FÉ PRECIOSÍSSIMA

 


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho…. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:1-2, 6)


Em Gênesis, aprendemos que a fé em Deus é absolutamente essencial para termos comunhão com Ele e realizarmos nosso potencial como seres humanos. “... sem fé é impossível agradar a Deus.” 

A fé é a lei da vida. Quem vive pela fé prospera, mas quem não vive pela fé fracassa. Os quatro patriarcas são exemplos primordiais do que é a fé e de como ela se manifesta. Em cada uma de suas vidas, aprendemos algo novo sobre a fé.

A fé de Abraão demonstra obediência inquestionável … Essa é a característica mais básica da fé. Essa é uma das razões pelas quais Abraão foi chamado de "pai dos fiéis". Deus se revelou a Abraão nove vezes (12:1-3, 7; 13:14-17; 15; 17:1-21; 18; 21:12-13; 22:1-2; 22:15-18), e em cada uma delas a resposta de Abraão foi obediência inquestionável.

A fé de Isaque nos ajuda a ver a qualidade da aceitação passiva que caracteriza a verdadeira fé em Deus. Essa foi a sua resposta às duas revelações de Deus a ele (26:2-5, 24). Às vezes, Isaque era passivo demais.

A história de Jacó é uma história de conflito com Deus até que ele compreendeu suas próprias limitações: então, ele confiou em Deus. Podemos ver sua fé na sua reconhecida dependência de Deus. As sete revelações de Deus a ele o conduziram, por fim, a essa situação (28:12-15; 31:3, 11-13; 32:24-29; 35:1, 9-12; 46:2-4). A maioria dos crentes hoje se identifica facilmente com Jacó, porque nós também lutamos contra o desejo de viver independentemente de Deus.

A vida de José nos ensina o que Deus pode fazer com uma pessoa que confia nEle consistentemente diante da adversidade. A característica mais marcante da vida de José foi sua fidelidade a Deus. Ele acreditou nas duas revelações de Deus que recebeu em sonhos (37:5-7, 9), mesmo quando a vontade de Deus não parecia estar se cumprindo como ele esperava. A fé paciente e sua recompensa transparecem na história de José. O Senhor Jesus exemplifica de forma suprema essa qualidade da fé.

A fé, conceito-chave em Gênesis, significa confiar que o que Deus prescreveu é de fato o melhor para mim e demonstrar essa confiança esperando que Deus providencie o que prometeu. Uma "pessoa de fé" é aquela que se compromete a agir com base nisso, mesmo que não veja o caminho de Deus como o melhor.

(Thomas Constable)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

DEVOCIONAIS