Mesmo em Seu silêncio, Deus está trabalhando

 


“Clamo a ti, e não me respondes; estou em pé, mas apenas olhas para mim.”

(Jó 30:20)


Há momentos em que o céu parece fechado e o coração se pergunta: “Por que Deus não fala comigo?” ou “Por que Deus não responde as minhas orações?” 

São indagações reais que tratam do silêncio de Deus. Mas há um propósito em tudo.

Você está vivenciando esse silêncio? 

“Jó viveu esse silêncio. Ele clamava, chorava e nada ouvia, apenas o eco de sua dor. Mas aquele silêncio não era ausência, era presença velada. Deus não se calou porque o esqueceu, e sim porque estava sondando e formando algo mais profundo dentro dele. Quando Deus não fala, Ele está trabalhando em nós, ensinando-nos a confiar não nas respostas, mas no caráter d’Ele. O silêncio de Deus é uma escola onde aprendemos a andar pela fé e não pela vista, a descansar mesmo quando não há explicações, e a crer que, mesmo calado, o Senhor continua escrevendo nossa história com amor e propósito.”¹

Alguém já disse que “é  menos importante conhecer todas as respostas do que conhecer e confiar nAquele que tem as respostas.”

Em seu tempo, o Senhor revelará aquilo que Ele aprouver nos revelar quando manteve silêncio.

"Agora vemos a providência de Deus como se fossem as engrenagens fora de lugar e os pinos espalhados de um relógio. Mas na glória veremos o relógio na sua totalidade e inteireza”

O Senhor está em ação contínua até concluir Sua boa obra. (ver Filipenses 1:6; 1 Pedro 5:10)

“Quando Deus finalmente fala a Jó do meio do redemoinho (Jó 38-41), Ele não responde às perguntas que o homem vinha fazendo, mas revela a Sua própria presença e grandeza. Jó queria entender o “porquê” de sua dor, mas Deus o conduz a conhecer o “Quem” estava com ele em meio à dor. O redemoinho representa a força irresistível da revelação divina que tira o foco das circunstâncias e o coloca no Senhor soberano. Ao contemplar o Criador, aquele que sustenta o universo, que dá ordens ao mar, à luz e às estrelas, Jó percebe que o maior milagre não é ter as respostas, mas ter a presença. Quando o coração se encontra com Deus, as perguntas perdem o peso, o orgulho se cala e nasce a rendição. A visão do Cristo glorioso transforma a queixa em adoração, e a alma encontra descanso não porque entende tudo, mas porque agora conhece Aquele que é tudo [e está sobre tudo].”¹

“Salmodiai ao Senhor, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome. Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30:4-5) 

A história de Jó não termina com o silêncio de Deus, mas com revelação, comunhão, prosperidade espiritual e temporal etc. “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” (Jó 42:10)

"A providência carrega em suas mãos todos os momentos de nossa vida, tanto seus privilégios quanto preocupações. Teu pão está na despensa dele; Teu dinheiro na bolsa dele; tua segurança, nos braços acolhedores dele. E com certeza o mínimo que deves fazer é registrar os favores que recebes de sua mão" ²



(¹ Um irmão no Senhor; ²John Flavel)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

LEVI CÂNDIDO