A nova criação em Cristo

 


"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (II Co 5:17)


"Unido com o Senhor ressuscitado, o crente participa da nova criação, da qual Cristo é a fonte e a vida. Como no fim dos tempos, aquele que se assenta no trono nos céus declarará: “Eis que faço novas todas as coisas..., Está "cumprido!” (Apoc. 21:5 e s.), dando a entender a passagem da velha criação e a vinda da nova; assim sendo, para aquele que está unido a Cristo em fé penitente, dirige-se o brado: As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Essa pessoa já passou do velho mundo para o novo, da morte para a vida, (do império das trevas para o reino do Filho do amor de Deus Pai) e o objetivo de sua criação encontra o seu pleno cumprimento. É claro que o lado temporal da velha criacão ainda não foi completado nem o clímax da nova criação; mas aconteceu a coisa importante: no Senhor ressurrecto o novo mundo veio à existência, e o homem que está em Cristo faz parte dele. Naturalmente, segue-se de tudo isto, que o verso 17 tem a implicação ética mais forte para o crente. A sua vida deve ser radicalmente diferente — com novas qualidades morais e nova devoção espiritual — porque “ele é nova criatura”.¹ "Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas." (Tg 1:18) Agora, em Cristo, o "Novo Homem Corporativo" foi trazido à existência para a honra e glória do Senhor Deus e Pai. Obs.: "Deus nos julga mortos, ressuscitados e assentados com Cristo nas regiões celestiais"², e nada e nem ninguém poderá anular este eterno e imutável desígnio do Senhor para com seus santos conforme o Seu supremo propósito, porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.³ (Ef 1.3; Rm11:29)  

"Graças a Deus pelo Seu Dom inefável!": Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador!


Uma Palavra Final de Conforto Para os Santos:


"Estamos nas mãos seguras e poderosas do Senhor; o Senhor cuida de Sua Igreja; isso significa que ninguém pode nos arrebatar de Sua mão direita. O Senhor Jesus não pode estar menos do que no meio da Igreja, o Sumo Sacerdote sempre presente nela, porque sem Ele a Igreja não pode existir, e isso é muito encorajador. A Igreja é Sua morada e também Seu Corpo e Ele é a Cabeça e, portanto, Ele está permanentemente ciente de todos os eventos em todos os lugares, tanto no tempo quanto no espaço." * 

Que o Senhor te abençoe!


Notas: *(Arcádio Sierra Dias; ¹Broadman; ²F.J.Huegel.)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES