DOMANDO UM CAVALO PURO-SANGUE ÁRABE
Quero falar sobre irritação neste devocional. Podemos por exemplo, ficar irritados por questões de temperamento, hormonal ou por circunstâncias estressantes.
Quando leio sobre o fruto do Espírito Santo na vida de uma pessoa que tem Jesus, encontro as palavras domínio próprio e mansidão (Gálatas 5.22).
O domínio próprio tem a ver com nossas reações que muitas vezes fazem com que nos tornemos irritadiços. É o poder de dizer não a nossos impulsos quando não são bons. Por outro lado, o termo que está diretamente associado a esse comportamento é mansidão ou ser manso.
Nesse devocional quero me ater mais à palavra MANSIDÃO, cujo sentido verdadeiramente bíblico significa que às vezes o Espírito de Deus precisa nos domar como se fossemos um cavalo Puro-Sangue Árabe. E é esse o sentido do texto no original, que nos dá essa força de interpretação.
Algumas pessoas afirmam sobre outras que não é demais chamá-las de “cavalo” devido ao seu comportamento descontrolado. Creio que agora entendemos o porquê!
Quantos estragos fazemos por não nos controlarmos. Por exemplo: uma palavra dita fora de hora e com veneno que destrói. Ou, às vezes na emoção tomada pela irritação deixamos marcas nas pessoas que para serem curadas precisarão de uma imensidão de bálsamo.
Quando falo do conceito de fruto de Espírito, associo algo bem prático para nossa vida cristã: se o nosso viver diário é com intimidade com Deus e se nos deixarmos ser guiados e cheios pelo Espírito Santo, independentemente do motivo que nos provocar a querer reagir de maneira desastrosa, sentiremos o Senhor nos puxando com uma rédea e vamos nos acalmando sem querer dar um ”coice“ em alguém.
Não adianta arrumarmos centenas de justificativas do porquê estamos reagindo com irritação, pois o alerta de Deus é claro: ”Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós”, (Efésios 4.31).
No caso de querer se justificar dizendo – “deixe eu ficar irado, aquela pessoa me irritou bastante”. Medite na Palavra de Deus que diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem, apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha” (Efésios 4.26).
Em tese, não adianta ficar furioso. Não é o que Deus quer e não vai fazer bem para mim e muito menos para quem dirijo a minha raiva.
Não se esqueça de que se for provocado, lembre-se que Cristo foi INSULTADO, e NÃO RESPONDEU COM INSULTOS (I Pedro 2.23ª). Ele poderá lhe socorrer. Clame por sua ajuda.
Tenha certeza, mesmo que seu comportamento muitas vezes esteja sendo como o cavalo árabe, o PODER DO ESPÍRITO SANTO poderá domá-lo, para que os estragos da irritação não tragam destruição.
Oração: Espírito Santo de Deus, manifesta em mim o fruto da mansidão e do domínio próprio! Em nome de Jesus, amém!
Comentários
Postar um comentário