A eucatástrofe da Queda
A palavra “eucatástrofe” é a junção do prefixo grego "eu" que significa: "bom", ou "boa" e da palavra "catástrofe" que significa: "queda", ou "queda para baixo". Significa então: "Boa queda" ou "Queda que termina em bem". É a palavra cunhada e usada por Tolkien, para descrever como Deus usa soberanamente as consequências do mal feito por suas criaturas, para produzir um bem e uma alegria muito maior no final. Ela expressa a verdade vista em outra palavra que os Pais da Igreja e os Escolásticos usavam - a _Felix Culpa_ (em latim: Culpa Feliz, isto é a culpa que terminou em Felicidade). Deus permitiu a Queda; mas a queda do homem, fez com que o Redentor viesse e trouxesse uma salvação muito maior do que aquilo que o homem tinha no estado de inocência.
"O Deus Todo-Poderoso e infinitamente bom, não haveria de permitir a ocorrência do mal, se Ele não pudesse usar esse mal para produzir um bem muito maior" (Agostinho)
"A eucatástrofe 1 da Queda, é a Encarnação do Verbo; e a eucatástrofe da Crucificação é a Ressurreição. Essa história começa e termina em Alegria!" *(J. R. R. Tolkien)*
"O maior pecado do homem, atraiu a maior graça de Deus" *(Robert Govett)*
Comentários
Postar um comentário