APRENDA A AMAR COM O ESPÍRITO SANTO!
Quando pensamos em falar sobre o amor, a primeira impressão é que a conversa será doce, cheia de histórias de pessoas banhadas e sustentadas pelo amor. Porém, o assunto é bem mais profundo, pois em nome do amor, muita coisa tem sido destruída, arrancada e perdida. Realmente nos deparamos com notícias na mídia de mortes resultantes de feminicídio. Quando os responsáveis são entrevistados, alguns com lágrimas nos olhos até alegam que foi por amor!
Biblicamente, as atitudes que geram essa desgraça só têm uma procedência que é a influência do inimigo, Satanás, agindo em nossa fraqueza, debilidade e fragilidade, pois ele “veio para matar, roubar e destruir” (João 10.10).
A língua portuguesa não alcança toda a riqueza do termo “amor” presente no original da Bíblia, pois temos outros termos com significados específicos. O amor de amizade filéo, entre as pessoas; o amor familiar storge; e o amor pelo sexo oposto, eros. Todavia, a presença desses tipos de amor habita um corpo corruptível, sujeito a erros, a más interpretações e a procedimentos enganosos e destrutivos, mesmo que tenhamos a melhor intenção do mundo. Quando a Bíblia apresenta o amor ágape de Deus, ela o faz, mostrando a perfeição absoluta desse amor, nos convocando a ter os outros tipos de amor, citados anteriormente, sob o controle desse amor ágape.
A riqueza do amor é descrita em 1 Coríntios 13.4-8: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha”. O próprio Deus é a essência desse amor, pois as Escrituras dizem: “Deus é amor” (1 João 4.7,8), esse é o amor que precisamos urgentemente em nossas vidas!
Como podemos ter esse amor? Primeiro, precisamos entender que esse amor é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22). Em segundo lugar, é com a presença dele em nós que esse amor é derramado. Veja o que a Bíblia descreve: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5.5).
Em outras palavras, precisamos estar cientes de nossa limitação em amar verdadeiramente, pois por mais que tenhamos a intenção de fazê-lo, temos visto como resultado muitos desastres, nos relacionamentos de amizade e principalmente familiares. No nosso relacionamento conjugal é essencial termos um triângulo amoroso devido às nossas dificuldades em amar com perfeição. Esse triângulo consiste no esposo, na esposa e em Deus. Deus deve ser o alicerce tanto da nossa vida individual quanto do nosso relacionamento.
Todo suprimento dos céus estará sobre nós, e o sonho da felicidade para nossa casa será sustentada pelo alimento que vem de Deus, principalmente o verdadeiro amor. É hora de buscarmos de forma mais viva o Espírito Santo, sabendo que, em consequência, o amor dele vem sobre nós. É hora de admitirmos que precisamos de sua presença para que a felicidade seja alcançada.
Oração: Senhor Deus e Pai, reconheço que por mais que tenho a intenção de amar da melhor maneira possível, tenho falhado por causa das minhas limitações. Hoje, venho a tua presença, suplicar para que teu Santo Espírito derrame o verdadeiro amor de Deus em meu coração, para que eu possa amar de forma a agradá-lo e fazer as pessoas com quem convivo, felizes.
(Devocionais de Avivamento - Marcos Stier Calixto)
Comentários
Postar um comentário