DEVEMOS TER O ESPÍRITO SANTO
Deus deseja que saibamos com profundidade que assim como as escrituras são inspiradas pelo Espírito Santo, da mesma forma as Escrituras requerem a revelação do Espírito Santo. Assim como a Bíblia foi escrita por homens movidos pelo Espírito de Deus, da mesma forma a Bíblia também precisa de seu espírito para mover as pessoas que a lêem. Assim como o Livro Sagrado foi registrado pelo Espírito Santo, assim também o Livro precisa da iluminação do Espírito Santo. Aqui a sabedoria do homem é inútil. Deus também deseja que saibamos que até a interpretação mais clara da Bíblia não é adequada. Nosso poder deve advir do Espírito Santo. A sabedoria do homem pode fazer com que as pessoas compreendam o significado das Escrituras, mas não lhes dará o benefício da verdade.
Na procura da verdade, muitos vêm com o motivo errado. Se não buscam satisfazer seu próprio desejo de conhecimento, preparam mensagens para ensinar a outros. Seu objetivo básico é resolver dificuldades mentais e não cultivar sua própria vida espiritual. Uma vez que essa é sua intenção, sentem-se muito cômodos se puderem, afinal, compreender. Pois agora podem ensinar outros. Está claro que não buscam a realidade espiritual.
Só depois de compreendermos que o homem pode ser salvo somente pelo Espírito Santo, que a verdade só pode ser apreendida no Espírito Santo, que a oração só pode ser ouvida mediante o Espírito Santo, e que nossa vida espiritual só pode progredir no Espírito Santo, verdadeiramente creremos no Espírito Santo e dele dependeremos. Quão amiúde realmente pedimos que Deus nos dê luz? É provável que passemos mais tempo pensando, pesquisando e procurando do que orando. É por isso que o caminhar espiritual de inúmeros crentes é árido embora compreendam muitas verdades.
Muito da pregação moderna dá ênfase ao conteúdo mental em vez de colocá-la na vida do Espírito. Devemos saber que as obras de valor real são realizadas no espírito das pessoas e não em suas mentes. A obra que Deus reconhece só possui uma feição: a obra do seu Espírito no espírito do homem despejando no espírito do homem a vida de Cristo - quer seja dando a vida pela primeira vez, quer seja outorgando a vida mais abundante. O Mero receber a aprovação racional dos homens sem haver o derramamento da vida de Cristo neles é obra de vaidade.
Watchman Nee - "O Mensageiro da Cruz"
Comentários
Postar um comentário