Cristo, Totalmente Desejável
CRISTO DEVE SER AMADO
“Sim, Ele é totalmente desejável.” (Cânticos 5:16)
No versículo nove deste capítulo, vocês têm um questionamento expressado pelas filhas de Jerusalém: “Que é o teu amado mais do que outro amado”. A esposa responde: “Ele é o primeiro entre dez mil”. Ela, assim, relata muitas das coisas que ela considera mui excelentes em seu amado, e então conclui com estas palavras as quais eu li: “Sim, Ele é totalmente desejável.”
As palavras expressam a transcendente amabilidade do Senhor Jesus Cristo, e naturalmente elas são determinadas em três partes:
1 – Quem Ele é
2 – O que Ele é.
3 – Como Ele é.
Primeiramente, Quem Ele é: o Senhor Jesus Cristo, a quem ela tem buscado, por quem ela estava conquistada por amor; acerca de quem aquelas filhas de Jerusalém haviam perguntado: a quem ela havia se esforçado para descrever em Suas excelências singulares. Ele é o grandioso e excelente sujeito de quem ela aqui fala.
Em segundo lugar, O que Ele é, ou que ela alega a respeito dEle: Que Ele é alguém desejável. A palavra hebraica, que é comumente traduzida como “desejos”, significa “sinceramente desejar, cobiçar, ou anelar aquilo que é mais agradável, gracioso, deleitoso e admirável”. A palavra original está tanto no abstrato, e plural em número, a que diz que Cristo é a completa essência de todos os deleites e prazeres, a plena alma e substância deles. Como todos os rios são reunidos no oceano, que é o lugar de encontro de todas as águas no mundo, assim Cristo é o oceano no qual todos os verdadeiros deleites e prazeres se encontram.
Em terceiro lugar, Como Ele é: Ele é totalmente desejável, é desejado em cada parte. Ele é desejável quando considerado como um todo, e em cada parte; como se dissesse: “Contemplem-nO em qualquer respeito e singularidade que quiserem; lancem seu olhar sobre este amorável Objeto, e vejam-nO a partir de qualquer perspectiva, voltem para Ele os seus atentos pensamentos da forma que quiserem; considerem a Sua Pessoa, Seus ofícios, Suas obras, ou qualquer outra coisa que O pertença; vocês O encontrarão totalmente desejável, não há nada desagradável nEle, não há nada desejável sem Ele”...
Jesus Cristo é a Pessoa mais amorável (desejável) a quem as almas podem lançar seus olhos. “Tu és mais formoso do que os filhos dos homens” (Salmos 45:2).
“Diferentes verdades estão espalhadas na Bíblia para que as colhamos como belas flores. Em Cantares de Salomão 5.10-15 a noiva considera as muitas belezas do seu amado e conclui que ele é ‘totalmente lindo’. Assim também, nós, vagarosamente percebendo as muitas belezas de Cristo, descobrimos que Ele é inteiramente glorioso.”
*Sim, Ele É “Totalmente Desejável!”*
(John Flavel; John Owen)
Comentários
Postar um comentário