PERSEGUIÇÃO E PROTEÇÃO
“Claro que é perigoso, mas muito mais perigoso se não fizermos” (Irmão André).
No dia 27 de setembro de 2022, uma terça-feira, foi divulgada a notícia da morte do Irmão André, com 94 anos, fundador da Missão Portas Abertas. Um grande homem que foi usado por Deus para cuidar da igreja chamada sofredora e perseguida no mundo. Um evangélico holandês que ficou mundialmente conhecido por contrabandear Bíblias para países comunistas fechados ao evangelho. A Missão Portas Abertas comemorou 65 anos de ministério em 2020 e hoje trabalha em mais de 60 países. A missão conta com mais de 1.400 colaboradores globalmente, com o propósito de apoiar e fortalecer cristãos perseguidos e igrejas em países onde há perseguição. Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente e de ser contagiado pelo seu ardor missionário a ponto de, ouvindo sua preleção, ser despertado para missões, mesmo antes de terminar o seminário. Quando pensamos na visão que Deus lhe deu, pensamos que ele estava consciente daquilo que todos os cristãos precisam estar, que a perseguição da igreja é uma realidade em vários países, resultando a morte de muitos por causa da fidelidade a Jesus.
Como devemos pensar a respeito desse assunto? Primeiro, que independentemente do país que estejamos, a fidelidade às verdades de Deus, e o que isso pode acarretar para nossas vidas, é um fato indiscutível. Pode não estar acontecendo aqui, mas somos todos Igreja de Jesus e somos responsáveis também pelos que já estão em perseguição. A perseguição é focada e pode até ser apontada geograficamente, mas ela terá sua abrangência global no final dos tempos.
Hoje, mesmo em países considerados abertos, podemos vivenciar os sintomas de sua presença. “Os que procurarem viver como verdadeiros cristãos serão vítimas de zombaria, escárnio e injúrias. A realidade da prática e exposição do verdadeiro cristão, gerarão oposição por aqueles que lhe são contrários. Haverá perseguição por sustentarem os padrões divinos da verdade, justiça e pureza, recusando-se a ajustar-se ao paganismo ou curvar-se perante ídolos. São chamados para serem purificadores da moral em um mundo onde os padrões são baixos, instáveis ou mesmo inexistentes” (Ryle e Tasker).
O mistério sobrenatural disso é descrito por Cristo como bem-aventurança. Isso mesmo, de uma forma sobrenatural, mesmo pessoas sendo perseguidas, são tomadas pela paz interior, por causa de sua fidelidade a Jesus, como em Mateus 5.10-12. Por outro lado, quero enfatizar a nossa responsabilidade da proteção e do cuidado para com a Igreja Sofredora. Perdemos esse homem que liderava uma dessas missões. Quantos Deus tem chamado para assumirem papel semelhante e se tornarem baluartes nas mãos dele com o cuidado e amparo, a partir das próprias orações, que tampam as brechas que o clamor por eles nos convoca?
Se você quiser conhecer mais sobre a Missão Portas Abertas e de alguma forma participar do ministério deles, entre na página dessa missão e assim envolva-se (https://portasabertas.org.br) . Ou, sendo despertado por uma nova visão nesse sentido, peça direção do que fazer. O que não podemos é ficar parados. Àqueles que estão sofrendo perseguição, que Deus de alguma forma intervenha com poder, graça e livramento. Vamos descobrir o nosso papel nesse grande ministério e nunca nos esqueçamos de que a fidelidade a Jesus começa com as nossas próprias vidas!
Oração: Senhor Jesus, socorre, ampara aqueles que sofrem perseguição. Usa-me como instrumento para socorrê-los e abençoá-los, em nome de Jesus!
(Extraído de Devocionais Avivamento - Marcos Stier Calixto)
Comentários
Postar um comentário