ANSIEDADE, OUTRA VEZ?



Nesta devocional abordaremos dois assuntos. Primeiramente, vamos falar da ansiedade que é sempre relevante, pois retorna constantemente em nossas vidas enquanto estivermos sujeitos à corrupção deste corpo. Precisamos estar sempre preparados para lidar com ela da melhor maneira possível, tendo sabedoria para que sua presença não nos paralise nem nos leve a decisões desastrosas.
Tenho um amigo que foi levado várias vezes ao hospital devido a episódios de taquicardia, mas quando chegava, nenhum diagnóstico era feito além da conclusão médica de que se tratava de ansiedade. Outras pessoas podem não chegar a esse ponto de taquicardia, mas acabam apresentando um ou mais dos sintomas como sensação de desmaio, falta de ar, boca seca, suor frio, calafrios, preocupação excessiva, inquietude, angústia, medo e formigamento, especialmente no braço e no pescoço (Zenklub). Como podemos nos libertar disso?

Os textos mais relevantes trazem em si um dos significados etimológicos da ansiedade, que é a presença da duplicidade. Um comentarista expressa esse pensamento de forma clara ao afirmar que, na ansiedade, "a mente tenta seguir em duas direções ao mesmo tempo. Além disso, ao dividir a energia entre as prioridades do presente e os problemas do futuro, a pessoa acaba perdendo as coisas boas que estão acontecendo no presente". O motivo principal para isso ocorrer, de acordo com a palavra, é a preocupação.

Isso abrange, de forma geral, as necessidades que a vida apresenta, como o que comer, o que beber e preocupações como: como pagarei minhas contas? Como lidarei com meu chefe? Como dialogarei com meu cônjuge, que encerrou a conversa comigo? E, principalmente, como enfrentarei as decisões do amanhã? Segundo Billy Graham, “A ansiedade é o resultado natural de depositarmos nossas esperanças em algo menor do que Deus e sua vontade para nós”.
A ajuda de Deus nos leva diretamente à consciência de que todas essas preocupações precisam ser levadas em oração e, de forma sobrenatural, com um espírito de ação de graças. É como se você dissesse a Jesus: “Obrigado, porque o Senhor cuidará disso por mim!” Você pode achar isso simples demais, mas a promessa é de um coração em paz, pois o texto de Filipenses 4.6-7 diz que você estará guardado com o pensamento de Cristo. Como resultado, você terá a segurança de que ele está no controle — isso traz uma tremenda paz à alma. Outra mensagem sábia de Deus para os ansiosos é que, mesmo que você sinta a pressão e a opressão desse sentimento, a melhor coisa que pode fazer para se libertar é colocá-lo diante de Deus, na certeza do cuidado dele por você (1 Pedro 5.7).

Por fim, em relação às preocupações com as necessidades diárias, como alimento, moradia e vestimenta, Cristo mesmo pede que você tenha um pensamento simples olhando para os pássaros, que não se preocupam e estão tranquilos e, mais importante, olhar para a sua própria vida, que é muito mais valiosa do que essas necessidades, e ele nunca deixou de cuidar dela em cada momento da sua vida (Mateus 6.25,33,34). A sensação que tenho diante desses textos é novamente de que há algo que preciso fazer para experimentar o cuidado milagroso de Deus! “O caminho da fé é o caminho para se libertar da ansiedade”, afirmou Ênio Mueller.

Oração: Senhor Deus e Pai, neste momento entrego em nome de Jesus todas as minhas ansiedades no teu altar, confiante no teu cuidado pela minha vida! Amém!

(Marcos Stier Calixto - Devocionais Avivamento )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES