DIVINA LIBERDADE
Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. (Romanos 9:15)
Deus pode, sem prejuízo da glória de qualquer de Seus atributos, conceder salvação a qualquer dos filhos dos homens, exceto aos que pecaram contra o Espírito Santo. Isso ocorreu quando o homem caiu e antes de Deus revelar Seu eterno propósito e plano de redimir os homens por Jesus Cristo. Provavelmente, os anjos consideraram totalmente inconsistente com os atributos de Deus salvar qualquer um dos filhos dos homens. Era totalmente incoerente com a honra dos atributos divinos salvar qualquer um dos filhos caídos dos homens, no estado em que estavam. Isso não poderia ter sido feito se Deus não tivesse planejado uma maneira consistente com a honra de Sua santidade, majestade, justiça e verdade. Porém, uma vez que Deus revelou no evangelho que nada é demasiadamente difícil para Ele, nada está além do alcance de Seu poder, sabedoria e suficiência; e já que Cristo executou a obra da redenção e cumpriu a Lei obedecendo-a, não pode haver sequer um ser humano, exceto aquele que pecou contra o Espírito Santo, a quem Ele não poderia salvar por trazer prejuízo a qualquer de Seus atributos. E mesmo estes Ele poderia ter salvado sem contrariar qualquer um de Seus atributos se não lhe aprouvesse declarar que não o faria. Não era porque Ele não poderia salvá-los em conformidade com Sua justiça e Sua lei, ou porque Seu atributo de misericórdia não fosse suficientemente grande ou o sangue de Cristo não fosse suficiente para purificar desse pecado.
Porém, por razões sábias, agradou-lhe declarar que esse pecado nunca será perdoado neste mundo ou no mundo vindouro. E assim, agora é contrário à verdade de Deus salvar tais pessoas. Fora esses, não há pecador, por maior que seja, a quem Deus deixaria de salvar para salvaguardar qualquer de Seus atributos; quer ele tenha sido assassino, adúltero, perjuro, idólatra ou blasfemo, Deus pode salvá-lo, se quiser, e em nenhum aspecto ferirá a Sua glória.
Jonathan Edwards
Comentários
Postar um comentário