A vitória pela fé

 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho” (Hebreus 11:1,2). 


A vitória na terra da promessa foi baseada somente na fé. A primeira direção de Deus para Josué foi: “Sê forte e corajoso” (Js 1:6). Todo o livro de Josué ilustra esse princípio, especialmente o registro a respeito da batalha de Jericó. O autor do livro de Hebreus fala expressamente disso: “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias” (Hb 11:30). 


A fé deve seguir o líder. Os sacerdotes e o povo seguiram a arca; não caminharam à sua frente. Não podemos andar com Deus e continuar fazendo o que desejamos o tempo todo. Precisamos ver o caminho de Deus, e então segui-Lo. Antes de agir, precisamos de um “Assim diz o Senhor”. 


A fé pode circundar por sete dias as muralhas de Jericó, não se incomodando com as dificuldades, e ainda rodeá-las por sete vezes no sétimo dia. Isso não é ser um sonhador, mas é intensamente real. A fé, passo a passo, percorre a terra prometida, seguindo bem de perto as pegadas do líder, sem retroceder ou vacilar, até que a marcha da vitória esteja gloriosamente completa. 


Nós também precisamos aprender da paciência da fé, que espera pela sua possessão, e não desiste se isso não acontecer logo. Por sete dias os israelitas aguardaram a vitória, mas ainda assim, não vacilaram. Talvez os habitantes daquela cidade estivessem os observando dos muros e fazendo gracejos enquanto eles passavam. Eles marcharam sem se desencorajar, apesar das circunstâncias ao seu redor. 


No primeiro dia não havia sinal de vitória, nem no segundo, nem no terceiro, mas eles continuaram marchando na confiança da fé. “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hb 10:36). “Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará” (Hc 2:3). O cumprimento da promessa poderia ser adiado, mas não tardaria. 


Até que chegou o momento onde a fé não mais esperaria, mas aceitou a promessa. A palavra de Deus finalmente chegou: “Gritai, porque o SENHOR vos entregou a cidade!” (Js 6:16). Então, a fé desferiu um brado que abalou o céu e a terra, marchando para a sua posição e tomando posse da vitória! 


A.B. Simpson (1843-1919)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

MEDITAÇÕES

DEVOCIONAIS