O PRINCÍPIO DOS VENCEDORES
O modo de Deus trabalhar, conforme ilustrado nas Sagradas Escrituras, é encontrar alguns poucos para formar um núcleo a fim de atingir muitos. Isto já era verdade na dispensação patriarcal. Naquele tempo Deus escolhia pessoas individualmente: como, por exemplo, Abel, Enoque, Noé e Abraão. Mais tarde, através de Abraão (os poucos) Deus alcançou toda nação de Israel (os muitos) - Isto é, Deus atinge a dispensação da lei através da dispensação patriarcal. Então, da dispensação da lei (a nação de Israel) Deus atinge a dispensação da graça (a igreja formada de todas as nações); e, do mesmo modo, da dispensação da graça ele atingirá a dispensação do reino, do novo céu e da nova terra (a nova criação), pois o reino é o prólogo do novo céu e da nova terra. Assim, então, o princípio da operação de Deus é dos poucos para os muitos.
"... a Cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus" (Colossenses 2:19). As juntas são para o suprimento, ao passo que os ligamentos para a consolidação. A cabeça mantém o corpo unido através dessas juntas e ligamentos. E essas juntas e ligamentos são os vencedores.
Jerusalém tipifica toda a igreja, enquanto Sião - que está em Jerusalém - representa os vencedores na igreja. Jerusalém é maior que Sião, mas Sião é a Fortaleza de Jerusalém. O que corresponde ao coração de Deus é chamado Sião; o que fala do fracasso e pecado dos judeus é chamado de Jerusalém. Deus permite que Jerusalém seja pisada, mas geralmente mantém Sião intacta. Haverá uma nova Jerusalém, mas não uma nova Sião, porque Sião jamais envelhece.
Todas as vezes que o relacionamento entre Sião e Jerusalém é mencionado no Antigo Testamento, vemos que as características, vida, benção e constituição de Jerusalém invariavelmente derivam de Sião. Os anciãos encontram-se em Jerusalém, a arca devia ficar em Sião (1 Reis 8:1). Deus faz bem a Sião segundo a sua boa vontade e edifica os muros de Jerusalém (Salmo 51:18). O nome de Deus está em Sião, ao passo que o seu louvor em Jerusalém (Salmo 101:21). Deus abençoa de Sião e Jerusalém recebe os benefícios (Salmo 128:5). O Senhor habita em Jerusalém, mas recebe louvores de Sião (Salmo 135:21). Deus primeiro fala a Sião e, então, as boas novas alcançam Jerusalém (Isaías 41:27). Ele habita em Sião e assim santifica Jerusalém (Joel 3:17).
Deus está, atualmente, procurando entre os derrotados da igreja, os 144.000 (um número representativo, naturalmente) que permaneça no monte Sião (Apocalipse 14:1). Repetidas vezes ele usa relativamente poucos crentes como canais para derramar vida na igreja para o reavivamento. Como fez o seu Senhor, estes poucos têm de derramar sangue para deixar a vida fluir. Os vencedores devem permanecer sobre o terreno da vitória pela igreja e em lugar da igreja. Têm de suportar sofrimentos e opróbrios.
Portanto, os vencedores de Deus devem abandonar toda autocomplacência, pagar o preço, deixar que a cruz corte fora tudo o que procede da velha criação e permanecer contra as portas do Hades (Mateus 16:18).
Você está pronto a ferir seu próprio coração para receber o coração de Deus? Está pronto a ser derrotado para que o Senhor triunfe? Quando sua obediência for completa, Deus rapidamente vingará toda desobediência (2 Coríntios 10:6).
Watchman Nee - "O Plano de Deus e os Vencedores”
Comentários
Postar um comentário