O PROGRAMA DE DEUS.
O propósito de Deus em Efésios 1.
Escolhidos antes da fundação do mundo.
Para adentrarmos no estudo do Propósito de Deus revelado na Palavra, é conveniente realizar com atenção a leitura de Efésios 1:1-14: 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo que estão em Éfeso: 2 Graça e paz a vós outros, de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de benção espirituais nos lugares celestiais em Cristo. 4 segundo nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e sem mancha diante dele, 5 em amor havendo nos predestinado para adoção de filhos seus por meio de Jesus Cristo, segundo o puro efeito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua Graça com a qual nos fez aceitos no Amado.7 em quem temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão de pecados segundo as riquezas de Sua Graça, 8 que fez superabundar para conosco em toda a sabedoria e inteligência. 9 dando-nos a conhecer o mistério de sua vontade, segundo seu beneplácito o qual se havia proposto em si mesmo.10 de reunir todas as coisas em cristo, na dispensação do cumprimento dos tempos, assim as que estão nos céus, como as que estão na terra. 11 E Nele mesmo tivemos herança, havendo sido predestinados conforme ao propósito Daquele que faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade, 12 a fim de que sejamos para louvor de Sua glória, nós os que primeiramente esperávamos em Cristo. 13 E Nele também vós, havendo ouvido a Palavra da Verdade, e havendo crido nele, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, 14 que é o selo de nossa herança até a redenção da possessão adquirida, para louvor de sua glória.
O Senhor tem revelado Seus propósitos, para que o homem saiba de onde tem vindo, para onde vai e qual tem sido o motivo de Deus para que o instalasse na terra. Também temos de entender que o Senhor tem feito coisas profundas e maravilhosas, pelas quais devemos em todo tempo dar graças; porém nos esquecemos delas e nos ocupamos das mais simples. Na carta de Paulo aos efésios encontramos algumas dessas coisas profundas de Deus. Ao analisar o texto em Efésios 1, começamos com o verso 3: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo. Paulo em sua carta aos efésios reconhecia esta maravilha de Deus Pai. Em um decreto eterno de Deus, antes da criação, o Pai nos abençoou; decretou toda bênção espiritual, e nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, e segundo nos escolheu, nos abençoou. E no verso 4 isso é confirmado, quando diz... segundo nos escolheu antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e sem mancha diante Dele. Aqui abençoar significa pronunciar um decreto a nosso favor; Deus proveu toda benção quando nos escolheu para produzir em nós o cumprimento desse propósito. Um plano de Deus, uma eleição, uma benção em virtude da qual alcançamos esse propósito. Deus pronunciou um decreto de benção completa para que seus escolhidos alcancem Seu propósito; escolhidos antes da fundação do mundo para que se cumpra o propósito de Deus. O verso 5 diz:... em amor havendo-nos predestinados para ser adotados filhos seus por meio de Jesus Cristo, segundo o puro efeito de sua vontade. Predestinados significa dar um destino por antecipação: Deus não tem que esperar ninguém para tomar a decisão. Temos sido adotados; e no original grego esta palavra tem um sentido mais profundo que em nosso idioma; podemos traduzir como filiação (phillios), afiliar-nos filhos seus. Deus nos faz seus próprios filhos. Em 2 Pedro 1:3-4. Lemos: 1como todas as coisas que pertencem a vida e a piedade nos tem sido dado por seu Divino poder, mediante o conhecimento daquele que nos chamou por Sua glória e excelência. 4 por meio das quais nos tem dado preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas chegásseis a ser participantes da natureza divina. A natureza superior é a natureza divina; nos faz filhos (Hijificar, no grego), participantes de sua natureza divina (vida eterna) é a mesma vida que Deus nos dá. Não é qualquer vida; não é vida biológica, a criada; tampouco é a vida psíquica. Deus nos quer fazer participantes de Sua natureza; quer forjar-se em nós, formar-se e conter-se em nós. Tudo o que pertence a vida e a piedade nos foi dado, por meio de Jesus Cristo; é o elemento que utiliza Deus; nos dá como vida, como enxerto; o que Ele conseguiu espiritualmente deve ser formado em nós, por seu puro efeito. Deus se propôs fazer muitos filhos como Seu filho, e por isso faz que Seu Filho se forme em nós, para louvor da glória de Sua graça. O verso 6 diz:...para louvor da glória de Sua graça, com a qual nos fez aceitos no amado. A graça de Deus é tal, que produz glória e louvor. É uma obra maestra que Deus está realizando em nós, com a qual nos fez aceitos no Amado. Leiamos nos versos 7-9:...em quem temos redenção por seu sangue, o perdão de pecados segundo as riquezas de sua graça. Que fez superabundar para conosco em toda sabedoria e inteligência, dando-nos a conhecer o mistério da Sua vontade, segundo Seu beneplácito, o qual se havia proposto em si mesmo... aceitamos por graça algo que Ele quer dar gratuitamente. No Amado temos redenção; isso implica resgatar algo que se havia perdido e voltar a encaminhar conforme o Seu plano; graça que fez superabundar. A graça não se resume apenas na redenção, e sim que nos resgata para levar adiante esse plano, em função do proposito de Deus para algo definido. Se trata de um proposito definido e imutável de Deus, e no qual Ele não terminará frustrado. A salvação é somente o princípio, não é o fim; é um meio para levar a cabo seu plano. A graça de Deus também se ocupa desse proposito para o qual nos salvou. Deus nos salvou de ir a pique e nos salvou para um proposito. A graça também nos revela o propósito. Segue dizendo no verso 10:...de reunir todas as coisas em Cristo, na dispensação do cumprimento dos tempos, assim as que estão nos céus, como as que estão na terra. Reunir algo que estava disperso, para que Cristo seja o centro, o sentido de todas as coisas. Cristo é quem dá sentido e realização a todas as coisas.
Tudo aquilo que não funciona em e ao redor de Cristo, está mal colocado. Antes, por razão de não ter a Cristo, nos encontrávamos perdendo o tempo: como se não tivesse objetivo nem sentido à vida. Ignorando o propósito para o qual foi desenhado o homem. Quando a palavra fala de reunir todas as coisas em Cristo, se refere ao Cristo corporativo. O verso 11 diz: E Nele também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito Daquele que faz todas as coisas, segundo o desígnio de Sua vontade. A palavra aqui já fala do corpo; esses tempos vão até o cumprimento. Deus nos salvou para um propósito. 8
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