VER E PERCEBER

 "Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniquidade, que é grande." (SALMO 25.11)


Nós devemos ver nossa condição de miseráveis e perceber nossa necessidade de misericórdia. Quem não percebe sua própria miséria não pode buscar verdadeiramente a misericórdia de Deus, porque a noção de misericórdia divina é que ela é a bondade e a graça de Deus para com miseráveis.
Se não houver miséria no objeto, não pode haver exercício de misericórdia. Supor misericórdia sem supor miséria, ou compaixão sem calamidade, é uma contradição: portanto, os homens não podem se considerar objetos de misericórdia se não se reconhecerem como miseráveis; assim, se isso não ocorre, lhes é impossível recorrerem a Deus em busca de misericórdia. Eles precisam ter a consciência de que são filhos da ira; de que a Lei é contra eles e estão expostos à maldição dela; de que a ira de Deus permanece sobre cada
um e de que o Senhor está irado com eles todos os dias enquanto estão sob a culpa do pecado. Necessitam perceber que é muito terrível ser objeto da ira de Deus; que é muito terrível tê-lo como inimigo e que não podem suportar a Sua ira. Precisam ter consciência de que a culpa do pecado os torna criaturas miseráveis, sejam quais forem os prazeres temporais que possuam; que não podem ser outra coisa senão míseras e perdidas criaturas enquanto Deus estiver irado com eles; que estão sem força e precisam perecer, e isso eternamente, a menos que Deus os ajude. Precisam ver que sua situação é totalmente desesperadora apesar de qualquer coisa que alguém possa fazer por eles; que pairam sobre o abismo do sofrimento eterno e que precisam necessariamente cair dentro dele se Deus não tiver misericórdia deles.

(Jonathan Edwards)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES