Senhor! Nós não temos apenas um ministério; nós temos muitos ministérios; “Cada um de nós”. Louvado seja o Senhor por isso!

Unidade do Espírito e muitos membros. Você vê a visão de Paulo? Onde cabeça, muitos membros, um corpo; homem corporativo. Então vamos ver algo mais. "Mas a cada um de nós foi dada graça". Louvado seja o Senhor! O Apóstolo João disse em seu evangelho, João capítulo 1, versículos 16 e 17, ele disse: “Cada um de nós recebeu do Senhor, da Sua plenitude, graça sobre graça.” Graça na graça de sua plenitude. Tão maravilhoso, meus irmãos, porque a plenitude está na Cabeça e pela Cabeça, através da Cabeça pelo Espírito Santo. Estamos recebendo graça sobre graça. A grande questão é: somos bons receptores da graça? Somos bons receptores? Você se lembra daqueles pássaros dentro de algum ninho, com a boca aberta para a mãe, lembra? Este é um tipo importante, símbolo. Deve ser nossas atitudes diante de nosso Deus, porque a plenitude está nele e cada um de nós está recebendo da Sua plenitude. Ele é nosso pai da glória, nossa mãe. Você entende? “O Pai da Glória” e estamos recebendo Dele, graça sobre graça. Assim, o versículo 7 diz: “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida de Cristo”. Irmãos, qual é a medida de Cristo? Podemos entender isso? É impossível! Veja o capítulo um, verso 22, o último verso do capítulo 1. “E colocou todas as coisas debaixo de seus pés e designou-lhe cabeça sobre todas as coisas para a igreja”. Essa é uma expressão maravilhosa! Mas olhe para isto: “Qual é o Seu corpo”. Mais uma vez observamos esta expressão: “Ele é corpo”, este é o fator especial da visão de Paulo. "Qual é o seu corpo, a plenitude". Veja a palavra “plenitude”. “Cada um de nós recebeu do Senhor, da Sua plenitude, graça sobre graça.” “A plenitude Dele.” Qual é a igreja, meus irmãos? Na minha opinião, não há melhor definição da igreja em toda a Bíblia. Qual é a igreja? A igreja é "Seu corpo, a plenitude". Louvemos o Senhor! "A plenitude Dele." Louvado seja o Senhor!

"A plenitude Dele". Ele quem? Quem enche. Alguma coisa? Não, todos; “Tudo em todos”. Louvado seja o Senhor!

Então, no capítulo 4, lemos, vamos voltar a esse verso. “Mas a cada um de nós a graça foi dada de acordo com a medida”. É a medida que lemos no capítulo 1, versículo 22. A medida é que nosso Senhor preenche tudo em todos. Esta é a medida: preenche tudo em todos. Louve o Senhor! “A cada um de nós, a graça foi dada de acordo com a medida do dom de Cristo. Portanto, Ele diz: Quando Ele subiu ao alto, Ele levou cativo o cativeiro... Palavra maravilhosa. Esta palavra, Paulo importa do Salmo 68, verso 18. E é muito interessante a diferença entre o Salmo 68, verso 18 e esta citação aqui. Há uma diferença. Você notou isso ou não? No Salmo 68, versículo 18, Paulo disse que este cativeiro de nosso Senhor, no Salmo 68, recebeu homens como presentes. Recebe primeiro os homens como presente no Salmo 68, versículo 18. Mas agora em Efésios pelo Espírito Santo, Paulo está interpretando este versículo no Salmo 68, e em Efésios 4, Paulo trocou a palavra e disse: “Ele deu à igreja.” É maravilhoso meus irmãos. Quando colocamos este verso em ordem, observe e anote isso. Salmo 68, versículo 18 e Efésios 4, versículo 8. “Quando ele ascendeu ao alto, levou cativo o cativeiro e deu…” E a palavra no Salmo é recebeu e aqui é deu.

Então você entende? Em primeiro lugar, nosso Senhor recebeu homens como presente. Então, meus irmãos, prestem atenção aqui. Como é o mecanismo (processo?)?¹ 

Primeiro de tudo a igreja é um presente do Pai para o Filho. Porque este nosso Senhor disse em João, capítulo 10: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”. Você se lembra? Mostre que as ovelhas são o presente especial do Pai para o Filho. Então, em primeiro lugar, quando nosso Senhor penetrou nos lugares subterrâneos, Ele recebeu homens como presentes. Dom do Pai ao Filho, seu dom. Somos presentes para o Senhor em primeiro lugar. Por causa disso, somos Seus prisioneiros, irmãos. Irmãos, estes versos na Bíblia, você não tem um versículo aqui sobre um verso ali sobre um verso lá… Você entende? Você tem algo aqui, algo ali e alguma coisa lá através da luz sobre alguma coisa aí... Essa é a palavra de Deus. Então, quando colocamos essa coisa juntos, temos uma imagem maravilhosa.

Primeiro de tudo nosso Pai nos deu ao Filho; Nós somos Seu presente, presente especial. Por causa disto, Ele disse: “Minhas ovelhas”. Não há confusão lá. “Eles ouvem a minha voz”, “eles entendem a minha voz”. Oh meus irmãos… Louvem a Deus pelo ministério do Espírito Santo! Conhecemos a voz do nosso Pai. Então, quando o Filho recebeu Seu presente do Pai, o que ele fez? Ele deu. Ele deu à igreja, a nós, à igreja, para edificar a igreja, edificar a igreja, aperfeiçoar os santos. Louvemos o Senhor! Portanto, esta é a visão sobre o ministério nas escrituras, não que os homens estejam na plataforma para serem observados, mas nosso Deus deu dons para a igreja, para aperfeiçoar a igreja, amadurecer os santos, realizar seus ministérios. Louvado seja o Senhor meus irmãos. Este ministério é ministério corporativo, não um ministério singular. “Quando ele subiu ao alto, Ele levou cativo o cativeiro e deu presentes aos homens.” Agora “ele subiu (verso 9) agora este “ele subiu”, isso significa: “Mas Ele também desceu primeiro nas partes inferiores do a terra”, Ele próprio, Aquele que desceu é também Aquele que ascendeu muito acima de tudo”, não apenas acima de tudo, mas acima de tudo. Irmãos, essa expressão "muito acima de tudo" tem a ver com a medida de Cristo. Tem a ver com a sua plenitude. Ele foi colocado muito acima de tudo, mas Ele é a nossa mão, nossa cabeça em unidade vital com seu corpo. Não é maravilhoso meus irmãos? “Muito acima de tudo (verso 10) os céus, para que Ele possa preencher todas as coisas.” Veja a palavra “encher” novamente como no capítulo 1, versículo 22. “Ele preenche tudo em todos”, e aqui novamente. “Para que Ele possa preencher todas as coisas” e uma pergunta aqui. Como nosso Senhor encherá todas as coisas, como? Através do Seu corpo. Este é o único caminho: a cabeça está no céu. A cabeça está entronizada, esta é a cabeça. Mas seus membros estão na terra e Ele preencherá todas as coisas através da igreja. Por isso, queridos irmãos, em Efésios 3, verso 10, há uma palavra maravilhosa lá. A igreja é sua plenitude, todos os principados, todos os poderes verão o poderio, a graça de Deus, a glória de Deus, porque o nosso Deus é o Deus da glória, o Pai da glória. Assim, Sua glória será vista na igreja, sobre a igreja. Então vamos continuar apenas mais alguns minutos. Efésios capítulo 4, versículo 11. "E ele mesmo". Você notou essa importante palavra “Ele mesmo”? Não outro homem, um homem não pode constituir outro homem. “Ele mesmo” deu alguns para serem apóstolos, alguns profetas, alguns evangelistas e alguns pastores e mestres, para o equipamento dos santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos nós… ”Novamente a palavra todos. Nosso Senhor enche tudo em todos. E todos nós porque estamos recebendo de sua plenitude, graça sobre graça. Como aqueles pássaros com suas bocas abertas. “Para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade”. Novamente a unidade. “Da fé e do conhecimento do Filho de Deus para um homem perfeito, à medida…” Novamente a palavra “medida”. Você se lembra? Então você precisa ler, irmãos e irmãs, esta epístola com muito cuidado, porque é tão incrível. “A medida da estatura da plenitude.” E aqui novamente, “plenitude - novamente - de Cristo”. Esta é a igreja. Capítulo três, apenas mais um verso. (Capítulo 3, versículo 10) Vamos ler o versículo nove porque precisamos do contexto (versículo 9). “E fazer com que todos vejam o que é a comunhão do mistério, que desde o princípio dos séculos tem estado oculto em Deus (em Deus) que criou todas as coisas.” A palavra “todos” novamente - mais uma vez -, “todas as coisas através de Jesus Cristo; com a intenção de que agora - agora, não amanhã, mas agora -, “agora a multiforme sabedoria de Deus seja revelada pela igreja aos principados e potestades nos lugares celestiais, de acordo com o propósito eterno”. Esse é o tema desta carta: O eterno propósito de Deus. E irmãos, precisamos colocar isso aos pés do Senhor, porque precisamos de olhos abertos pelo Espírito Santo. Estas são as orações de Paulo no capítulo um. Você se lembra? Capítulo de Efésios, verso 17? Os olhos abertos e iluminados pelo Espírito Santo. Corações iluminados pelo Espírito Santo. Então irmãos, quando temos uma visão real, decisão e (então)¹ não nos colocamos nessa posição: ereto. Você sabe? Mas nesta posição nós nos prostramos de joelhos diante de nossos olhos. Quando somos cativos, essa é a única atitude: curvamos nossos joelhos, como Paulo, como João, como Daniel. (Capítulo 10) "para que a multiforme sabedoria de Deus seja revelada pela igreja aos principados e potestades nos lugares celestiais, de acordo com o propósito eterno que Ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, em quem temos ousadia e acesso com confiança através da fé nele.” Então irmãos, esta é a visão de Paulo. Isso tem a ver com essa obra-prima, com essa feitura nesses aspectos. Então, vamos pegar essas coisas e colocar isso aos pés do Senhor com a mesma oração de Paulo no capítulo um. Vamos ver as orações e terminaremos agora. Vamos ler esta oração. Efésios 1. Você sabe que há duas orações de Paulo nesta carta, sim? Duas orações: uma oração no capítulo um, outra oração no capítulo três, duas orações. Vamos ler esta primeira oração. Efésios 1, desde o versículo 15. "Portanto eu também, depois que ouvi sua fé no Senhor Jesus e seu amor por todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós em minhas orações." Olhe a oração agora, primeiro v.17. "Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, possa dar-lhe o Espírito de sabedoria e revelação." Oh meus irmãos, precisamos tanto dessa obra do Espírito Santo que nos dá sabedoria, nos dá revelação, porque irmãos, se não temos essa atitude, nossa marca de nossa caminhada, seremos como Laodiceia - soberba. Nós temos todas as coisas, eu sei todas as coisas ... Eu ouvi todas as coisas, estive em todas as conferências, li todos os livros e colocamos um obstáculo para a obra do Espírito Santo. É tão necessário irmãos.

"Vos conceda o Espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele, os olhos ..." Olhem este maravilhoso versículo irmãos e irmãs. "Os olhos de seu entendimento...” Nosso entendimento é tão cego. “Os olhos de seu entendimento sejam iluminados.” "Louvado seja o Senhor! “Iluminados para que você possa conhecer"... que você pode conhecer. Em outras palavras, sem o ministério do Espírito Santo não temos nada, nada. Sem humildade, (humildade) não temos nada. "Para que saibais qual a esperança do seu chamado e a riqueza da glória da sua herança nos santos." Oh irmãos, esta é a oração, não a oração de Paulo, esta é a oração do Espírito Santo. Porque não podemos orar de uma boa maneira. Louvemos o Senhor! Que o Senhor continue falando aos nossos corações, irmãos. Vamos orar.

Nosso Deus, Pai da Glória, nós te louvamos. Nos dê este espírito de sabedoria e conhecimento. Abra nossos olhos para vermos. Nós precisamos de Ti. Oh Senhor, realize Seu trabalho em nós, Senhor. Nós oramos em nome de nosso Senhor Jesus, amém.

Obrigado irmãos.


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NOTAS


¹ Palavra entre parêntesis, ‘nota’ do tradutor.

Tradução da mensagem em inglês "The Heavenly Vision" de Romeu Bornelli 

Tradutor: Levi Cândido


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