O propósito de Deus nas provações



"O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o SENHOR". (Provérbios 17:3). 


"Somos constrangidos a declarar hoje, quando Sua mão nos corrige: “Ao Senhor cabe dar, e ao Senhor compete o tomar, bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). 


É impossível ao Senhor fazer algo cruel, e se recebemos o bem de suas mãos, não receberemos com igual alegria o que parece ser mau? 


Fazes tudo perfeitamente, ó Senhor, e em tudo fazes o melhor que pode ser feito. Não somente aceitamos Sua vontade, mas sentimos prazer e satisfação divinos ao pensar que o Senhor tem Sua própria vontade; afinal que outra vontade deve prevalecer, quem mais deve reinar, quem mais deve ser o controlador dos eventos, senão o Senhor mesmo? Amém!" -- C. H. Spurgeon (Praying with Spurgeon). 


O tempo todo devemos nos lembrar que nossas provações, ainda que nos pareçam tangíveis, tem um caráter espiritual. Tudo que nos acomete no nosso dia a dia: uma situação de pressão prolongada, uma emergência, provações devastadoras e profundas, todas elas são proveitosas e são permitidas pelo Senhor. 


Pedro fala sobre um "fogo ardente" (1Pe 4:12), uma fé é provada pelo fogo. Quando Pedro escreveu, ele se referia a adversidades, tribulações, situações dolorosas. Por meio dessas coisas o Senhor prova nosso coração.

Vemos isso na experiência de José, do povo de Israel no deserto (Dt 8:2), vemos isso na Igreja de Esmirna. Eles estavam temporariamente nas mãos do diabo, ainda que tivessem sido libertados de suas mãos quando foram salvos. Deus disse: "Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós" (Ap 2:10). O Senhor permite essas experiências para trazer à luz o que está no nosso coração. 


As provações podem ter formas variadas - tocam nossa vida diária e pessoal, nossos relacionamentos. 


Nossa primeira reação é clamar por libertação. É claro que libertação é muito importante, mas esse não é o propósito primário do Senhor com nossas provações. As palavras de Paulo em 1 Coríntios 10: "Deus não se agradou da maioria deles" (vs 5) se remetem ao que ele havia dito em 1Co 9:27: "não venha eu mesmo a ser desqualificado." Isso é muito importante, porque Deus reprovou a maioria daqueles que estavam sendo provados, ainda que os tenha tirado da dificuldade. 


A primeira coisa a saber então é que esse lugar onde o Senhor nos colocou hoje -  essas circunstâncias que nos são peculiares e que talvez sejam conhecidas somente por nós e pelo Senhor - envolvem um propósito grandioso, e o resultado é muito importante para o Senhor e para nós. 


Esse resultado está atrelado à nossa atitude de coração na provação, na adversidade. 

Algumas pessoas são provadas pela PROSPERIDADE. Quando ouvimos a respeito de pessoas sendo provadas e passando por dificuldades, podemos até não compreender porque não compartilhamos da mesma sorte, mas acredite - você está sendo provado também. Os que estão passando por prosperidade são tão provados quanto aqueles que passam por privações. 


Você acha que a Igreja de Laodicéia foi menos tentada que a Igreja de Esmirna? Eles possuíam tudo, e isso foi exatamente o motivo de sua derrota espiritual. Ainda que tudo possa nos parecer muito confortável e agradável, também estamos sendo provados - nosso coração também é revelado nas circunstâncias agradáveis e favoráveis. 


A prosperidade é um grande teste. 


Às vezes um caminho maravilhoso se abre diante de nós, até mesmo como resposta à nossa oração, com toques de coincidência extraordinários - tudo parece se confirmar. Isso pode ser algo permitido pelo Senhor exatamente para nos provar. Tendemos a aceitar aquela "confirmação" porque desejamos seguir esse caminho, mas será que também o acalentaríamos se fosse um "caminho de lutas"? Em todos os nossos caminhos estamos sendo provados. 


Paulo dá um exemplo prático disso na nossa vida e trabalho: alguns trabalham para senhores desagradáveis, em posições muito ruins e isso era com o objetivo de prová-los, se aquilo que faziam era realmente para o Senhor. Outros, entretanto, tinham senhores bons e agradáveis, mas ainda assim estavam sendo provados. Fariam seu serviço adequadamente? Estamos sendo provados todos os dias - não pelo homens, mas pelo Senhor, que prova nossos corações (Ef 6:5-9; Cl 3:22-25; 1Tm 6:1,2). 


Harry Foster (tradução livre de extratos do artigo God's Purpose in Testing, publicado na revista  AWAT de Janeiro de 1941  - Vol 19, no1).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES