O DESCANSO DA FÉ
"Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso..." (Hb 4:3)
Lemos na epístola aos Hebreus que “a única razão por que o povo de Israel não entrou em Canaã foi sua incredulidade. A terra estava esperando: o descanso havia sido provido, o próprio Deus os faria entrar na terra e lhes daria descanso. Todavia, algo lhes faltou: eles não creram e, por isso, não se entregaram a Deus para que fizesse por eles aquilo que havia prometido. A incredulidade fecha o coração para Deus e afasta a vida do poder
de Deus. Na verdade, a incredulidade faz com que a palavra da promessa se torne sem efeito. As boas-novas do descanso nos foram pregadas assim como para eles. Na Escritura, temos as mais preciosas garantias para encontrar descanso para a alma
sob o jugo de Jesus, encontrar a paz de Deus que excede a todo o entendimento, uma paz e gozo na alma que nada pode tirar. Mas, quando não acreditamos nas promessas, não podemos experimentá-las; a fé é por natureza o descansar na promessa e naquele que fez as promessas até que ele cumpra tudo em nós. Somente fé pode entrar no descanso. A
plenitude de fé entra no descanso pleno. "Nós, porém, que cremos, entramos no descanso". Nesse texto, não diz "entrarão". Hoje, como diz o Espírito Santo, aqui e agora, nós, os que cremos, entramos no descanso. O descanso da fé aqui referido é como o que ouvimos a respeito de sermos participantes de Cristo - desfrutaremos da bênção "se guardarmos firme, até ao fim, a confiança que desde o princípio tivemos". A fé inicial, que nos conduz para fora do Egito (o mundo) atravessando o Mar Vermelho (morte e ressurreição em Cristo), deve ser guardada firme, então chegará à plenitude da fé, que nos leva a atravessar o Jordão e entrar na terra de Canaã. (...) Sem fé, a Palavra não tem qualquer proveito para nós. Podemos tentar entrar no significado da promessa por meio de nosso intelecto ou pelo muito estudar, mas Deus jurou que eles jamais possuiriam a terra ou entrariam em seu descanso senão pela fé. Uma coisa Deus nos pede em nosso relacionamento com ele e com sua Palavra: o hábito da fé, que sempre mantém nosso coração aberto para Deus e deseja ardentemente entrar em seu descanso e ali habitar. Somente a alma sedenta de Deus, do Deus vivo, terá a capacidade espiritual de receber a revelação de como Jesus, o Sumo Sacerdote, leva-nos para a presença de Deus. O ensinamento mais adiante a respeito de entrar no Santo dos Santos nada mais é do que um desvendar mais claro do que aqui é denominado "entrar no descanso". Acima de tudo, tenhamos fé no estudo desta epístola. Você deseja entrar no descanso? Lembre-se do que nos foi ensinado a respeito dos dois estágios. Eles são representados por Moisés e Josué. Moisés o líder, Josué o aperfeiçoador ou consumador da fé de Israel. Moisés tirou o povo para fora do Egito; Josué os levou para a terra de Canaã. Aceite Jesus como o seu Josué. Não permita que os fracassos passados, e o tempo que andou vagueando e o pecado lhe causem desespero ou satisfação com o que você é. Confie em Jesus, que, por meio do aspergir do sangue, lhe trouxe para fora do Egito a fim de levá-lo definitivamente a entrar no descanso. Fé é sempre o repousar naquilo que outro fará por mim. A fé cessa de buscar ajuda em si mesma ou em seus esforços, cessa de perturbar-se com suas necessidades ou fraquezas; a fé descansa na suficiência do Todo-Suficiente, aquele que se encarregou de tudo, que tomou tudo em suas mãos. Confie em Jesus. Desista e abandone o deserto. Siga o Senhor plenamente: Ele é o descanso…”
(Fragmento da exposição da epístola aos Hebreus por Andrew Murray)
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