Meditando sobre a proeminência da grandeza e vida de Cristo
“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.* O Pai nos libertou das trevas para que tenhamos comunhão com Aquele que é o Filho do Seu amor. (Colossenses 1:13)
*Colossenses 1:14 - “No qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”* O perdão dos pecados é algo indizivelmente grandioso, mas fomos chamados para além... para a comunhão dos afetos do Pai e do Filho.
*Colossenses 1:15 - “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação"*
O Senhor como _o Logos_ eterno sempre foi a expressão exata de Deus e também como homem foi uma expressão exata de Deus. Toda a glória do evangelho se revela em Cristo, porque Ele é a imagem do Deus invisível,
o primogênito de toda a criação: antes de toda a criação e o mais elevado de toda a criação, O cabeça de todas as coisas criadas. Por que o Senhor é o cabeça de todas as coisas? Porque _Nele foram criadas todas as coisas_, pois Ele deu suporte a toda criação: _sem Ele nada do que foi feito se fez._
*Colossenses 1:16 - “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”*. O Senhor é o agente e o propósito de toda a criação. Por isso Ele é o herdeiro de todas as coisas.
*Colossenses 1:17- Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.* A palavra subsiste tem o sentido de coesão, manter todas as coisas juntas e em harmonia. Emana de Cristo um poder integrador de todas as coisas. Quantas implicações isto tem para nós! Isto nos assegura que o Senhor nos revestirá de um corpo glorificado.
*Colossenses 1:18 - Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia.* Cristo é duplamente cabeça, quer seja desta da criação ou da nova criação.
A morte de Cristo e consequentemente a sua ressurreição acrescentou algo à sua glória. O Senhor agora não é apenas o Filho de Deus, mas é também o Filho do Homem, pois como homem, alcançou por mérito uma glória que antes não possuía. Ele é o varão aprovado por Deus, foi obediente até a morte e herdou um nome que é sobre todo nome.
*Colossenses 1:19 - “Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude”*. Nele toda a plenitude teve prazer em habitar – aqui se refere ao Cristo encarnado, antes da sua vitória.
*Colossenses 1:20. - “E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”* - A morte de Cristo trouxe de volta a paz que foi perturbada no cosmos de Deus, porém a manifestação desta paz se fará no seu retorno.
*Colossenses 1:21,22 - E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.* Aqueles que estavam alienados de Deus, agora, são _o corpo de Cristo_.
Comentários
Postar um comentário