VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!

 


A reforma protestante foi um marco na história, pois trouxe de volta verdades que haviam sido perdidas pela ação humana, mesmo religiosa, pervertendo a essência das Escrituras, principalmente do evangelho. O resultado foi a proclamação das chamadas “Cinco Solas”, palavra latina que é traduzido por somente. “Cinco Solas”, se perpetuam até o dia de hoje: “Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente a Fé e Glória Somente a Deus”. Incrível que isso tudo sempre foi a mensagem, mas o desastre é que a intervenção de interesses humanos dos mais diversos, até mesmo religiosos, afastaram a liderança do clero e naturalmente resultando na vida do povo, o afastamento da mensagem autêntica do evangelho de Cristo.

Para tudo isso ocorrer, mais uma vez, Deus levanta um homem de coração sedento, que buscava paz para seu coração, mesmo sendo religioso, pois ainda não havia encontrado a resposta ao vazio de seu coração. Seu nome era Martinho Lutero (Martin Luther). Ele foi um monge agostiniano e professor germânico. Nasceu em 1483 e faleceu em 1546. O impacto da mensagem do evangelho foi tão grande em sua alma que ele descobre que não eram os seus esforços, mas a graça, a fé e o arrependimento. Ele estava inconformado com a instituição igreja da qual ele fazia parte, ficava horrorizado com a riqueza excessiva da igreja, a falta de preparo do clero e a venda indiscriminada das indulgências. O fato é que muitos aspectos da vida tanto pessoal, familiar, educacional, social etc., precisavam de reformas importantes e urgentes. No dia 31 de outubro de 1517, ele resolveu em protesto aos erros, afixar na porta da Igreja da Alemanha 95 teses sobre as coisas que estavam erradas. Esse dia ficou conhecido como o Dia da Reforma Protestante. Alguém com muita propriedade, vendo e presenciando tudo que vivemos nos dias de hoje, disse que “precisamos de ‘Martinhos Luteros’ com coragem para afixar em muitas portas não apenas 95, mas milhares de teses, para que nossa sociedade acorde para as reformas que se fazem necessárias”.Lutero faz-me lembrar de Elias, um homem com o mesmo sentimento de cada um de nós, mas foi usado com poder e autoridade. Pessoas frágeis, com lutas, mas sinceros na alma e alcançados pela graça de Deus (Tiago 5.17,18). Se pesquisarmos com mais profundidade iremos ver que as lutas espirituais de Lutero eram tão grandes, que ele confrontava Satanás, brigando como se estivesse brigando com uma pessoa humana diante dele. Conversas diretas e fortes. É esse homem que Deus usou, na sinceridade do seu coração e na sensibilidade de entender que muita coisa precisava ser mudada, e ele era responsável para alertar a igreja e a sociedade para isso. Estamos vivendo tempo do relativismo, pluralismo, onde a Palavra de Deus tem sido colocada em dúvida e a inerrância das Escrituras questionada.

Deus está nos chamando como atalaias, à semelhança de Lutero, para dizer qual é a verdade de Deus e que ela não pode ser rejeitada e nem mudada, pois é absoluta e foi inspirada divinamente pelo Santo Espírito de Deus (2 Timóteo 3.16-17). O que importa é que, mais do que nunca, seremos questionados e confrontados por aquilo que temos zelado como sendo a mensagem de Deus. Isso em todos os sentidos! O que Deus mais espera é a sua e a minha fidelidade, a ponto de estarmos prontos para qualquer consequência dessa nossa determinação de seguirmos os seus caminhos.

 *Oração:* Deus Eterno, abençoe nossa nação e que eu seja um baluarte, um Atalaia e uma testemunha viva da mensagem que transformou a minha vida e pode transformar esta nação!


(Marcos Stier Calixto - Devocionais Avivamento)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES