A CERTEZA DA SALVAÇÃO
A CERTEZA DA SALVAÇÃO: Provas Contundentes
Se você recentemente teve a experiência de receber Cristo, você pode ter experimentado momentos em que duvidou da realidade dessa experiência; isto é, você pode ter questionado se foi de fato salvo. Sem a verdadeira certeza da salvação como sólido fundamento, é difícil a um novo cristão crescer e experimentar as coisas profundas da vida cristã. Contudo, a Bíblia diz que é possível saber com certeza absoluta que você é salvo.
Como? Vejamos o que diz 1 João 5:13: Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, a vós que credes no nome do Filho de Deus.
Não é “para que penseis”, não é “para que tenhais esperança”, mas “para que saibais”. Não precisamos esperar até morrer para descobrir isso; essa certeza é para desfrutarmos hoje.
Como podemos ter certeza da salvação? Há três maneiras:
*Deus afirma*
A primeira maneira de termos certeza da salvação é a Palavra de Deus. Enquanto a palavra do homem pode não ser confiável, a Palavra de Deus permanece segura e firme. É impossível que Deus minta (Hb 6:18; Nm 23:19). Tudo que Deus diz permanece firme para sempre (Sl 119:89).
O que Deus disse não é para se conjecturar. Sua palavra não é vaga nem intangível. Ela vem até nós hoje na forma escrita, a Bíblia.
A Bíblia é a própria Palavra de Deus, inspirada por Ele (2Tm 3:16). Podemos tomar essa Palavra, crer nessa Palavra e confiar nela.
Que diz Deus, então, sobre a salvação? Ele diz que o caminho da salvação é uma pessoa: Jesus Cristo (Jo 3:16; 14:6; At 10:43; 16:31). Ele diz que todo aquele que crer que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e confessar com sua boca que Jesus é o Senhor será salvo. Ele diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10:9-13).
Você fez isso? Você creu em Cristo e confessou abertamente que Ele é seu Senhor? Você invocou o nome Dele? Se o fez, você é verdadeiramente salvo. Deus diz assim e isso basta.
*O Espírito Santo testifica*
Não apenas temos a Palavra de Deus exteriormente nos dizendo que somos salvos, mas também temos uma testemunha interior, nos dizendo a mesma coisa. O que a Bíblia nos fala
exteriormente, o Espírito confirma interiormente. Primeira de João 5:10 diz: “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si mesmo, o testemunho”.
Às vezes, depois de termos recebido Cristo, podemos não nos sentir salvos. Contudo, se conferirmos profundamente em nós, com o nosso espírito, encontraremos uma espécie de testemunha interior, uma certeza, de que somos filhos de Deus.
“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8:6). Se você duvida que tem essa testemunha interior, tente essa experiência simples: tente declarar com ousadia: “Eu não sou filho de Deus!” Você verá que é muito difícil até mesmo sussurrar essa mentira. Por quê? Porque o Espírito Santo em você testifica: “Você é um filho de Deus!”
Vê? Você foi incluído na morte e ressurreição de Cristo, portanto recebeste a nova vida ressurreta em seu espírito. Louvemos ao Senhor!
*Nosso amor pelos irmãos é uma prova*
A terceira maneira de se ter certeza é o nosso amor pelos irmãos e irmãs em Cristo. Primeira de João 3:14 diz: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos”. Uma pessoa salva, sem dúvida, sente um tipo de amor pelos que também são salvos. Você sente um desejo de ter comunhão, de desfrutar Cristo com os outros. Isso é o resultado espontâneo de ser salvo, um dos sinais mais claros de que uma pessoa é salva. Esse amor transcende o “amor” egoísta e barato de hoje em dia. É um amor imparcial que ama os que são parecidos conosco e os diferentes de nós. Essa é a verdadeira unidade e harmonia que o mundo anela.
Contudo, ela é nossa quando recebemos Cristo. “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Sl 133:1). Esse é o testemunho de uma pessoa salva.
Por meio dessas três testemunhas (a Palavra de Deus, o testificar interior do Espírito e nosso amor pelos irmãos) podemos saber e ter certeza de que somos realmente salvos.
Glória a Deus!
Comentários
Postar um comentário