DEUS NUNCA ESTÁ ATRASADO!
Existe uma expectativa sempre quando oramos para que Deus responda. Ficamos no aguardo procurando visualizar algum sinal de que as coisas estão acontecendo. O problema está em olharmos para os acontecimentos esperando a resposta sob nossa perspectiva. Se esperarmos no tempo e na forma de Deus, sempre vamos nos surpreender com respostas que irão além do que poderíamos ter imaginado ou pensado (Efésios 3.20). Infelizmente, por causa da espera, achando que Deus está atrasado, acabamos tomando posturas de lamento e até de reclamações exaltadas por não estarmos vendo suas respostas. Outros de forma mais grave ainda tentam dar “uma ajudinha para Deus”.
Temos dois casos na Bíblia que nos ensinam a esperar o tempo de Deus. A cura da filha de Jairo (Talita), registrado em Marcos 5.21-43 e o caso de Lázaro, no registro de João 11.1-43. Mas quero me ater apenas a ressurreição de Lázaro, irmão de Marta e Maria. Elas conversavam sobre a enfermidade de Lázaro que piorava a cada dia. Pelo conhecimento e intimidade que tinham com Jesus, sabiam que o mestre podia curá-lo. Pediram para avisá-lo com a observação de que aquele que estava doente era exatamente alguém que ele amava (v.3). Mas Jesus chegou “tarde demais” e Lázaro já havia morrido. O texto diz que Jesus ficou mais dois dias, antes de decidir ir, mas estava consciente do ocorrido, pois sua palavra foi de paciência e esperança: “Vamos, disse ele, nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. Não seria tarde demais? A cena do encontro de Jesus apresenta o inconformismo de Marta, Maria e de outros de que se Jesus tivesse chegado antes, Lázaro não teria morrido (v.21,32,37). Do lado do mestre, o pedido de calma e confiança: “O seu irmão vai ressuscitar” (v.23). Através das palavras de Marta ficou evidente que para elas a intervenção de Jesus era tardia! Pois o defunto já cheirava mau. (v.39). Mas, a ressureição aconteceu, e a resposta foi além do que pensavam ou imaginavam. Além disso, se tornou um sinal da glória de Deus para todos os que estavam naquele lugar. Sempre seremos surpreendidos quando esperamos. Duas experiencias na minha vida podem ilustrar isso – já citei anteriormente na minha história de que se passaram 10 anos após eu ser ordenado pastor para eu me casar. Mas gostaria de destacar o detalhe ligado ao que estou compartilhando nesta devocional. Na época que fui ordenado, minha amada esposa tinha apenas 14 anos. Imagine insistir que Deus me desse um casamento naquela época, sendo que ele a tinha separado para mim. Jamais poderei dizer que Deus se atrasou em me responder, mas que me deu no tempo certo além do que pensava ou imaginava, conforme a promessa de sua palavra.
Outro fato foi o preparo para missões. Respondi a Deus ao chamado, a princípio pensando que logo estaria atuando plenamente no lugar designado. Mais de dois anos se passaram para que tudo se concretizasse. Silvana e eu fomos depurados, trabalhados e moldados por Deus para podermos enfrentar as grandes batalhas espirituais que o campo missionário nos trouxe. Creio que você poderia testemunhar isso, por exemplo, quando soube esperar com paciência, antes de fechar um negócio e no final pôde glorificar a Deus por não ter concretizado, pois seria um desastre financeiro para toda família. Sei que você tem pedido, clamado e até esperado. Acredite sempre — Deus nunca está atrasado. Alguém escreveu: “Paciência é ter uma atitude boa, positiva e alegre no processo da espera”. E vale a pena concluirmos com as sublimes palavras do jovem pastor Deive Leonardo: “Enquanto estamos no tic-tac do nosso relógio, Deus está no controle do relógio da eternidade”.
Oração: Senhor, dá-me paciência divina para que eu possa esperar as respostas das minhas orações no tempo certo que o Senhor determinou para que sejam respondidas.
Comentários
Postar um comentário