O Mistério de Deus
“Colocado de forma simples, Deus está chamando, tanto dentre judeus quanto, particularmente, dentre gentios, crentes no Senhor Jesus para fazer deles uma união viva consigo como membros de Seu corpo pela habitação do Espírito.”
“Esta nova companhia de crentes é uma criação celestial de Deus, com uma origem celestial, bênçãos celestiais, e um destino celestial. Deste modo a Igreja está destinada a reinar com Cristo no céu sobre todo o universo e sobre todas as coisas nos céus e na terra.”
“O Mistério não é algo misterioso e difícil de entender; é simplesmente um “segredo” que Deus manteve “oculto desde todos os séculos” (Cl 1:26), mas que agora foi revelado por meio do ministério do apóstolo Paulo (Rm 16:25; Ef 3:5-10; Cl 1:26-27). Ele não está se referindo à vinda do Messias ao mundo em Seu primeiro advento.
O Seu nascimento, vida, ministério, rejeição, morte, ressurreição e até mesmo o Seu reino futuro sobre o mundo não são o segredo; estas coisas são todas elas ensinadas claramente no Antigo Testamento. Muitas passagens do Antigo Testamento falam do Messias judeu reinando sobre Israel em um reino futuro, e das nações gentias se regozijando com Israel.
Todavia, O Mistério “ vai além e descortina o plano de Deus de ter todo o universo (céus e terra) sob Cristo em Seu reino milenial. E também revela que Ele teria uma companhia ao Seu lado (a Igreja — Seu corpo e esposa) para magnificar a exibição de Sua glória no reino (Jo 17:22-23; 2 Ts 1:10; Ap 21:9-22:5). Além disso, o Mistério revela que não é intenção de Deus ter os “céus completamente separados da terra, como são agora. A Sua vontade é que a liderança da administração de todas as coisas nos céus e na terra seja de Cristo e da Igreja ( “no Cristo” ), de modo que possa existir um sistema unificado de glória celestial e terrena sob Cristo e Sua esposa (Ef 1:10).”
Trecho de TEOLOGIA DO PACTO OU DISPENSAÇÕES - BRUCE ANSTEY
Comentários
Postar um comentário