A pedra fundamental da graça
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9).
"Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo." (1 Coríntios 15:10).
"Maravilhosa graça, como é doce o som
Que salvou um miserável como eu
Estava perdido, mas fui encontrado
Era cego, mas agora eu vejo
Através de muitos perigos, labutas e armadilhas
Cheguei até aqui
E essa graça que tem me salvaguardado
Me levará para casa".
-- John Newton (trechos selecionados do hino Amazing Grace).
Conheço muito pouco do meu próprio coração - e nada vejo no coração de outras pessoas...
... A maldade prevalece e aumenta em nossa cidade a um grau terrível.
Nossas ruas estão cheias dos filhos de Belial, que não temem a Deus, nem respeitam o homem.
Gostaria que meu coração fosse mais afetado com o que meus olhos veem e meus ouvidos ouvem todos os dias! Muitas vezes estou pronto para temer que o Senhor testemunhe Seu desagrado de alguma maneira terrível; mas Ele é cheio de misericórdia, Ele tem um remanescente entre nós, portanto estou disposto a esperar que Ele ainda nos poupe.
E certamente, se Ele fosse rigoroso em marcar tudo o que está errado, eu mesmo tremeria! Oh, se Ele pleiteasse contra mim, não poderia lhe responder uma palavra! Infelizmente, meu caro amigo, você não sabe que criatura pobre, inútil e infiel eu sou!
Tão perdoado, e ainda assim tão pouco amor.
Tantas misericórdias, e tão pouco retorno. Privilégios tão grandes, mas uma vida tão miseravelmente aquém a eles.
Em vez de me regozijar em Deus, ando de luto na maior parte do tempo. Não porque esteja abalado com dúvidas e medos; pois creio que o Senhor Jesus, que me encontrou quando não O buscava, é capaz e está disposto a salvar até as últimas circunstâncias; mas porque o pecado interior me pressiona; porque, quando quero fazer o bem, o mal está presente em mim; porque cada tentativa de fazer o bem é frustrada, poluída e arruinada por minha natureza depravada; porque meus pecados de omissão são inumeráveis.
Em uma palavra, há tanta escuridão em meu entendimento, perversidade em minha vontade, desordem em meus afetos, insensatez e loucura em minha imaginação... .quando será de outra forma?
Tenho o desejo de andar com Deus e regozijar-me nele o dia todo; mas não consigo fazê-lo. Certamente é muito melhor partir e estar com Jesus Cristo – do que viver aqui afundado até os ouvidos em pecado e tentação! E, no entanto, pareço muito satisfeito com a possibilidade de continuar aqui por um bom tempo.
Em suma, sou um enigma para mim mesmo — uma pilha de inconsistências!
Mas a Palavra diz: "Temos um Advogado junto ao Pai" [1Jo 2:1].
Aqui minha esperança revive! Embora miserável em mim mesmo, nEle sou completo! Ele é minha sabedoria, justiça, santificação e redenção [1Co 1:30].Nesta rocha eu construo.
Sou seu servo muito agradecido.
-- John Newton (1725-1807) - trecho selecionado do livro "The Letters of John Newton".
Comentários
Postar um comentário