Nada é difícil demais para Ele
"Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa". (Jeremias 32:17)
Confinado em uma prisão em Jerusalém - a cidade prestes a ser sitiada, e seus habitantes ameaçados de cativeiro - , ainda assim, ao profeta é ordenado que compre um campo, observando todas as formas costumeiras de aquisição de terras, como se a situação do momento não estivesse atravessando uma crise tão terrível.
O servo do Senhor obedece imediatamente, sem questionamentos ou delongas, compra o campo e pesa o dinheiro, aparentemente sem nenhuma probabilidade de ver o campo ou alegrar-se com ele. Que fê esplêndida! E vemos que o segredo brota de sua confiança quando que nada é difícil demais para Ele.
É importante notar que essas palavras agradaram ao Senhor de tal maneira que, mais adiante no mesmo capítulo, Ele as coloca na própria boca e as repete ao profeta, perguntando:
"Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?" (vs 27 NVI).
Suas dificuldades e provações talvez não sejam comparáveis ou semelhantes àquelas do "profeta chorão", mas são verdadeiras e aparentemente intransponíveis para você. O fato é que, sozinhos, somos incapazes de vencê-las ou suportá-las. Portanto, quero lembrar-lhe que a mão do Senhor não está encolhida, que Seu poder nos tempos de Jeremias é certamente igual ao de hoje.
Erga a cabeça e olhe para Ele com confiança diante de qualquer dificuldade que possa lhe estar causando opressão ou qualquer fardo que lhe pareça pesado demais.
"Nada é difícil demais para Ti".
Pense em todos os problemas que existem em sua vida: circunstâncias difíceis, deveres penosos, dores angustiantes, lutas dolorosas, decepções amargas, palavras duras, pensamentos cruéis, a dureza de seu coração, a dureza do coração dos outros.
Reúna-o todos, e muitos outros, e empilhe-os até se transformarem em uma grande montanha de aflições - e o seu Deus continuará a perguntar-lhe calmamente: "Há alguma coisa difícil demais para mim?".
Quando nosso coração está cansado dos cuidados e infortúnios da vida, quando nossa coragem enfraquece por causa da falta de esperança, e clamamos com o patriarca [Jacó]:
"Todas estas coisas me sobrevêm!" (Gn 42:36), como é bom saber que o apoio e a fortaleza vem do nosso Deus que tem todo o poder no Céu e na Terra!
Não há nada poderoso demais para Ele controlar! Não há nada insignificante demais que escape do Seu olhar!
A fé de Jeremias...
não vê obstáculo algum,
não tropeça em impedimento algum,
não sucumbe sob peso algum,
não se retrai diante de nenhuma responsabilidade -
porque ele compreende a sublime Onipotência de Deus e fortalece-se chamando à lembrança Seu "braço estendido" na criação dos Céus e da Terra. Não podemos agir de modo semelhante ao profeta?
Susannah Spurgeon - extratos selecionados da pág 145 do livro "Palavras de Susannah".
Comentários
Postar um comentário