Permanecei Nele como a unção vos ensinou

 *"Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda." (1Jo 2:28)*


«Nenhuma disciplina atualmente parece ser motivo de alegria, mas antes de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça para aqueles que nela foram treinados” (Hb 12:11). 


É muito necessário que o ramo podado permaneça continuamente na videira: “Permanecei Nele” (1Jo 2:28). 


Este mandamento foi dado primeiro às crianças. Assim escreveu o amado apóstolo, cuja cabeça estava embranquecida por muitos invernos; Escreveu aos jovens e aos pais, na relação de seu pai, no Evangelho de Jesus Cristo. 


Mas há um sentido em que nós também devemos tornar-nos como crianças, antes de podermos aprender a doce lição de permanecer Nele. 


A criança não confia em si mesma: teme o desconhecido; Ele quer a companhia da mãe ou do amigo e está disposto a ser desconhecido. Quem me dera que tivéssemos um coração de criança, com a sua simplicidade e confiança, a sua fé sem limites e a sua bela inocência! Pode ser que muitos homens fortes que se gloriam em sua força leiam estas palavras; mas eles têm que se converter e tornar-se-iam como crianças, se aprenderem o segredo de permanecer Nele. 


Quando estivermos destituídos de nossa própria força e confiança, e estivermos completamente vencidos e quebrantados, estaremos prontos para obedecer ao santo conselho, que é o eco da ordem do próprio Mestre: "Permaneça em Mim!" Diz-se do grande soldado Naamã que “sua carne tornou-se como a carne de uma criança”. Foi uma combinação esplêndida! A forma robusta do homem de guerra combinada com a carne rosada e fresca da infância. E estas qualidades devem unir-se em cada um de nós: fortes e simples, viris e infantis; como Davi, o campeão de Israel, cujo coração não era orgulhoso, nem estava ocupado com coisas grandes demais para ele, mas era como uma criança desmamada no seio de sua mãe. 


Tais são considerados pelo Pai como Seus filhinhos,

alimentados com o leite não adulterado da Palavra, ensinados em segredos que estão escondidos dos sábios e entendidos, e instruídos na arte de permanecer Nele. 


Não é fácil permanecer em Cristo, é claro. É o crescimento dos anos, o resultado da vigilância e disciplina perpétuas, o resultado da terna influência do bendito Espírito sobre a vida interior. No início não é fácil para a videira subir numa determinada direção. É preciso usar a corda, o martelo e a faca; mas com o tempo ele se contenta em adotar a atitude nova e forçada. E a adesão da alma a Cristo vem como resultado de um longo hábito e autodisciplina sob o cultivo do Espírito de Deus. 


O Espírito Santo nos ensinará a permanecer Nele: “A unção que dele recebestes permanece em vós”. A unção é sempre usada como símbolo da graça do Espírito: “E como ela vos ensinou, permanecei Nele”.


Frederick B. Meyer


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES