ASSENTADOS NOS LUGARES CELESTIAIS

 


Todos nós estávamos espiritualmente mortos por causa de nossos pecados e fracassos, durante todo o tempo em que seguiram as filosofias de vida deste mundo e obedecíamos ao dominador maligno do reino espiritual que de fato hoje atua plenamente sobre aqueles que desobedecem a Deus (Ef 2:2). “Todos vivemos dessa maneira no passado e seguimos os desejos e as idéias de nossa natureza inferior, estando, na realidade, sob a ira de Deus por natureza, assim como todos os outros.”¹ Contudo, embora estivéssemos mortos em nossos pecados, Deus, que é rico em misericórdia, por causa do grande amor que teve para conosco, deu-nos vida juntamente com Cristo - lembremo-nos, que é pela graça que fomos salvos para assumirmos nosso lugar com Ele em Cristo Jesus no céu.

Precisamente isso significa que Deus nos deu vida por meio de Cristo como o passo inicial da salvação, nos ressuscitando e nos fazendo assentar nos lugares celestiais nele (cf. Efésios 2:1-6) 

O livro de Efésios apresenta-nos três palavras indispensáveis que tocam a realidade espiritual de todo filho de Deus: Assentar, Andar e Firmes. Essa ordem não pode ser invertida. A primeira palavra ‘*assentar*’, refere-se ao grande segredo da verdadeira vida cristã. Deus nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus - um lugar de descanso, fonte de plenitude, graça, poder etc… (Ef 2:6). “É a partir desta posição, que cada regenerado deve começar a sua caminhada espiritual.²” Ele foi feito uma nova criatura sendo participante agora de uma natureza divina - recebida pelo novo nascimento -, o que requer uma nova conduta, novas aspirações e objetivos supremos (2 Co 5:17). O crente agora nesta posição está ligado pelo Espírito Santo ao Cabeça ressuscitado no céu de onde ele recebe toda a graça e suprimento para a caminhada por fé até à glorificação final. Isso implica que toda nossa ambição além da morte (cf. Cl 3:1-2) seria descobrir e explorar as riquezas nas regiões celestiais onde é nossa habitação no Espírito (Ef 1:3). Isso deve ser nossa aspiração agora, como cidadãos dos céus, continuamente (Ef 4:15).

No capítulo 4 verso 1 de Efésios, encontramos a segunda palavra chave que destaca o resultado dessa posição celestial: ANDAR. “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que *andeis* de modo digno da vocação a que fostes chamados.” 

Assim, vemos que o caminhar digno de cada membro do Corpo de Cristo é o resultado direto de seu descanso no Senhor Jesus. A vida cristã é impossível sem essa realidade de descanso. Muitos santos pensam que primeiro precisam andar, e só depois disso, virá o assentar. Mas não é assim na vida cristã; primeiro descansamos, e depois é que andamos. A essência da doutrina da graça é que Deus é por nós. A vida cristã legítima tem o seu início com o particípio FEITO e não com o imperativo FAZE (ver Hebreus 1:3).

Vamos prosseguir. É importante notar as divisões dessa carta aos Efésios para uma melhor assimilação do conteúdo proposto. “O texto da carta é formado por duas seções principais. A primeira (1.3—3.21), de caráter doutrinário, se apresenta após algumas palavras iniciais de saudação (1.1-2). A segunda (4.1—6.20) contém uma série de exortações para se viver de acordo com a vocação e a fé cristã. Por último, um breve epílogo põe ponto final à carta (6.21-24)”³ Assim temos estas duas seções de Efésios.   

“Aqui passamos da primeira à segunda metade desta maravilhosa epístola, depois de doutrina, dever; depois de teologia, ética. A primeira parte trata de princípios; esta de práticas. Ali, a chamada; aqui, a conduta. Aquela, da possessão interior; esta, da manifestação exterior*. 

Então, segue-se necessariamente a terceira palavra chave da divisão em foco: FIRMES. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar *firmes* contra as ciladas do diabo.” (Ef 6:11). Esse vocábulo "firmes" implica a nossa postura que devemos portar diante dos ataques do inimigo. Isso porque a vida cristã apresenta três aspectos: 1) perante Deus; 2) diante dos homens e 3) perante o inimigo. 

Por isso a necessidade de sermos fortalecidos no Senhor e na força do seu poder para que consigamos resistir no dia mau e permanecermos firmes e inabaláveis (Ef 6:11-18) e sempre dependentes do nosso Líder, nosso Senhor Jesus Cristo, autor e consumador da fé.


(¹J.B.Phillips; ²T.Germanovix; ³Comentário Bíblico Almeida;*Scroggie)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÉROLAS CRISTÃS

AUDIOBOOKS

MEDITAÇÕES