A NOVA JERUSALÉM - Uma breve observação
Em Apocalipse vemos que o sinal final, que é também o maior, é a Nova Jerusalém, que representa a composição da totalidade dos santos redimidos de Deus ao longo das gerações, que foram regenerados, transformados e glorificados. Não é uma cidade material sem vida, mas uma pessoa corporativa viva como noiva, que tem Cristo, uma pessoa tão maravilhosa, como marido (v. 2).
A Nova Jerusalém é uma composição viva de todos os santos redimidos por Deus ao longo de todas as gerações. É a noiva de Cristo como Seu complemento (Jo 3:29) e a cidade san-
ta de Deus como Sua habitação, Seu tabernáculo (v. 3). Esta é a Jerusalém celestial (Hb 12:22), que Deus nos preparou e por que Abraão, Isaque e Jacó anelavam (Hb 11:10, 16). Também é a Jerusalém que é do alto e que é a nossa mãe (Gl 4:26). Como noiva de Cristo, ela procede de Cristo, que é seu marido, e se torna Seu complemento, assim como Eva veio de Adão, seu marido, e se tornou o seu complemento (Gn 2:21-24). Ela prepara-se participando das riquezas da vida e da natureza de Cristo. Como a cidade santa de Deus, ela é totalmente santificada para Ele e está plenamente saturada com a santa natureza para ser a Sua habitação.[...]
Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus compara Seu povo escolhido a uma esposa e a uma habitação para Si. A esposa é para Sua satisfação em amor e a habitação é para Seu descanso em expressão. Os dois aspectos se consumarão na Nova Jerusalém. Nela, Deus terá a mais plena satisfação em amor e o mais absoluto descanso em expressão pela eternidade. Louvado seja o Senhor, agora e eternamente.
(Um irmão em Cristo)
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