A Permanência em Cristo

 


Eu sou a videira, vós os ramos… (Jo 15:5)


 _O ramo na Videira_


"A conexão entre a videira e o ramo exemplifica uma união vital, entre o cristão e o Senhor, que os torna um. A parábola também nos ensina sobre a integralidade dessa união. A união entre a videira e o ramo é tão íntima que um nada é sem o outro e um existe inteiramente e somente para o outro.

Sem a videira, o ramo nada pode fazer. Graças à videira, o ramo tem direito de permanência no vinhedo, possui vida e frutifica. Por essa razão o Senhor diz: "Sem mim nada podeis fazer". Diariamente o cristão só pode ser agradável a Deus naquilo que fizer por intermédio do poder de Cristo, que nele habita. A única fonte de poder para frutificar é a seiva da vida do Espírito Santo, que ele recebe dia após dia. O cristão vive somente em Cristo e sempre depende de Cristo somente.

Sem o ramo, a videira tampouco pode fazer nada. Uma videira sem ramos não pode produzir fruto. O ramo é tão indispensável à videira, quanto esta o é ao ramo. Tal é a maravilhosa condescendência da graça do Senhor Jesus: assim como o Seu povo depende dEle, Ele Se fez dependente de Seu povo. Sem os Seus discípulos, Ele não pode ministrar Sua bênção ao mundo e não pode oferecer aos pecadores os cachos de uva da Canaã Celestial. Não estranhe essas palavras, pois foi pela Sua própria determinação - e essa é a grande honra à qual chamou os Seus redimidos - que Ele decidiu depender deles assim como Seus discípulos dependem dele. Ele, que está nos céus, é indispensável aos discípulos para que estes, por intermédio dEle, produzam fruto. Por outro lado, os ramos, que estão sobre a terra, são indispensáveis a Ele para que, por meio deles, os Seus frutos possam ser encontrados pelos homens. Medite nisso até que a sua alma se dobre em adoração à vista do mistério da perfeita

união entre Cristo e aquele que crê.

(Andrew Murray)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

DEVOCIONAIS