Todos nós… transformados
O apóstolo usa essa mesma palavra e diz: ‘Todos nós… somos transformados na mesma imagem’. Ao usar ‘todos nós …’, o apóstolo trouxe um sentido abrangente, não falando apenas de si mesmo e sobre seus companheiros. Paulo falava sobre todos os irmãos em Corinto e todos os crentes.
“Todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor,
somos transformados [metamorphoo], de glória em glória, na sua própria imagem”.
Ele usa essa palavra para todos os santos, tornando aquilo que foi aperfeiçoado e completado no Senhor Jesus em um processo contínuo na vida dos crentes. É como se Paulo tivesse dito: ‘O que foi completado e aperfeiçoado no Senhor, agora deve ser reproduzido em nós progressivamente. Essa perfeição, esse caráter, essa personalidade – a personalidade do Senhor Jesus – aperfeiçoada, deve ser introduzida, desenvolvida, manifestada em nós e através de nós. Para ‘personalidade’, poderíamos igualmente substituir pela palavra ‘caráter’.
Um ponto muito encorajados é que o apóstolo termina esta declaração “como pelo Senhor, o Espírito”. Com tudo o que sabemos sobre a vinda do Espírito Santo, Sua Pessoa e Sua obra, todos os efeitos do advento e habitação do Espírito, podemos considerar que a obra inclusiva do Espírito Santo, em todas os Suas múltiplas atividades se resumem em uma coisa: reproduzir o Senhor Jesus em um povo. Quando você orar sobre o Espírito Santo e falar sobre Ele, lembre-se disso. O objetivo supremo e abrangente do Espírito Santo é reproduzir o Senhor Jesus em um povo, em Seu caráter, Sua personalidade, Sua varonilidade ou humanidade aperfeiçoada.
Isso é muito desafiador para nós. Será que aquilo que Cristo é em Sua humanidade perfeita está se tornando cada vez mais verdadeiro para nós, em nossa natureza, em nossos corações? O verdadeiro teste de uma vida governada pelo Espírito está aqui: o aumento progressivo do caráter de Cristo. Se vamos nos encontrar como homens e mulheres realmente governados pelo Espírito, o que devemos encontrar uns nos outros é o Senhor Jesus; e não apenas hoje, não apenas em um momento de nossas vidas, mas deve estar o tempo todo.
T. Austin-Sparkis
Comentários
Postar um comentário