BELEZA INTERIOR

 "Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." (1 Samuel 16:7)

Davi não tinha uma aparência exterior que o recomendasse à estima e escolha dos homens como uma pessoa apta ao governo e à vitória; pelo contrário, tendia a fazer com que os homens o desprezassem como candidato a tais coisas. "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua

altura [...] O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração" (1 SAMUEL 16:7); "Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço..." (1 SAMUEL 17:42); "...Pergunta, pois, de quem é filho este jovem" (v.56). Eliabe, seu irmão mais velho, o considerava mais adequado para estar com as ovelhas do que para ir ao exército (1 SAMUEL 17:28); segundo Isaías 53:2, "Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse". Davi apareceu inesperadamente. Samuel esperava um homem de grande estatura e com aparência exterior de homem valente; e, portanto, ao ver Eliabe, o irmão mais velho de Davi, que tinha essa aparência, disse: "...Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido” (1 SAMUEL 16:6). Sua aparência foi surpreendente para Golias e Saul. Da mesma maneira, as profecias representam a aparência do Messias como inesperada e surpreendente, embora tão insignificante. "Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer..." (ISAIAS 52:14).


Jonathan Edwards


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES