MUDANÇA DE DISPENSAÇÃO
MUDANÇA DE DISPENSAÇÃO - "bens, riquezas e saúde"
A história de Lázaro e do Homem Rico mostra que uma mudança de dispensação aconteceu no tocante às normas do Antigo Testamento. O ensinamento é que as circunstâncias exteriores de um homem aqui não provam que ele seja um homem justo. Isso era necessário, pois no Antigo Testamento a riqueza era prometida aos justos: "A geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas estarão em sua casa" (SI. 112.2,3). O Salmista disse que nunca havia visto o justo mendigar o pão. Tudo isso deveria ser alterado, pois o homem rico dificilmente seria salvo (Mt. 19.23.24) e entre os escolhidos de Deus haveria muitos pobres: "Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé" (Tg 2.5).
O mendigo Lázaro era não apenas pobre, mas estava em grande sofrimento. Ele não desfrutou de bens ou saúde, mas com certeza os olhos de Deus pousavam sobre ele com favor; ele era conhecido pelo próprio nome ('aquele que Deus ajuda' ou 'sem ajuda'). Nos dias do Antigo Testamento tanto a pobreza quanto a doença eram vistas como julgamento por causa de pecado, mas isso não seria mais assim no Novo Testamento. Lei e Graça são duas dispensações diferentes e devemos observar essa diferença.
Quanta confusão já foi produzida sobre a questão da saúde e da doença. Usando textos do Antigo Testamento alguns procuram provar que a doença só é enviada quando há pecado definido, ou quando a alma está em dívida para com Deus. A doença pode ser enviada por essa causa, mas não existe garantia de saúde para os filhos de Deus agora, nem tampouco promessa de bens terrenos. Sob a antiga dispensação (Lei) a prosperidade terrena era a recompensa pela obediência a Deus; na nova dispensação (Graça, Igreja) a bênção celestial é a porção do cristão.
Circunstâncias terrenas geralmente são usadas para nos treinar para que possamos dar fruto a Deus. A ordem é totalmente invertida: saúde e riqueza não são os prêmios dados aos que vivem com retidão no caminho dos mandamentos de Deus. Frequentemente elas são retiradas nesse tempo, a fim de que os competidores possam ser treinados para a corrida.
"Prosperidade é a benção do Antigo Testamento; dificuldade é a benção do novo testamento". E a história de Lázaro e o homem rico é um exemplo de tudo isso.
Ada R. Habershon
1861-1918
Comentários
Postar um comentário