ESTOU SEM VONTADE!
Enquanto viajava para o meu destino, tive uma conversa com um motorista de Uber e notei a presença de uma Bíblia no painel. Não resisti em iniciar uma boa conversa. Ele, crente em Jesus, naturalmente, por eu ser pastor, fez um pedido de socorro: “Por favor, eu era uma pessoa tão animada, ativa, com fé, e agora essa fé está diminuindo. Estou enfraquecendo e as dúvidas estão aumentando”. Diante desses sintomas, logo fui à procura do diagnóstico. Você pode dizer que fui básico com ele, mas a história se repete em tantas vidas, e você pode ser uma delas. Ele silenciou quando falei sobre a importância de sua leitura e meditação diária na Palavra de Deus.
Quando vemos Jesus respondendo aos seus discípulos na crise da fé, pedindo que aumentassem a fé deles, o mestre lhes mostrou o poder que está presente naqueles que a têm em suas vidas (Lucas 17.3-6). Por outro lado, não foi por acaso que o grande e abençoado apóstolo Paulo nos trouxe a resposta do porquê essa fé se esfria em nossas vidas: “... De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus" (Romanos 10.17). Você pode concordar plenamente comigo até aqui: nossa fé se esmorece sem a leitura da palavra; só crescemos na vida cristã se meditarmos nela, só estaremos aptos para a batalha se essa palavra fizer parte de nossas vidas. Porém, a tristeza em tudo isso é que muitos crentes sinceros diante de Deus que estão desfalecendo na fé afirmam que pararam de ler porque perderam a vontade ou estão sem a motivação para abrir, ler e meditar. É precisamente aqui que reside o perigo! Uma coisa está intrinsecamente ligada à outra. Se eu parar de ler, minha fé será enfraquecida e quando me sinto enfraquecido, esse sentimento me trai, levando-me a uma indisposição para a leitura.
Quero lembrar do meu querido pastor Karl Lachler, que me acompanha no Facebook lendo essas mensagens. Deus me ensinou muito por meio de suas palavras e de sua vida. Certo dia, durante a ministração de uma de suas aulas, ele comentou algo sobre tudo isso que estou compartilhando aqui, algo que me impactou profundamente e que deixou uma marca indelével em minha vida até hoje. Ele falava da importância de ler a Bíblia, independentemente de sentir vontade ou não, pois precisamos do alimento diário dela para a nossa vida cristã e não conseguiremos caminhar sem ela. Não me recordo exatamente a frase que ele disse, talvez ele possa me ajudar a lembrar, mas a mensagem ficou clara: o sentimento não deve ditar minha necessidade de ler a Palavra de Deus. Assim que comecei meu primeiro ministério, pude colocar isso em prática completamente. Eu havia perdido meu primeiro pastorado e estava em casa, abatido e sem perspectiva de um novo ministério. Duas coisas me levaram a me voltar completamente para a palavra. Uma delas foi a necessidade de me alimentar, mesmo sem vontade, devido à crise. Por outro lado, havia um testemunho em meu coração de que Deus me havia tirado daquele lugar porque eu conhecia bem teologia, mas não a sua palavra. Passei dois meses imerso nos textos da Palavra de Deus. Em alguns dias, a transcrevia verso por verso e fazia algumas aplicações que aprendi no curso de pregação expositiva para melhor compreender a mensagem. Tudo isso encheu minha alma, fortaleceu minha fé e me preparou para o grande desafio ministerial que estava por vir — ser um pastor evangelista no Brasil no ministério do pastor Rex Humbard, dos EUA. Você pode estar vivendo desânimo ou abatimento na fé e pode estar desmotivado emocionalmente para ler a palavra e até mesmo para orar. Saiba que é por meio da palavra que a fé será restaurada e tenham a disciplina de abri-la. Acredite! Deus honrará sua atitude e falará claramente ao seu coração. Não é exagero dizer que um novo tempo de fé surgirá em sua vida.
Oração: Pai Amado, que eu jamais deixe de ler a tua palavra. Que eu medite noite e dia com a disciplina de zelar por esse tempo precioso debruçado nela. Em nome de Jesus, amém!
(Marcos Stier Calixto - Devocionais Avivamento)
Comentários
Postar um comentário