Nunca diga nunca!
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor… O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Pv 16:1,9)
Minha esposa costumava dizer por muito tempo: “Eu nunca entrarei no meio do mar!” Claro, ela dizia isso por paúra de estar sobre algo tão profundo. Porém, aconteceu que, num determinado dia, ela e eu fomos contratados para começar a trabalhar como caseiros em uma das residências do presidente da seleção brasileira de futebol.
Então, chegado o dia da posse do nosso novo emprego, ele nos convidou para irmos juntos com ele no seu carro até à sua casa que fica em uma ilha no litoral norte de São Paulo.
Assim que acabamos de descer a serra, entramos com ele numa marina (um porto ou uma doca especializada em abrigar e dar suporte a embarcações de lazer, como lanchas, iates e veleiros). Após estacionar seu carro, ele nos levou até à margem de um rio beirando a marina, onde entrou em um dos iates que estava disponível para seu uso próprio. Em seguida, ele nos pediu para entrarmos também. Entramos e, em poucos minutos, saímos do rio e já estávamos nas águas do mar, bem distantes da praia para surpresa e espanto da minha querida esposa. Nada disso tinha sido combinado, mas aconteceu. Foi um fato que pode acontecer com qualquer um, e aconteceu conosco! Que experiência foi aquela!
O que podemos aprender disso? Muitas lições.
Mas vamos nos deter somente no seguinte aspecto: nossa vida, com nossos projetos, nossos passos, nossos sonhos, nosso presente, nosso futuro…, estão tudo ao dispor de Deus.
Só Ele é soberano sobre tudo “e tudo faz como lhe agrada” (cf. Sl 115:3).
Aprendemos que dizer “nunca farei isso ou aquilo” não é uma expressão ou atitude coerente de um filho de Deus. Não sejamos absolutos em nossas negações ou afirmações, pois as circunstâncias podem mudar e o que parece impossível ou improvável hoje pode se tornar realidade amanhã.
Não somos donos do nosso destino; Jesus Cristo é o Senhor! Não sabemos o que nos sucederá amanhã, só Ele sabe. O que é a nossa vida? Porventura sabemos o que sucederá amanhã? “Em vez disso, devíamos dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tg 4:15).
Certamente, o novo homem do espírito tem que aprender um novo discurso, o discurso da fé. Nossa fé é como aquela mencionada nas Escrituras: Cri e, por isso falei. (cf. 2 Co 4:13)
Que nos colocamos sob a orientação divina. Só Ele é perfeito e absoluto e não erra jamais. Somos exortados na sua Palavra:
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.”
“Pois, assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que seus caminhos, e meus pensamentos, mais altos que seus pensamentos.”
“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.”
(Sl 37:5; Is 55:9; Pv 23:26).
*Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.*
(Sl 139:23-24)
Comentários
Postar um comentário