A Divisão Necessária Pela Palavra de Deus Para o Descanso das Obras

 “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. *Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas*…Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hb 4:9-10, 12-13)

 

Para efeito de comparação, leiamos agora os versos acima na versão de J.B.Phillips. “Portanto, ainda existe um descanso pleno e completo para o povo de Deus. *E aquele que experimenta seu descanso está descansando completamente de seu trabalho, exatamente como Deus descansa do dele*…Pois a Palavra que Deus profere é viva e ativa; tem um corte mais afiado do que uma espada de dois gumes; penetra até o ponto onde alma e espírito se unem, até os recônditos mais íntimos do ser humano; examina os próprios pensamentos e motivações do coração de um homem. Nenhuma criatura pode se disfarçar à vista de Deus; tudo está despido e exposto diante dos olhos daquele com quem temos de tratar.”(Hb 4:9-10, 12-13)


 *DOIS ESTÁGIOS DA VIDA CRISTÃ*

“Há dois estágios na vida cristã. Um estágio é aquele em que conhecemos o Senhor somente como o Salvador, que nos salvou do Egito (Mundo), em sua obra na cruz para expiação e perdão. No outro estágio ele é conhecido, plenamente aceito e recebido como o Rei-Sacerdote glorificado no céu, que, no poder de uma vida eterna, santifica e salva completamente, inscreve as leis de Deus em nosso coração e conduz-nos no caminho para que encontremos nosso lar na presença do Deus santo. O objetivo do escritor da epístola (Hebreus) nessa seção é advertir-nos a não nos contentar com o estágio anterior, o preparatório; ele nos adverte a mostrar toda a diligência para alcançar o segundo estágio e entrar no descanso prometido de libertação completa. "Temamos, portanto, que sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda que algum de vós tenha falhado”. Alguns acreditam que o descanso de Canaã é um tipo do céu. Mas isso não pode ser verdadeiro porque a grande característica da vida em Canaã era que a terra deveria ser conquistada e que Deus concedeu gloriosas vitórias sobre os inimigos. *O descanso em Canaã foi para alcançar a vitória por meio da vitória. Isso é também verdadeiro na vida de fé.*

Quando a alma aprende a confiar em Deus para alcançar a vitória sobre o pecado e, em todas as circunstâncias de sua vida, rende-se inteiramente para viver exatamente onde e como Ele deseja, então ela entra no descanso. É um viver na promessa, na vontade e no poder de Deus. Esse é o descanso no qual essa alma entra, não por meio da morte, mas por meio da fé; ou melhor, não por meio da morte física, mas da morte para o eu por meio da fé na morte de Cristo.

Porque de fato "também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram".

A incredulidade é a antítese da fé. Logo, eles “não puderam entrar” é a palavra, “por causa da incredulidade” (Hebreus 3:19). Este é o capítulo três, porém o capítulo quatro começa, e você não vai muito longe dentro dele quando se depara com o seguinte: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito.” Não vou discorrer sobre isso, mas o ponto é este: eles pereceram no deserto porque não discerniram entre alma e espírito. Não entenderam a doutrina, naturalmente; e, em efeito, viveram baseados em suas almas. — Isto é, eles viveram na vida própria, na própria direção de tudo: como isto nos afeta, o que podemos tirar disso, o que isto significa para nós? *A vida própria é a vida da alma*. O espírito não é assim. *O espírito está em Deus, é a Vida de Deus*. Contudo, esta divisão não foi feita no deserto; e, embora eles tivessem sido libertados por meio da mão poderosa de Deus, e se tornado o Povo de Deus, separados para Ele, contudo, porque persistiram naquilo que nós agora, no Novo Testamento, chamamos de “vida da alma”, porque, como o povo de Deus não fez separação entre a vida da alma e o espírito, porque não havia nenhuma distinção entre “os dois gumes da espada”, cortando ambos os lados, o de cima e o de baixo, porque não havia distinção entre a vida da alma e a vida do espírito, pereceram no deserto."²

Esta é a questão da Carta aos Hebreus. “A solene advertência é dada aqui, de que é possível estar em Cristo e ter recebido o chamado celestial para a plenitude de Cristo, e ainda assim perder tudo para o qual fomos chamados."

Em função disso temos essa exortação: *Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.* (Hb 4:11) "Esforcemo-nos". Essa palavra significa "apressa-te - deseja sinceramente, coloca todo teu coração nisso, não deixa de fazer isto: entra no descanso" - É o chamado do Espírito Santo de Deus - "A fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência"."No passado os homens - a maioria - não conseguiram encontrar o descanso divino; que o mesmo não ocorra conosco!"³ 

Ó, que atendamos à voz do Espírito Santo, “Hoje…!” (Hb 3:15)


(¹Andrew Murray; ²T.A.Sparks; ³J.B.Phillips)

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