Não Fique Parado
Para leitura e meditação: Tiago 2:14-26
*"... a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."* (v17)
Esta parte da carta de Tiago, fez Martinho Lutero concluir que esta era uma "epístola de palha". Na mente de Lutero, aqui, Tiago contradiz o ensinamento de Paulo aos romanos, quanto a ser justificado pela fé. No entanto, na realidade, Tiago não está contradizendo Paulo. Ele está somente apresentando um diferente ponto de vista.
No fundo, Tiago está perguntando: que bem faz, se os que professam serem cristãos, não ajudam seus irmãos e irmãs que estão em necessidade? "De que adianta dizer que vocês têm fé e são cristãos, se vocês não estão provando isto, através da ajuda aos outros?... se você tem um amigo que necessita alimento e roupa e você diz a ele: tchau e que Deus lhe abençoe, mantenha-se aquecido e se alimente até estar satisfeito, mas não dá a ele roupa e alimento, de que adianta isso?" (v14-16).
Tiago diz que tais pessoas, estão demonstrando, através de suas ações, que elas não têm fé. Se elas tivessem, então a fé delas, seria demonstrada com algum fruto. A pessoa que declara ter fé em Deus, mas é cega e surda para as necessidades dos outros, demonstra que nada, na realidade, aconteceu no seu coração.
Tiago seria o primeiro a concordar com Paulo de que, enquanto nós somos salvos pela fé, a fé nunca está só. Quando fé está presente, as boas obras a seguirão.
Apesar de não sermos salvos por boas obras, nós somos salvos para fazermos boas obras (Efésios 2:8-10).
Tiago está ansioso para nos fazer entender esta verdade, que ele ilustra através da vida de Abraão e Raabe.
Abraão demonstrou sua fé em Deus por sua obediência, e o mesmo fez Raabe. Tiago escolheu estes diferentes personagens para que saibamos que ninguém é excluído. "Não Fique aí parado, faça algo". Isto aplica a todos os cristãos, em todo o tempo.
Pai, ajuda-me a ter meus valores ajustados, e a entender que quando eu digo que tenho fé, mas não faço nada com ela, eu sou apenas um pacote de contradições. Endireite-me, Senhor. Em nome de Jesus. Amém.
(Every Day with Jesus - Selwyn Hughes)
Comentários
Postar um comentário