ASSENTADOS EM CRISTO JESUS

 

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-6)

Alguns estudiosos da Bíblia dividem a carta de Efésios em três partes: Na primeira, destacam a palavra "assentar" (Efésios 2:6), chave de toda esta seção, e de fato, aqui reside o grande segredo da genuína vida cristã. Foi Deus mesmo quem nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus. É a partir desta posição, que cada regenerado deve começar a sua caminhada espiritual.

No texto de Efésios 4:1, encontramos a palavra chave que destaca a segunda parte desta divisão: Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. A palavra "andar" demonstra que a nossa peregrinação cristã deve estar harmonizada com a vocação celestial que recebemos. Em outras palavras, o caminhar digno do cristão, e mesmo da Igreja, é o resultado direto de seu descanso no Senhor.

Por fim, Efésios 6:11 nos mostra a terceira palavra chave da divisão proposta: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. A palavra "firmes" implica no tipo de atitude que devemos assumir diante dos ataques do inimigo. Esta seção descreve a vida triunfal do novo nascido.

Podemos dizer que a vida cristã apresenta três aspectos: perante Deus, diante dos homens e também perante o inimigo. Nós não podemos trocar a ordem - assentar, andare firmes - pois isto traria confusão e grande dano para o cristão. É fundamental que tenhamos esta verdade gravada em nossos corações. Neste estudo estaremos evidenciando mais a primeira parte, ainda que todas elas sejam ligadas intimamente.

A vida cristã não começa com o "andar"; a vida cristã tem o seu inicio no "assentar". O texto de Hebreus 1:3 nos ajuda a compreender esta verdade: Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

O Senhor Jesus, depois de ter realizado uma tão grande obra de redenção no Calvário, assentou-se à destra de Deus. No entanto, precisamos enxergar que a vida cristā começa como homem "em Cristo", e isto implica que, pela fé, devemos nos ver assentados com Cristo nos lugares celestiais.

A preposição "em" significa dentro de. A jornada cristã começa com o descanso. Primeiro o assentar, depois o andar.

Muitos cristãos pensam que primeiro precisamos andar, e só depois disto, podemos nos assentar. Mas no cristianismo não é assim; primeiro descansamos, e depois andamos. Isto parece estranho, porém não podemos inverter a ordem bíblica. A vida cristã tem o seu começo com o particípio FEITO e não com o imperativo FAZE. As Escrituras apontam: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3.

O texto acima é um convite para sentarmos, e também gozar de tudo o que Deus já nos deu por intermédio de seu Filho, e não uma exortação para obtermos suas bênçãos à custa de nossos esforços. Tudo o que Deus tem para a sua Igreja encontra-se na pessoa de Cristo Jesus. Cristo é a resposta para todas as necessidades dos santos. Só poderemos andar de modo digno e nos manter firmes, quando o descanso for uma realidade em nossa experiência.

Não há como expressarmos uma genuína vida cristã sem dependermos inteiramente de Cristo Jesus. O descanso em Cristo é fundamental para que a Igreja possa receber tudo o que Deus tem reservado para ela. O propósito eterno de Deus implica num indescritível privilégio para os santos: Para que, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais. Efésios 3:10.

O relato da criação divina no livro de Gênesis nos mostra um princípio espiritual. Todos sabemos que Deus usou seis dias para criar o mundo e depois, no sétimo, descansou. O sétimo dia tornou-se o sábado de Deus, o repouso divino. Perguntamos: No que se refere ao descanso divino, que lugar Adão ocupava? É nos dito que Adão foi criado no sexto dia. Isto mostra que Adão não participou da obra da criação. Sendo assim, o sétimo dia de Deus, de foi o primeiro dia de Adão.

Deus trabalhou por seis dias e descansou no sétimo, mas o homem começou a sua vida num "feriado", teve o seu começo experimentando o descanso. Pela ordem: É Deus quem trabalha para poder descansar, enquanto que o homem deve primeiro conhecer o descanso de Deus, para então, poder cooperar com Ele.

Do ponto de vista da redenção, o mesmo princípio é aplicado. Vejamos o que o Senhor Jesus disse pouco antes de render o espírito: “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.” (João 19:30). 

A mensagem cristã está fundamentada nesta tão poderosa declaração: Está consumado.

Deus consumou toda a obra de salvação na pessoa de seu Filho bendito. Não há mais nada a se acrescentar. A salvação não é uma questão de se fazer alguma coisa, mas de

receber aquilo que já foi realizado. O receber implica numa atitude de fé, e fé nada mais é do que a resposta do homem ao toque da graça divina. Está escrito em Efésios 2:8: Porque

pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

O perdão não é um prêmio que o homem alcança por meio de suas boas ações, mas uma dádiva celestial. Somos perdoados por estarmos em Cristo, Nele assentados, e também

por crermos na suficiência de seu sacrifício. A única oferta que Deus aceita é aquela que envolve o derramamento do precioso sangue de seu amado Filho.

A obra de libertação do homem já foi executada por Cristo.

Vejamos os textos: Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Porque, se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus. E estando nós mortos em nossos delitos, nos

deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos. (Romanos 6:3,5,6,11 e Efésios 2:5).

A nossa identificação em Cristo é uma gloriosa verdade. A libertação do homem não depende do que ele pode fazer, e nem do que Deus pode vir a fazer, mas daquilo que já foi feito por nós, por intermédio de Cristo.

Estamos assentados em Cristo Jesus. Foi o próprio Deus quem nos colocou na posição de descanso em seu Filho. Podemos crer nisto?

Como posso ser cheio do Espírito Santo para poder servir ao Senhor? Através do esforço? Da muita labuta? Será que é pelo merecimento? Ou quem sabe por muito jejum? Não, nenhuma destas alternativas, pois as Escrituras nos ensinam diferente. O derramamento do Espírito Santo está relacionado com a exaltação de Cristo. É porque Cristo me atraiu a Ele que eu posso crer na minha morte e ressurreição.

É porque Cristo foi exaltado que posso receber graciosamente, pela fé, o Espírito Santo: “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.” (Atos 2:33).

Acrescentamos que não são as nossas ardentes súplicas, ou nossas reuniões prolongadas que nos concederão o Espírito Santo. Podemos receber pela fé o Espírito Santo porque Cristo já foi exaltado. Tudo o que precisamos deriva do fato de estarmos assentados

em Cristo Jesus.

Alguém poderia perguntar: Como posso ter certeza de que estou assentado em Cristo? A resposta é simples, mas totalmente segura. As infalíveis Escrituras sagradas são o nosso selo de garantia. Está escrito, e isto nos basta. Foi o próprio Deus quem realizou a minha união com o seu amado Filho. Lemos no livro de 1 Coríntios 1:30: “Mas vós sois Dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.”

A vida cristã não é um assunto de esforço ou de boa vontade para com Deus, é um assunto de revelação seguido de descanso. Bem aventurado étodo aquele que, pela fé, pode crer que está assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus. É a partir desta revelação que flui todo o viver cristão. Só podemos andar de modo digno, e permanecer firmes contra as ciladas do diabo quando, por graça, nos vermos assentados, totalmente seguros, nos

lugares celestiais em Cristo Jesus.


Tomaz Germanovix 


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