O sangue do Novo Testamento
"Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." Mateus 26:28
O sangue expiatório de Cristo possui uma eficácia perdoadora. Por meio deste sangue, Deus, o Deus santo — o Deus contra quem você pecou e cuja ira você justamente teme — pode perdoar todos os seus pecados, apagar todas as suas transgressões e tirar de você o terror de uma consciência culpada. Oh, que notícia! Você duvida? Sabemos que é um fato surpreendente que Deus perdoe o pecado, e que Ele também o perdoe por meio do sangue de Seu amado Filho; contudo, tome Sua própria palavra como uma confirmação plena deste fato estupendo e não duvide mais: "O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado". Oh, sim — bendita declaração! Ele nos purifica de todo pecado — "de toda espécie de pecado". Não perguntamos quão pesado é o peso da culpa que repousa sobre você; não perguntamos quão vasto é o território sobre o qual seus pecados se estenderam; Não perguntamos quantos eram, ou quão agravada era sua natureza, ou quão profunda era sua cor; nós os encontramos, assim como vocês são, com a própria declaração de Deus: "o sangue de Jesus Cristo purifica de todo pecado". Muitos são os que podem testificar desta verdade. "Tais fostes alguns de vocês", diz o apóstolo, ao escrever aos convertidos de Corinto, que haviam sido fornicadores, idólatras, adúlteros, efeminados, ladrões, avarentos, bêbados, caluniadores, roubadores; "tais fostes alguns de vocês, mas vocês foram lavados". Em que se lavaram? — onde foram purificados? Lavaram-se na "fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para o pecado e a impureza". A esta fonte eles vieram, culpados, vis e negros como eram, e o sangue de Jesus Cristo os purificou de todo pecado. Alma enlutada, olhe para cima — a fonte ainda está aberta, e aberta também para você. Satanás buscará fechá-la — a incredulidade buscará fechá-la —, mas ela está sempre correndo, sempre transbordando, sempre livre. Milhares mergulharam nela e emergiram lavados, santificados e salvos. A esta fonte, Davi, Manassés, Saulo, Pedro, Maria Madalena, o ladrão moribundo e milhões mais vieram, lavaram-se e foram salvos; e, no entanto, ela não perdeu nada de sua eficácia em perdoar e purificar pecados — soberana e livre como sempre! Oh, não diga que você é muito vil, não diga que você é muito indigno! Você pode ficar longe de sua beira, olhando para sua inaptidão, olhando para sua pobreza, mas ouça enquanto declaramos que, guiados como você foi pelo Espírito Santo a sentir sua vileza, pois justamente para tal este sangue precioso foi derramado, esta fonte custosa foi aberta.
Este "sangue do novo testamento" é sangue que fala de paz. Ele não apenas proporciona paz, mas, quando aplicada pelo Espírito Santo à consciência, produz paz — dá paz à alma. Confere um senso de reconciliação: remove todo o medo servil de Deus, todo o temor da condenação, e capacita a alma a olhar para Deus, não como "um fogo consumidor", mas como um Deus reconciliado — um Deus em aliança. Precioso sangue que fala de paz, fluindo do "Príncipe da Paz!". Aplicado ao seu coração, leitor arrependido, dilacerado como esteja pela tristeza piedosa, será como um bálsamo para a ferida. Aspergido sobre sua consciência, sobrecarregada como está com o sentimento de culpa, você terá "beleza em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, veste de louvor em vez de espírito angustiado".
É simplesmente crendo que o sangue de Cristo sela o perdão e a paz na consciência. Não se esqueça disso. "Somente creia" é tudo o que é necessário; e essa fé é o dom gratuito de Deus. E o que é fé? "É olhar para Jesus"; é simplesmente sair de si mesmo e descansar na obra consumada do Senhor Jesus Cristo — isso é fé. Cristo disse que "Ele salva perfeitamente todos os que por Ele se chegam a Deus"; que Ele morreu pelos pecadores e que salva pecadores como pecadores: o Espírito Santo operando a fé no coração, desviando o olhar da ferida e fixando-o no Cordeiro de Deus, o perdão e a paz fluem como um rio na alma. Oh, não se afaste, então, do banquete do evangelho, porque você é pobre, sem dinheiro e indigno. Veja a provisão, quão farta! Veja o convite, quão gratuito! Veja os convidados — os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Venha, então, a Jesus como você está. Apostamos tudo na afirmação de que Ele o acolherá, de que Ele o salvará. Há muita eficácia em Seu sangue, muita compaixão em Seu coração pelos pobres pecadores, para rejeitá-lo, implorando a Seus pés por misericórdia. Então olhe para cima, crente, e você será salvo; e todo o céu ressoará com aleluias por um pecador salvo pela graça!
Octavius Winslow
Comentários
Postar um comentário