Filhos da Luz
Outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda a bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor" (Efésios 5:8-10).
Ao trazerem a mulher adúltera ao Senhor Jesus, os escribas e fariseus disseram-Lhe: "Na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?" (Jo 8:5). Evidentemente, eles não estavam preocupados com o cumprimento da lei mosaica, mas estavam testando Jesus: se Ele lhes dissesse que a lei deveria ser cumprida, poderiam acusá-Lo de não amar, de não ser misericordioso ou algo assim; mas caso não quisesse cumprir a lei, alegando que, por ser amor, Deus perdoaria a mulher se ela se arrependesse, seria acusado de violar a lei de Moisés e não mais seria aceito pelo povo como profeta e enviado de Deus.
Que fez, então, Jesus? "Inclinando-se, escrevia na terra com o dedo" (v. 6). Talvez os judeus estivessem rindo da atitude de Jesus, por pensarem que haviam conseguido "encurralá-Lo", deixando-O sem resposta e, por não ter como resolver a questão, escrevia no chão para evitar ter de falar. Então, insistiram na pergunta. Por isso, "Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra" (v. 7). Ele não disse se deveriam ou não observar a lei de Moisés, antes usou de muita sabedoria.
Após dizer isso, "tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos" (vs. 7, 8); dos mais velhos, que tinham mais pecados, até os últimos, todos foram iluminados interiormente — todos têm pecados. Por isso Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo" (v. 12). Sem a luz, aquelas pessoas jamais saberiam que tinham tantos pecados.
Aqueles judeus consideravam-se muito sábios, e supunham poder encontrar alguma falta em Jesus. No entanto, ao serem iluminados, viram que eram cheios de pecados, e nada mais puderam fazer senão ir embora. A mulher, no entanto, permaneceu diante da luz do mundo, e chamou Jesus de Senhor (v. 11). Isso indica que ela se arrependeu.
Que possamos nos perguntar: temos recebido a luz do mundo? Qual tem sido nossa reação, resposta ao Senhor como igreja? Temos buscado coletivamente permanecer na Luz da Vida para obtenção da Mesma? Que Sua Luz nos ajude, que permaneçamos na Luz. Não simplesmente abandonarmos nossas pedras de julgamentos, ou examinando o cordeiro no aspecto da letra, mas como aquela mulher entregue a misericórdia de Jesus, onde ela permaneceu, em Sua presença.
Amém, última parte do que falamos na reunião em Capão, muitas outras coisas foram faladas, como na sequência do cap 18 de Lucas onde mostra a condição de dependência das criancinhas. Sejamos como as tais!
Deus abençoe aos santos.
Júnior
Comentários
Postar um comentário