O REINO DE DEUS - Salvação - Vida - Edificação
*“A salvação destina-se à vida; e a vida à edificação.”*
Irmãos e irmãs, esperamos que o Senhor desembainhe Sua espada de dois gumes e faça a divisão necessária do que é alma, espírito e corpo para que possamos responder aos anseios do Espírito Santo.(Hb 4:12).
Rogamos ao bendito Senhor que prevaleça sobre tudo pelo Seu Espírito para a glória de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Amém!
Cremos que isso é uma necessidade urgente para o povo do Senhor neste tempo do fim. Cremos que já estamos quase no limiar do reino milenar. O Senhor Jesus Cristo, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores está voltando para inaugurar e estabelecer o Seu reino de justiça e paz neste universo desorganizado e poluído pelo pecado e por Satanás. E para esse reinado o Senhor contará com Sua Esposa gloriosa e seus santos cooperadores, seus companheiros, que estarão com Ele apascentando as nações com cetro de ferro.(Gn 49:10; Hb 1:8; 2:26-27; 12:5; 19:15) O Senhor está convocando seus santos vencedores para reinar com Ele neste milênio que está à porta. (Rm 5:17) Isso já pode ser um antegozo para Seus santos no Espírito. (Rm 8)
Estamos anelantes, irmãos, que o Senhor opere isto em nós? Esta divisão tão necessária pela Sua Palavra? “O tempo da graça é a oportunidade de buscar a "glória" que está próxima à mão.”¹
Isto é absolutamente necessário, “porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Rm 8:5-8)
Nada do que é natural, que foi corrompido pelo pecado, poderá resistir e prevalecer no reino espiritual, nas regiões celestiais em Cristo. O Senhor faz tudo novo de acordo com Sua santa e soberana vontade (2 Co 5:17). O Rei Santo exige caráter santo dos Seus santos para o Seu reino de santidade, justiça e glória.
*O nascimento do alto é absolutamente imprescindível para a visão e admissão no Reino bendito de Deus*
"A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, *não pode ver o reino de Deus*. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito *não pode entrar no reino de Deus*."
(João 3:3,5)
Amados, vejamos aqui algo com muita atenção. Vemos no versículo três que o Senhor Jesus mencionou o verbo ‘ver’ e no verso cinco o verbo ‘entrar’ ao referir-se ao ‘novo nascimento’, ou o ‘nascimento do alto’, ou ‘de cima’. Certamente estamos tocando aqui em algo delicado, mas necessário. Talvez você ainda não tenha ouvido ou lido sobre o que devemos tocar aqui. Recomendo-lhe que não julguem nada antes do tempo até que o Senhor traga luz esclarecendo essa questão, caso haja algo obscuro ainda. ‘Ver’ e ‘entrar’ são duas coisas distintas. Não são sinônimas. Precisamos de iluminação espiritual para vermos isso. (Salmo 36:9)
Talvez você pressupõe ser a mesma coisa ‘ver’ e ‘entrar’. Mas não é. Todo aquele que nasceu de novo pode ter visto o reino, mas nem todo aquele que nasceu de novo pode ter entrado neste reino. Isso parece ser algo desconexo? Vamos esclarecer este ponto. Vamos tomar um exemplo do Antigo Testamento para ajudar os irmãos e irmãs nesta questão.
Moisés ‘viu’ a terra de Canaã, mas ele não pôde ‘entrar’ em Canaã e usufruir das riquezas de Canaã naquele momento e naquele contexto. Aquilo que você apenas viu, você não pode tocar, não pode desfrutar. Contanto que você tome posse de algo, ‘entre em algo’, você poderá desfrutar daquele algo. Entenderam a diferença irmãos? Mais um exemplo a seguir. Quando o Senhor lança luz espiritual temos ‘visão celestial’, mas não quer dizer que estamos sendo governados por essa visão, a menos que haja obediência à ela. Estaremos apenas contemplando-a. Faço uma pergunta neste ponto: É possível sermos apenas ‘visionários’ da visão celestial e não respondermos a ela positivamente? Sim, é! Ora, se o apóstolo Paulo disse ao rei Agripa: “não fui desobediente à visão celestial” (At 26:19), é porque existe tal possibilidade. Como já disse um amado irmão: “A visão celestial é muito importante, mas ela não fará tudo em nós. Devemos ser obedientes à visão celestial”.²
Aliás, porventura não parece ser essa falta de visão ou revelação espiritual a causa da tragédia espiritual dentre muitos daqueles que professam ser cristãos em nossa geração? Creio que sim! “Não havendo visão celestial, o povo fica confuso - sem freio, sem restrição, desgovernado, descontrolado, sem rumo -; porém o que guarda a lei, ele é bem-aventurado.” (Pv 29:18 - tradução alternativa)
“A solene advertência é dada aqui, de que é possível estar em Cristo e ter recebido o chamado celestial para a plenitude de Cristo, e ainda assim perder tudo para o qual fomos chamados.”³ Não me refiro aqui sobre a questão de perda de salvação, mas a perda da herança espiritual em relação à plenitude do reino milenar. Exemplo: Lembre-se das dez virgens? Eram todas elas crentes no Senhor, não eram? Mas cinco eram prudentes e cinco néscias. Todas elas adormeceram. Não entrarei nos pormenores visto que os irmãos (as) já conhecem a parábola. “Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.(Mt 25:6-7)
O que podemos extrair desse texto como lição para o momento? “O caráter com que descemos à sepultura, quando morremos, é o mesmo caráter com que reapareceremos na ressurreição.”**
Por falta de tempo e espaço precisamos resumir o que dissemos acima de modo bem sintetizado para concluirmos.
Recordando o que dissemos acima não podemos pressupor que ‘ver’ seja sinônimo de ‘entrar’. A propósito, o ‘ver’ alude à 'visão espiritual’, o ‘entrar’ à ‘posse espiritual’.
São termos distintos, mas encontram-se inexoravelmente inter-relacionados e devem convergir para a mesma realidade e propósito: Cristo e Sua plenitude. Porque, “Deus é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da Sua glória na face de Jesus Cristo.” ( 2 Co 4:6)
Nessa questão precisamos conhecer o que é ‘conhecer’ segundo o verso supradito. Daremos o seguinte exemplo extraído do livro da exposição da epístola aos Efésios do irmão Robert Govett. Citando o verso dezessete do capítulo um, podemos compreender a proposição em questão. "No pleno conhecimento dele"(Ef 1:17)
“Há, na fé cristã, dois grandes campos de conhecimento.
1. Aquele conhecimento de Deus que é exigido para sair do mundo e de suas trevas e entrar na igreja de Cristo. O homem ouve e crê na mensagem de Deus concernente ao perdão de pecados. Ele a recebe e é batizado. Então, passa da "geração má", ou do
mundo, para dentro da igreja de Cristo.
2. Mas, em seguida, começa o segundo grau de ensino, ou o pleno conhecimento, apropriado ao crente. Após o dom de Deus ser recebido, o crente deve avançar de modo inteligente, desejoso de receber a aprovação de Cristo e de entrar no seu reino, que é o prêmio colocado diante dele.” (...) Vejam, amados: “A justificação, ou a obra de Cristo, está ligada à vida eterna e à sua herança eterna. A santificação, ou a obra do Espírito Santo dentro de nós, está conectada com o reino milenar e com a recompensa de sua herança.(R.Govett)
“O Espírito Santo está escrevendo uma biografia espiritual de Jesus Cristo, gravada na vida e experiência espiritual dos crentes. Tudo que foi verdadeiro na vida do Senhor Jesus, com exceção da Sua deidade, será escrito na nossa experiência espiritual.”³
Que o Senhor receba toda honra e toda glória que lhe são devidas.
Comentários
Postar um comentário