Na Escola Celestial

 


"e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe."

(Hebreus 12:5-6)


As Escrituras sagradas ensinam que nascemos neste mundo portadores de uma natureza de pecado. Fazemos parte de uma raça caída e condenada por Deus. A nossa inclinação natural é o pecado, e não há nada que possamos fazer para mudar esta realidade. Segundo a Palavra de Deus, ninguém aprende a pecar, pelo contrário, herdamos uma natureza de pecado: “Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos…” Salmo 58:3-4a. O homem natural não pode fazer outra coisa, senão pecar. Jesus afirmou: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. João 8:34.

Somente o novo nascimento pode libertar o homem de tão terrível escravidão. A regeneração é um milagre que implica numa substituição de vida, a nossa pela de Cristo.

Esta obra tem o seu início quando o Espírito Santo convence o homem da malignidade de seu pecado. Em seguida, o mesmo Espírito aponta os olhos do pecador para o Calvário, para que ali, pela fé, ele contemple o Cristo crucificado. A revelação do Espírito prossegue mostrando a necessidade da morte e da ressurreição do pecador em Cristo: Porque, se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5. Somos agraciados por esta tão grande experiência quando nos rendemos ao chamado do Espírito Santo.

Precisamos levantar uma pergunta: Qual é o propósito de Deus para a nova criatura? Respondemos que Ele quer nos conformar à imagem de seu Filho. Está escrito em Romanos 8:28-29: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Porquanto, aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Portanto, para podermos atingir o propósito de Deus precisamos ser conformados à imagem de seu Filho.

Segundo Watchman Nee, o Senhor irá demolir os nossos velhos hábitos, personalidade e natureza. Somente ao fazer isto, a vida de Cristo poderá manifestar-se livremente por meio de nós, caso contrário, a vida do Senhor será impedida pela vida natural. É imprescindível o agir de Deus em nós para sermos livres do nosso maior inimigo, o nosso ego.

O processo de demolição de nosso ego tem o seu início logo após o nosso novo nascimento. Todos os santos fazem parte da escola celestial de Deus. E é nessa escola que seremos tratados pelo Senhor. Tudo o que faz parte de nossa vida natural deve ser destruído, isto porque, infelizmente, o que as pessoas frequentemente vê em em nós é ainda o nosso ego. Por isso há necessidade da disciplina para cada um dos regenerados. O tratamento de Deus não visa melhorar o nosso eu, ou mesmo santificá-lo, isto é puro absurdo. O lugar do eu é na cruz, em Cristo.

Afirmamos que o propósito de Deus é fazer com que Cristo cresça e nós diminuamos. O livro de João 3:30 fala-nos desta verdade: Convém que Ele cresça e que eu diminua.

No entanto, muito mais do que uma experiência isolada de João batista, este assunto aponta para um princípio universal, pois as Escrituras afirmam que a vontade de Deus, em Cristo, é de fazer convergir Nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. Efésios 1:10.Na medida em que ganhamos a revelação da sublime pessoa de Cristo e de toda a sua grandeza, vemos o quanto necessitamos da operação da cruz em nós.

Irmãos, precisamos ser libertos de nossa auto dependência. Contudo, esta não é uma tarefa atribuída a nós, e sim, a Deus. Ele quer que deixemos este assunto em suas mãos, mesmo porque, ninguém pode se livrar de si mesmo através de expedientes humanos. Deus, que é pleno de misericórdia, opera a sua obra em nós. É Ele quem ordena as circunstâncias necessárias que nos conduzirão ao quebrantamento. Sabendo o quanto somos obstinados, o Senhor nos submeterá ao tratamento necessário e suficiente para sermos quebrados.

Novamente Watchman Nee nos ajuda a ampliar o nosso entendimento sobre esta questão. Ele disse: Deus não ordena as circunstâncias diretamente. Ele faz isto por intermédio do Seu Espírito. O período entre a ascensão do Senhor e Sua vinda é a era do Espírito Santo. Durante este período, a obra de Deus é toda feita por intermédio do Espírito Santo. O Espírito Santo ordena as circunstâncias e o Espírito Santo também guia os filhos de Deus interiormente.

Ser disciplinado pelo Espírito Santo significa que todas as circunstâncias são escolhidas especialmente, e de modo pessoal, para cada um de nós. Não existe acaso na vida do regenerado, tudo tem um propósito. Do ponto de vista divino, é o tratamento celestial. Do ponto de vista do novo nascido, é o caminhar sob efeitos da cruz conforme está escrito em Lucas 9:23: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Todas as nossas circunstâncias são ordenadas por Deus. Vejamos Mateus 10:29-30: Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Deus não é somente o Senhor deste universo, Ele é também o Senhor de todas as circunstâncias. Uma questão desfavorável, uma expectativa não atingida, uma perda súbita de saúde, ser deixado de lado, ser humilhado... tudo isto é permitido pelo nosso amoroso Pai.

Não importa a ferramenta que está sendo utilizada, tudo o que acontece conosco faz parte do plano de Deus para nos disciplinar. Deus quer ver o seu amado Filho revelado em nós.

Convém que Cristo cresça e nós diminuamos - este deve ser o nosso único alvo.

Retomemos o texto já citado de Romanos 8:28: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Nele, a idéia no original grego para todas as coisas implica na absoluta totalidade, não apenas um punhado, uma centena, ou mesmo um bilhão de coisas, mas tudo mesmo. Cada detalhe, situação ou provação são minuciosamente arranjados, para que o objetivo de Deus para com seus filhos seja alcançado. Não existe acidente na vida da nova criatura, tudo tem um propósito.

Ainda que não compreendamos muitas coisas que envolvem o nosso caminhar, ainda que as coisas sejam complicadas e mesmo desordenadas, devemos olhar as circunstâncias na perspectiva bíblica - todas as coisas trabalham conjuntamente para o nosso bem. Irmãos, Deus não perdeu o controle do universo, aleluia! No entanto, como temos reagido diante do tratamento de Deus? Estamos cientes de Seu propósito para conosco?

Que Deus não nos trate segundo merecemos, mas sim, segundo a Sua misericórdia. Digo isto devido ao fato de sermos resistentes à disciplina Dele.

Muitos regenerados, por desconhecerem o plano de Deus para eles, se revoltam contra as provações. Vivem buscando um culpado para o acusar de suas angústias e fracassos. Não conseguem ver que Deus é o responsável por aquela prova. O diagnóstico deste tipo de reação é simples: "eulite" crônica. Estes sofrem profundamente "de si mesmos" por não querer abrir mão de seus supostos direitos e justiça. É o próprio Deus quem os resiste, por isso sempre vivem angustiados.

Leiamos o Salmo 39:9: Emudeço, não abro os lábios porque Tu fizeste isso. Davi nos ensina uma grande lição, a obediência sem questionar nada. Devemos ter em mente que tudo o que Deus permite acontecer a nós, é para o nosso bem.

Alguém perguntou a um irmão: Nós também devemos aceitar o que vem da mão de satanás? Ele respondeu: Em relação a este problema, o princípio básico é que tudo o que é permitido por Deus devemos obedecer; ao ataque de satanás, nós devemos resistir.

A escola celestial tem como finalidade a formação de Cristo em nós. Que Deus opere em todo regenerado o quebrantamento. Que o Espírito Santo encontre em cada santo uma atitude de rendição a Sua operação. Que não sejamos resistentes à obra divina. Deste modo, meus irmãos, pela graça de Deus, quebrantados, seremos vasos úteis nas mãos do nosso Deus. Vasos forjados para uma única missão: revelar o grande tesouro que nele está, Cristo. A Ele seja a glória para sempre, amém!


Tomaz Germanovix


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES