O Divino Ajudador

 Mt 12:18-20: "Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios. […] Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida (‘pavio’) que fumega, até que faça vencedor o juízo.”


Meu irmão, minha irmã, desejo iniciar essa breve meditação nesta manhã com uma nota de encorajamento a todos os amados: O Senhor conhece cada situação que envolve Seus filhos e tem absoluto controle sobre tudo; ”ao Seu dispor estão todas as coisas” (Sl 119:91). 

Jesus não despreza ou abandona aqueles que estão em dificuldades, mesmo que a situação pareça desesperadora. Ele se aproxima com misericórdia e busca trazer restauração e esperança, em vez de julgamento e destruição. 

O "pavio que fumega" representa uma situação frágil, uma fé hesitante, ou uma pessoa que está passando por dificuldades e precisa de amparo. A imagem do pavio que ainda fumega, mesmo com pouca luz, indica que ainda há esperança e potencial para restaurar a chama. 

Um irmão já disse que os judeus costumavam fazer flautas de cana. Quando uma cana rachava, eles a quebravam. Além disso, faziam tochas de mechas de linho, que queimavam óleo. Quando o óleo acabava, a mecha fumegava e eles a apagavam. Alguns dentre o povo do Senhor são como cana rachada, a qual não pode mais emitir notas musicais; outros são como mechas que fumegam, que não podem mais produzir luz. Contudo o Senhor não quebrará os que são como a cana rachada nem apagará os que são como a mecha fumegante.

Irmãos, Deus pode mudar o nosso pranto em dança, tirar a nossa veste de lamento e nos vestir de alegria, para que O louvemos e não nos calemos. (cf. Salmo 30:11-12)

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl 37:5, ver vv. 3-7a). 

“Algum de vocês, pais, já ouviu seu filho acordar com pânico ou medo e gritar o nome da mãe na escuridão? Não foi esse um apelo mais poderoso do que todas as palavras? E pode ter certeza de que a alma que clama a Deus, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, embora não tenha "outras palavras além do clamor", jamais clamará em vão.”

“Para aqueles que não passaram por nenhuma agonia, Jesus diz: “Não tenho nada para vocês; fiquem firmes, endireitem os ombros. Eu vim para o homem que sabe que tem um fardo maior do que pode suportar, que sabe que existem forças que ele não pode tocar; farei tudo por ele se ele Me permitir. Deixe apenas que o homem conceda que precisa, e Eu farei por ele.”

"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”(1Pe 5:6-7)

Quão poderosa é a oração perseverante! É a força mais poderosa que o homem pode empunhar. “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”* (Tiago 5.16).

Que o homem de oração continue a orar. Suas orações, se guiadas pela Palavra, são aceitas por Deus por meio de Jesus Cristo e fazem parte do processo designado para efetuar os propósitos de Deus para a realização daquilo que ele pede. E embora poderosos inimigos possam provocar conflito e agitação nesse mundo invisível, todos os recursos do céu, até o maior príncipe diante do trono de Deus, serão postos em movimento para cumprir as promessas de Jeová. 

Ele “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo.”

Amém! Amém! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

DEVOCIONAIS